Enquanto o Top 3 da Super Elite Masculina no XCO foi composto apenas por colombianos, a tetracampeã da CIMTB, Isabella, se manteve no topo da Super Elite Feminina com seu primeiro triunfo na temporada. Guilherme Galvão foi o vencedor na Júnior Masculina
As disputas da Super Elite Masculina e Feminina no Cross Country Olímpico (XCO) foram a principal atração da Copa Internacional de Mountain Bike na manhã deste sábado (26), em Taubaté (SP). Após dias de muito calor na cidade do Vale do Paraíba, o tempo virou, com frio e chuva no Parque Municipal do Itaim. Entre os homens, um Top 3 composto apenas por colombianos: em primeiro lugar, o “Mago” Hilvar Calderón, seguido de Fabio Castañeda e Jhonnatan “Chuky” Botero. Já entre as mulheres, manutenção da liderança de Isabella Lacerda, que garantiu seu primeiro triunfo no ano. Karen Olimpio e Gloria Melo (COL) ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.
Os três primeiros colocados, Hilvar, Fabio e Jhonnatan, dominaram grande parte da prova no circuito do XCO do Parque do Itaim. Um dos únicos ciclistas de fora do trio a incomodá-los foi o mineiro Sherman Trezza, que chegou a estar na frente no começo da corrida e completou a prova na sexta colocação. O Top 5 teve ainda Cainã Oliveira e Ignacio Gallo (CHI). O pódio da Super Elite Masculina foi completado por Edson Rezende, Nicolas Machado, Guilherme Muller e Mario Couto.
Sherman Trezza puxa pelotão durante a prova (Crédito: Ultrafotos)
“Muito feliz pela vitória, principalmente por ser fora do meu país. O circuito era muito exigente, com subidas curtas. A parte final da pista era realmente dura. As duas últimas voltas foram eternas para mim, realmente longas, porque começou a chover. E aí, as forças que eu tinha começaram a diminuir e foi com o coração mesmo. O que eu fiz foi pensar positivo o tempo todo, mentalizando que era possível conseguir a vitória. Cheguei cansadíssimo, quase sem energia, mas muito contente por ser o campeão”, explicou Hilvar Calderón, que competiu pela segunda vez no Brasil. Antes, ele tinha competido na CIMTB em Ouro Preto, no ano de 2018.
Hilvar Calderón durante a disputa deste sábado (Crédito: Ultrafotos)
Mais experiente em provas no Brasil, vindo competir por aqui há quase dez anos, o vice-campeão Fabio Castañeda fez um curto relato sobre a disputa. “Contente por representar o meu país e minha equipe aqui na CIMTB. A chuva só caiu no final da corrida, mas eu já estava com um pneu intermediário prevendo isso. Pouco a pouco a prova foi ficando complicada e cheguei a última volta praticamente sem o freio traseiro. Consegui terminar e atingir o objetivo, de trazer pontos importantes para a Colômbia. Neste domingo (28) temos outra corrida, que também é importante para mim. Felicito o Mago Hilvar pela vitória. Corremos pelo mesmo estado na Colômbia”, comentou Castañeda.
Super Elite Feminina
Entre as mulheres, Isabella Lacerda impôs um ritmo forte e constante para conquistar sua primeira vitória na temporada de 2023, dominando a corrida do início ao fim. Mesmo que não tivesse vencido nenhuma das cinco provas anteriores da CIMTB, três de XCO e duas de Short Track (XCC), Isabella já detinha a camiseta de líder da competição por ser a mais regular do circuito, sempre estando no Top 3 de todas as corridas que havia disputado.
“Treinei demais para conquistar essa vitória. Eu venho numa crescente grande e sempre falei que cada atleta luta com as armas que tem. O que eu tive nas outras corridas era aquilo mesmo, sempre dei meu melhor. Para cá, eu vi com um objetivo só, de conquistar a vitória. Só o meu marido, que é o meu treinador, sabe o quanto eu treinei. O trabalho foi difícil demais para chegar aqui e vencer. Vim fazer o meu melhor e o que eu amo. A chuva deu um pouco mais de emoção. Impus meu ritmo do começo ao fim. Estava curtindo e sofrendo, abrindo diferença a cada volta. Muito feliz com a conquista”, disse Isabella.
Isabella Lacerda vibra com vitória no XCO (Crédito: Ultrafotos)
“Meu marido e meu filho estiveram aqui torcendo por mim. Diante deles é tudo mais do fundo do coração. Cada instante eu pensava que era por eles, por mim, por nós. A gente abre mão de tanta coisa, para ter essa rotina não só de atleta profissional, mas também de esposa e mãe. Meu filho tem só 3 aninhos e é totalmente dependente. A gente viaja e já prepara tudo pensando nele. É bem mais complexo, mas em compensação ter eles comigo é um calmante no meu coração. Eu só pensava em fazer meu melhor, porque não era só por mim, mas por eles também”, finalizou a vencedora da Super Elite.
Vice-campeã desta primeira corrida para a Super Elite Feminina na etapa, a atual campeã brasileira de XCO, Karen Olimpio, pode somar em Taubaté importantes pontos (40 até o momento) nos rankings Olímpico e Mundial. “Dia atípico por conta da chuva. Conversei com os ciclistas locais, nunca eles tinham andado nessa pista molhada, o que apimentou um pouco mais a disputa. Dia também atípico para mim particularmente, porque não consegui desenvolver 50% do que eu preparei. Mesmo assim, estou feliz. A vida de atleta tem altos e baixos, a gente aprende a cada dia. Venho trabalhando em cima de um objetivo claro, que é conquistar a vaga para estar na Olimpíada de Paris/2024. Contente por cumprir todos meus compromissos da semana, disputar a vitória com a Isabella e conquistar esses pontos”, comentou Karen.
Início da disputa feminina no XCO (Crédito: Ultrafotos)
Júnior Masculina
Também durante a segunda bateria do dia, estiveram na pista os ciclistas da Júnior Masculina para a disputa do XCO. Após quatro voltas completadas, a vitória ficou com o ciclista Guilherme Galvão. Ele dominou a corrida do começo ao fim, para cruzar a linha de chegada pouco mais de 40 segundos à frente do vice-campeão, Henrique Bravo. O Top 3 teve ainda Vinicius Howe, atual campeão pan-americano da categoria. As cinco primeiras colocações foram completadas por Erik Pereira e Otávio Souza. O pódio teve ainda José Santos, Terly Moreira, Breno Santos, Vitor Castro e Matheus Franciscon.
E-Bike no XCO
A primeira competição do sábado foi o Cross Country Olímpico para as E-Bikes. Os campeões do dia foram Rubinho Valeriano (E-Bike Pró Masculina), Stefanye Lindolfo (E-Bike Pró Feminina) e Maurício Salgado (E-Bike Máster), que competiram antes da chuva começar a cair com maior força na pista do Parque do Itaim.
Resultados da sexta-feira (25)
A etapa de Taubaté (SP) teve início na sexta-feira, com as provas promocionais do XCC. Ao todo, cinco categorias foram realizadas, consagrando como campeões: Florencia Rojo (Geral Feminina), Diego Vicenti (Máster Masculina), Juarez Machado (E-Bike Masculina), Gustavo Vilela (Cadete Masculina) e Gustavo Nogueira (Teen Masculina).
Demais provas na programação
Ainda neste sábado, acontecem as provas da Maratona para as suas 16 categorias: E-MTB Masculina, E-MTB Feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, Duplas, Open Feminina, Turismo, Hand Bike. O dia se encerra com a Night Run da ASPAL Hemogrupo, a partir de 18h.
No domingo, mais 6 largadas: A 1ª largada (8h), com as categorias XCO Masculina – Sub17, Sub15, Ultra, Sub55, Sub60, Sub65, Over65, Sub12; a 2ª largada (10h), com as categorias XCO Masculina – Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50; a 3ª largada (12h), com as categorias XCO Feminina – Júnior, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12; a 4ª largada (14h), com a XCC Júnior Masculina; a 5ª largada (14h40), com o XCC Super Elite Feminina; e a 6ª largada (15h20), com o XCC Super Elite feminina.
Atividades do lado de fora da pista
Se dentro das pistas não faltam fortes emoções para público e atletas, fora delas não está sendo diferente. Além de contar com uma estrutura completa com estacionamento gratuito, praça de alimentação, banheiros e vestiários, a CIMTB tem ainda shows de rock and roll, com cinco apresentações da banda Aperitivos Rock (três no sábado, às 11h30, 14h15 e 16h, e duas no domingo, às 10h e 12h30). Há também os shows de BMX Freestyle com o atleta Gabriel DuRace que faz quatro apresentações junto de seus amigos e companheiros de equipe (no sábado, às 13h e 15h, e no domingo, às 11h e 13h), além de atividades interativas nos mais diversos expositores, tais quais os test-rides de bikes de marcas parceiras.