Confira detalhes do local, um tradicional ponto turístico da cidade, que receberá a competição inédita nos dias 4 e 5 de novembro
A Copa Internacional de Mountain Bike chega pela primeira vez a Poços de Caldas (MG), com um evento de aquecimento para 2024, que promete dar muito o que falar. Entre 4 e 5 de novembro, será realizado no município o Desafio CIMTB XCC, que contará pontos nos rankings UCI e será válido como Campeonato Mineiro de Short Track. Para a festa ficar completa, não haveria local melhor para a realização do evento, que não fosse o Parque do Cristo.
Localizada na Serra de São Domingos, o Parque do Cristo sempre foi uma atração turística de destaque do município de Poços de Caldas, atraindo visitantes de toda região e também do País inteiro. O parque conta com uma área de 390.000 m2 e agora dispõe de diversas atrações de entretenimento e lazer, sendo elas voltadas para atividades esportivas, culturais e gastronômicas. Uma das principais atrações do Parque é justamente o monumento ao Cristo Redentor, inspirado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Teve sua inauguração há pouco mais de 65 anos, em 13 de maio de 1958, e foi idealizado e concretizado por José Raphael dos Santos Neto. Possui uma altura de 30 metros, sendo 14 metros de pedestal e 16 metros de estátua.
O Parque contará em breve com o Mercado do Cristo, que será oficialmente inaugurado em outubro e terá vários comércios de produtos e artesanato locais, e também vários boxes de alimentação. Além das áreas de alimentação e comércio, o Parque do Cristo conta com diversos esportes de aventura, como quadriciclo, arvorismo, tirolesa, balanço gigante, entre outros. Tem também a rampa de parapente, com voos simples ou duplos (de instrução). E, claro, as pistas de XCO e de Dowhill, modalidades do mountain bike. Tem o Café do Cristo, a Praça do Cristo, com vários food trucks. Ou seja, uma estrutura completa para receber milhares de pessoas simultaneamente. O estacionamento tem capacidade para cerca de 1.000 veículos e lá fica a chegada do teleférico, que pode ser acessado pela estação no centro de poços.
“Para nós é muito importante trazer para a cidade um evento como a Copa Internacional de Mountain Bike. Além de atrair visitantes e divulgar a cidade e seus atrativos turísticos, é também importante porque a pista do Parque do Cristo tem muita capacidade técnica. Trazendo para cá esse primeiro campeonato da CIMTB, vamos conseguir desenvolver um futuro muito próspero para a cidade de Poços de Caldas no mountain bike. Poços, por ser uma cidade com ampla capacidade hoteleira e vários atrativos, tem tudo para se caracterizar como uma das principais etapas anuais da CIMTB”, conta Renato Agostini, diretor de operações do Parque do Cristo.
Área de food trucks (Crédito: Leandro Pereria da Silva/Divulgação)
Desde março de 2023 o Parque do Cristo foi concedido à iniciativa privada e tem a Citur (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) como responsável pela sua administração. Em pouco tempo, bastante foi investido em termos de estrutura no Parque do Cristo. No último mês de julho, mais de 100 mil visitantes foram recebidos no local, que além da estrutura de estacionamento, conta também com banheiros, segurança, alimentação e seus atrativos variados.
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.