O Desafio Rota da Baleia 2025 será realizado em 13 de setembro de 2025 e passará por Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades do litoral sul de Santa Catarina. Ao todo, são 23 praias, cerca de 10 costões e a avistagem de baleias-francas durante a prova. O evento terá as distâncias de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km, algumas das novidades para a edição deste ano.
O percurso de 80 km, que também pode ser feito em duplas, quartetos e octetos, começa na histórica cidade de Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e tem a linha de chegada em Garopaba. As provas de 42 km, 21 km e 8 km são individuais.
A distância de 42 km é uma das novidades da edição deste ano do Desafio Rota da Baleia. Realizada com 40 km nos anos anteriores, em 2025 ganha mais dois quilômetros para que tenha a distância de maratona. A largada continua na Praia da Vila, em Imbituba. Já a corrida de 21 km começa na Praia do Rosa, também em Imbituba.
Nestas três distâncias, é grande a possibilidade de avistagem de baleias-francas, uma vez que os percursos passam por praias em que é corriqueira a presença dos animais nos mares entre os meses de agosto e setembro. Outra novidade deste ano é a corrida de 8 km. A prova será inteira pela beira do mar, na Praia do Centro de Garopaba, próximo da arena do evento, no Camping Lagoamar, onde estará a linha de chegada de todas as distâncias.
“O Desafio Rota da Baleia aumenta a cada edição e nesta teremos ainda mais atletas por conta das novidades. Temos uma maratona na programação de 2025 e incluímos a corrida de 8 km para receber os novos praticantes da corrida, esporte que cresce cada vez mais. O evento é uma oportunidade de se desafiar em conexão com a natureza, especialmente com as baleias-francas, que são as principais estrelas da prova. Avistar os animais ao longo do percurso é algo que enriquece ainda mais a experiência de correr em cenários deslumbrantes que temos no litoral sul de Santa Catarina”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.