Em ano de estreia da cidade como uma das quatro sedes anuais do evento, entidades locais se unem para que o evento seja um sucesso no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses
O sucesso de um grande evento esportivo vai muito além de tudo que acontece no campo de jogo. No caso do mountain bike, vai além daquilo que os atletas fazem dentro das pistas, seja lá qual for o tipo de modalidade. Na Copa Internacional de Mountain Bike, isso não é diferente. Para que cada etapa seja bem sucedida, a organização conta com diversos patrocinadores, apoiadores e parceiros, para atingir seu objetivo de entregar uma competição de alta qualidade para praticantes do esporte e também para o público. Entre as entidades com fundamental importância para a realização da etapa de Nova Lima, entre 23 e 25 de junho, no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses, está a Prefeitura Municipal.
A cidade da região metropolitana de Belo Horizonte é um celeiro dos esportes de aventura. E, um dos grande destaques da cultura esportiva do local, com certeza é o mountain bike, uma vez que conta com cerca de 400 km de trilhas tombadas pela Prefeitura Municipal de Nova Lima para a preservação de serras e dos bens naturais, em uma parceria com o Projeto Trilhas. Não à toa, a cidade é apontada por muitos como a “Meca” do MTB, ou seja, um lugar místico para sua prática.
“Receber uma competição deste porte e com essa importância em nossa cidade é um privilégio e também algo que faz muito sentido, considerando o quanto Nova Lima é referência em esportes radicais e da natureza. Nossa estrutura de trilhas é um dos nossos grandes atrativos e nós temos investido, cada vez mais, para que toda essa riqueza seja conhecida e reconhecida em todo o Brasil e também internacionalmente. Com a CIMTB, não temos dúvidas de que alcançaremos isso, tendo a oportunidade de atrair os amantes desta modalidade, trazendo lazer para nossa população, além de incentivar o turismo e movimentar nossa economia”, enaltece o prefeito João Marcelo.
Quem também partilha da mesma opinião do prefeito novalimense é o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Abner Henrique, que logo destaca: “Nova Lima vem se consolidando cada vez mais como uma cidade destino para a prática de esportes de aventura e também do ecoturismo”.
“Para nós, realizarmos a Copa Internacional de Mountain Bike é mais um sinal de que esta vocação tão importante para nossa economia e para a nossa diversificação econômica é uma realidade. Nos engrandecemos ao realizar um evento de porte internacional dentro do município. Esperamos atrair muitos turistas. E que esses competidores que agora passam a conhecer as nossas trilhas, nosso relevos, nossas belezas, possam retornar durante o ano movimentando nossa rede hoteleira, de pousadas, de restaurantes (gastronomia), e também os demais serviços relacionados aos esportes de aventura, relacionados às nossas trilhas”, completa Abner Henrique.
Além da Prefeitura Municipal de Nova Lima, a CIMTB conta também com importantes parceiros locais para que o evento seja bem sucedido, tais quais Grupo CSul, Associação Comercial de Alphaville, Associação Geral Alphaville Lagoa dos Ingleses, Projeto Trilhas e CAC – Centro de Apoio ao Ciclista. Além disso, o evento tem como patrocinadores CBMM (patrocinador principal), SRAM (cota prata), e Michelin, LaMaglia, Probiótica, Scott e Trek (os cinco com cota bronze).
Reta final de inscrições para a etapa
As inscrições para a segunda de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 ainda estão abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas até terça-feira, dia 20 de junho, diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—2-etapa-nova-lima-2023–36069. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a segunda quinzena de junho na Grande BH.
As categorias da etapa
Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres. Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.
Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.