Rocky Mountain Games se despede de Atibaia em alto astral

A segunda etapa do circuito 2023 do Rocky Mountain Games aconteceu na cidade de Atibaia (SP) nos dias 20 e 21 de maio. Como já é tradição no Rocky Mountain Games, a presença dos cachorros trazem um clima ainda mais família.

Na disputa do Canicross, William Oliveira (17min22) e Ana Beatriz Alcantara (19min04) cruzaram a linha de chegada na frente. “Tivemos um bom percurso, que demandou técnicas de Trail Run. E não fácil com um cachorro de quase 30kg te puxando. Mas foi divertido”, comentou William, se referindo a Tonha, uma Greyster, mistura de Braco Alemão e Greyhound.

Canicross, atração no início da manhã do sábado (Ricardo Leizer / Rocky Mountain)

No Trail Run, a disputa foi acirrada, com atletas revisitando o pódio e também estreantes no Rocky Mountain Games levantando troféus. No 6km, Octavio Gomes repetiu a vitória conquistada em Campos do Jordão, em abril. O bicampeão completou o percurso em 36min14. Entre as mulheres, Tamiris Monteiro, a Tamis, foi a mais veloz, com 41min38. “Foi minha primeira vez, e adorei o ambiente do evento e a estrutura. O percurso também foi muito bom”, disse ela. “A Rocky Mountain Games é especial por esse lado de abraçar muito a família. A Arena é preparada para receber todo mundo”, completou.

Renan Vitor Moreira Lopes Pontoal é natural de Campos do Jordão e compete pela equipe Explore, de Atibaia. Neste sábado, ele conquistou a segunda vitória do ano no circuito Rocky Mountain Games. Depois de ganhar em casa, na Serra da Mantiqueira, ganhou também na Pedra Grande. Ele fechou os 12km em 1h12min. Ana Carolina Nascimento venceu no feminino, com tempo de 1h41min.

Largada Trail Run (Ricardo Leizer / Rocky Mountain)

Ligia Silveira fez sua estreia no Rocky Mountain Games com o título nos 21km. Ela cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h38min. “É uma prova que exige força. É bastante técnica e gostosa de correr. Foi puxado, mas lindo. Valeu a pena. Estive aqui no ano passado, mas não competi. Então pensei, preciso voltar”, comentou. No masculino, Edson Alves chegou na frente, com 1h59min.

Na maratona do Trail Run, Thiago Ferreira da Silva venceu com o tempo de 4h37min. A primeira mulher a chegar na Arena Rocky Mountain Games após correr 42km foi Sandra Rosa Oliveira, com 6h47min. “Foi bem difícil. Não subestime Atibaia, mas o percurso é lindo e bem sinalizado. Gosto de largar atrás, mas no quilômetro cinco não vi mais ninguém na minha frente. Sofri com cãibras, mas consegui”, comentou, que repetiu a vitória de abril, em Campos do Jordão.

No ar – O Hike & Fly, modalidade que alia corrida de montanha e parapente, coloriu o céu de Atibaia neste sábado. O paulistano Paulo José de Paula Ferreira foi o campeão. “Foi muito bacana. Toda hora estou subindo a serra correndo, então, foi o arroz e feijão de todo dia. Já o voo foi tranquilo, com boas condições. A competição foi ótima e acredito que o pessoal também gostou de ver os parapentes no ar e os nossos pousos na arena”, afirmou ele, que neste domingo volta a competir, desta vez nos 50km de Mountain Bike.

No domingo os bikers chegaram cedo à Arena Rocky Mountain Games. As largadas começaram às 7h e o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Carlos Arroyo, campeão dos 25k do Mountain Bike, com o tempo de 1h10min, e elogiou o a estrutura e percurso. “Tudo sensacional, o Bike Park foi show de bola. Estão todos de parabéns”. Ana Paula Barsotti, com 1h35min, foi a mais veloz entre as mulheres.

Sabrina Gobbo, tricampeã dos 50K (Marcelo Maragni / Rocky Mountain)

Pentacampeã brasileira de triathlon, Sabrina Gobbo se destaca também em provas de montanha. E deu mais uma mostra ao vencer os 50km de Mountain Bike na Pedra Grande, repetindo o feito do ano passado, nas etapas de Campos do Jordão e Juquitiba do Rocky Mouintain Games. Sabrina fechou o percurso em 3h03min. Entre os homens, o título ficou com Wagner Quirino, com o tempo de 2h22min. “Foi minha primeira vez em Atibaia. O percurso é mais na base do estradão e muito bonito. E o percurso dá uma enganada. Parece que você vai chegar na arena e aí sobe de novo. Achei muito legal essa última trilha. Gostei. Tudo isso além do clima acolhedor e estrutura do evento”, disse Sabrina.

No Gravel, Eduardo Salviano, com 1h58min, e Victoria Sá, com 2h42min, foram os campeões da modalidade de bike híbrida, que mescla percursos de trilha e asfalto. Vicky, que pratica a modalidade desde 2014, comemorou mais que o título. “Tenho quase uma década de Gravel e é muito bacana ver como está crescendo. É muito legal encontrar rotas pensadas para o Gravel, pois, no começo, era tudo meio que adaptado do Mountain Bike. Foi meu primeiro Rocky Mountain Games e adorei. Encarei uma prova dura, com bastante subida, na qual tive que fazer muita força. E foi um percurso equilibrado, com um mix bom de rotas técnicas e fluídas, além de lindo”, disse a biker.

Percurso pelo Atibaia Bike Park (Marcelo Maragni / Rocky Mountain)

Disputa no Uphill – Na única prova de corrida do encerramento do Rocky Mountain Games, Douglas Gouvea e Ayslan Miragaia protagonizaram uma disputa acirrada, repetindo o duelo e o resultado do ano passado. Após 32min10 de subida, Gouvea chegou em primeiro, seguido Ayslan, que fez 34min10.087. A dupla começa a criar uma saudável rivalidade. Na abertura do circuito, em Campos do Jordão, Aylasn foi o mais rápido, com tempo de 21min33, com Douglas logo atrás: 22min09. Na categoria feminina, o domínio foi de Mika Piccin, que “escalou” a montanha correndo para 42min36.

Douglas Gouveia da Silva vence o Uphill (Marcelo Maragni / Rocky Mountain)

No Desafio do Rocky Man e Rocky Woman, Lourenco Nunes Gomes e Lorrany Tolentino foram os mais regulares e somaram mais pontos nas provas de Trail run 21 km, Mountain bike 50 km e Uphill. Com isso, levantaram o troféu de campeões na etapa da Pedra Grande.

Diversão e Cultura – A programação cultural do Rocky Mountain Games é um capítulo a parte, com shows – em Atibaia foram as bandas de rock Pulse e de reggae Floral de Jah – e sessão de cinema ao ar livre, com documentários sobre vida ao ar livre e esportes outdoor. Além disso, a arena montada na Pista de Pouso Voo Livre da Pedra Grande contou com espaço para alimentação, com food trucks, ativações, bungee trampolim, arremesso de machado, slackline e o acampamento Go Outside, para crianças e adolescentes.

“Estamos muito felizes com tudo o que vem acontecendo em 2023. Abrimos a temporada em grande estilo em Campos do Jordão e chegamos a Atibaia, mais uma vez, com uma atmosfera fantástica e onde deu tudo certo, com percursos elogiados e rodando super bem”, comentou Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

“Atibaia é etapa com astral especial, única, pois envolve toda a cidade, com público na arena até o final da tarde. Este ano rolou um vento legal e tivemos o Hike & Fly, esporte símbolo da cidade e da Pedra Grande. Os parapentes no ar e especialmente no pouso proporcionaram momentos mágicos. Foi tudo maravilhoso e que venha Juquitiba”, completou Andrea Estavam.

O evento terminou em alto astral e grande estilo. Para a cidade, fica um gostinho de quero mais e a expectativa para 2024. Enquanto isso, o maior festival de esportes outdoor e cultura de montanha do Brasil se prepara para o encerramento do circuito 2023, em Juquitiba, dia 26 de agosto.

https://rockymountaingames.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *