Existe uma tendência das organizações deixar de distribuir copos de água nas provas de trail running, seja para diminuir o impacto na natureza ou pela dificuldade de transporte até pontos no meio do percurso, por exemplo. Neste último caso, pense em certas provas skyrunning onde chega-se somente a pé e torna-se inviável carregar muitos litros de água morro acima.
Caso não conheça alguns dos termos utilizados no texto, veja aqui nosso glossário.
Provas como o UTMB obrigam os participantes a terem um recipiente para que possa beber água ou tomar uma sopa nas áreas de reabastecimento. O copo dobrável é o recipiente mais utilizado, sendo leve, compacto e fácil de utilizar.
Em algumas provas brasileiras a organização indica pontos naturais onde os atletas podem se reabastecer (nascentes, rios, córregos), mas de qualquer maneira é preciso ser auto-suficiente em grande parte do percurso.
Conhecer as opções e testá-las previamente é importante para que você não perca tempo quando chegar o dia da corrida. Saber o que funciona ou não para você e como fazer o reabastecimento rapidamente pode custar minutos preciosos.
Camelbak = Sistema de hidratação
Utilizei o nome Camelbak no titulo, mas é uma marca que se tornou sinônimo do sistema de hidratação formado por um reservatório variável de tamanho (1L, 2L, 3L, etc), uma mangueira e um bico que controla o fluxo. O reservatório pode ser colocado em um mochila e ao morder o bico, a água é liberada.
Vantagem
- Pode carregar maior quantidade de bebida
Desvantagem
- Ocupa um espaço maior na mochila/vest
- Pode aquecer rápido pelo contato mais próximo do corpo
- Não há controle da quantidade restante e você pode perceber tarde demais que resta pouca água
- Não é prático para reabastecer. É preciso tirar das costas, abrir a mochila/vest e abrir o reservatório (ou até mesmo tirar da mochila)
- Só é possivel carregar um tipo de bebida, água ou isotônico, por exemplo. (obs: não é tão comum, mas existem sistemas de hidratação com 2 compartimentos separados e 2 mangueiras.)
Caramanhola / Squeeze
Vantagem
- Facilidade de reabastecimento
- Fácil controlar a quantidade de bebida
- Pode levar 2 garrafas e ter bebidas diferentes
Desvantagem
- Volume grande para carregar num Vest
- Barulho do líquido chacoalhando enquanto corre (pode ser incômodo para algumas pessoas)
- Menor quantidade de água
Flask
Vantagem
- Facilidade de reabastecimento
- Fácil controlar a quantidade de água
- Pode ser comprimido enquanto a quantidade de água vai diminuindo, ocupando menos espaço
- Mais leve que um caramanhola
- Pode-se carregar 2 garrafas e ter bebidas diferentes
Desvantagem
- Menor quantidade de bebida
- Dependendo do tamanho do Flask, ele poder ter um bocal pequeno e dificultar o reabastecimento
Conclusão
Acertar o melhor meio de hidratação depende muito do seu consumo de água, clima, tipo de prova, o que a organização oferece e a praticidade que você procura. E é claro, a sua performance.
Provavelmente uma solução será a combinação das diferentes opções mostradas.