Com percurso desafiador repleto de trilhas, subidas íngremes e descidas técnicas, singletracks que exigiram habilidade e precisão para pedalar e cercados por lindas paisagens, sobretudo nas montanhas do Projeto Ibiti, na região de Lima Duarte (MG), esse foi o cenário do Sertões MTB Ibitipoca finalizado neste domingo.
A equipe Fantic Brasil/2W Motors superou com as e-bikes (bicicletas elétricas) e foi representada por três paulistas com trajetórias distintas nas duas rodas, mas de muitas vitórias e conquistas: o free rider Luciano Lancellotti “KDra” #421 (XF1 Integra 160 Trail), o premiado piloto de biketrial e mountain bike Caio Salerno #450 (XF1 Integra 180 Trail) e Maurício Fernandes Jr #451 (XF1 Integra 180 Trail), bicampeão do Sertões nas motos e com passagens pelo Dakar.
Foram três dias de disputas em um total de 95 km e 3.840 de altimetria acumulada (Prólogo/Etapa1 -18 km, Etapa 2 -38,4km e Etapa 3 – 37,9km) para as e-bikes. O segundo dia, no sábado, o mais longo, foi recompensado com a chegada junto aos Gigantes de Ibitipoca, as imensas estátuas metálicas trazidas da Califórnia (EUA) que são um símbolo da região.
Embaixador da Fantic no Brasil e com mais de três décadas nas duas rodas, KDra é piloto com vários títulos nas motos e bikes, apresentador, comentarista e consultor esportivo. “Região maravilhosa com condições de piso variado, com rios e excelente para o mountain bike do bom. Missão cumprida e feliz em fazer parte de mais uma prova do Sertões com o time da Fantic. A bicicleta se comportou perfeitamente em etapas bem exigentes e completas e foi um show de rodas”, afirmou o free rider que fechou a prova em 14º na E-Bike Open com 4h24min29seg. KDra disputou também o Sertões MTB Pirenópolis.
Fernandes completou em 4h17min01seg, em sexto na E-Bike Golden 50. “Prova top, de alto nível técnico e prazerosa, além de muito bem organizada. Poder pedalar em trilhas em meio a mata preservada foi um privilégio e o visual é demais. Satisfeito com o sexto lugar na categoria, na minha primeira prova de e-bike”, explica Fernandes, sócio-diretor da Fantic Brasil, que estreou no Sertões MTB e completou o Prólogo e a 3ª etapa na 5ª posição na categoria.
Já Salerno vinha entre os Top10 da E-Bike Golden50 mas teve problemas no último dia e não conseguiu completar, finalizando em 37º na categoria. “Foi uma prova sensacional, puxada fisicamente, com bastante subida e areia. Passamos por lugares incríveis e altas trilhas e vinha mantendo uma boa estratégia dentro das minhas baterias. Infelizmente hoje (9) tive um problema durante no km20 o que comprometeu meu resultado acumulado”, explica o competidor que venceu o Montanhas Racing Enduro 2020 (Master) com a mesma e-bike. Entre os títulos é Tricampeão Brasileiro de Downhill e Pentacampeão Brasileiro de Moto Trial.
Empresário especializado no setor de duas rodas e sócio-diretor do grupo 2W Motors, juntamente com o irmão Raul Fernandes Jr, Maurício Fernandes conclui: “A etapa teve recorde de e-bikes, aproximadamente 200 de um total de 285. Mostra que o segmento vem crescendo tanto no off-road como para uso urbano e trazer as e-bikes da Fantic para o Sertões MTB é uma oportunidade incrível.”