O Strava, a rede social para atletas que recebe um milhão de novos usuários por mês, anunciou essa semana Guilherme Guimarães, ex-Twitter, como novo executivo para liderar suas operações no Brasil. “A decisão de abrir a operação por aqui foi fácil, pois o país tem uma grande importância para a empresa, com aproximadamente 10% do número de usuários total da plataforma. Nosso objetivo é acelerar o crescimento, oferecendo uma experiência ainda melhor para o atleta brasileiro”, conta o Gerente Geral para o Strava Brasil, que é formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e é mestre em Gestão do Esporte pela Universidade de Sheffield (Inglaterra).
O aplicativo e website conectam milhões de pessoas ativas todos os dias. No mundo são 30 milhões de usuários. Todo tipo de atleta pertence ao Strava, não importa onde more, qual esporte ame ou qual dispositivo use. De acordo com as informações extraídas da rotina dos atletas, a plataforma consegue gerar estatísticas bem interessantes. Por exemplo, com base nos dados dos corredores que fizeram a Maratona do Rio de Janeiro em 2017, mulheres mantêm ritmo de corrida melhor (pace) do que homens. Outra informação que reúne dados dos treinos dos corredores aponta que a faixa etária entre 50 e 59 anos foi a de pessoas mais comprometidas nos treinamentos (464 quilômetros nas 13 semanas anteriores à maratona). Já a faixa etária de 18 a 29 anos foram os menos comprometidos em treinamento (367 quilômetros nas 13 semanas antes da maratona), o que representa mais de 21% de diferença.
#GiveKudos
Em paralelo ao anúncio do executivo, a marca lança globalmente a campanha #GiveKudos, ou #DêKudos em tradução livre, para a expressão comparada aos “likes” na plataforma. Em 2017 foram mais de 2,3 bilhões de kudos entre os 30 milhões de usuários do Strava.
“Em nossos melhores momentos, nossa comunidade está incentivando e motivando as pessoas a viver uma vida mais saudável e ativa”, afirma James Quarles, CEO do Strava. “Estamos convencidos de que as próprias pessoas mantêm as outras ativas e pensamos na campanha #GiveKudos para alimentar esse espírito”, complementa.
Um estudo independente recente da Glasgow Caledonian University com mais de 8.000 atletas que usam o Strava teve resultados notáveis: 69% relataram que o uso do Strava teve um impacto positivo em sua felicidade, e 83% disseram que o Strava melhorou sua motivação para o exercício. #GiveKudos é uma continuação de uma inspiração que começou com a campanha #AthletesUnfiltered (#AtletasSemFiltro, em tradução livre), destacando os valores da comunidade do Strava e o espírito de união do esporte. O Strava incentiva os atletas a acessarem a campanha agora em givekudos.strava.com.