Atacama, norte do Chile, receberá entre os dias 30 de outubro e 04 de novembro de 2017 a segunda edição da Épica Atacama, evento de mountain bike no estilo raid.
“Na edição passada tivemos cerca de 165 participantes e para a edição deste ano esperamos a participação de uns 250 corredores de diferentes países do mundo. Entre eles Bélgica, España, Austria e Italia. Épica Atacama é a corrida mais importante de Maratona MTB da América do Sul”, disse Rafael Pizarro, diretor esportivo.
Além deste, são esperados bikers vindos do Brasil, Argentina, Colombia e Chile.
“A corrida larga em Copiapó (região do Atacama, Chile) e termina em Bahia Inglesa, e é apta para todos aqueles que queiram desfrutar do esporte em um entorno único. Para dar mais opções àqueles que gostam de mountain bike, contamos com dois formatos: um de 500 Km (que acontece em seis etapas) e outro chamado Series, que possui 150 Km em dois dias”, completa Pizarro.
Atacama como pólo de turismo de aventura no mundo
A segunda edição da Épica Atacama largará nos dia 30 de outubro em Copiapó e terminará no dia 04 de novembro nas belas praias de Bahia Inglesa. O evento é patrocinado pelo Ministério do Esporte e Sernatur e passa por locações muito similares às percorridas pelo Dakar no Chile. É uma oportunidade de mostrar ao mundo as diversidades da região do Atacama, já que em cada etapa os ciclistas descobrem uma grande variedade de paisagens.
Um dos objetivos da organização do Épica Atacama é permitir que a região do Atacama seja vista como um pólo de turismo de aventura. “Queremos que esta corrida fique no Atacama, é um destino esportivo de aventura muito importante que gera renda e põe o país no mapa mundial de eventos esportivos e é isso que passamos para o governo regional, o que explica nossa incorporação a Asociación de Turismo de Atacama (ATA)”, disse Augusto Núñez, diretor de marketing da organizadora Zertior.