Pista de Cross Country Olímpico do Urubu Ecoparque está nos preparativos finais para receber a primeira etapa do Campeonato Cearense de XC da temporada 2023, que acontece no próximo dia 12 de fevereiro.
A Urubu Racing XCO, com largadas na manhã do domingo (12/02) em Guaraciaba do Norte (CE), é a prova de cross country mais icônica do calendário de ciclismo cearense e acontece anualmente no Urubu Ecoparque, região mais alta da Serra da Ibiapaba. Com arena montada na pista de voo livre do Parque, é reconhecida no nordeste a fora e deve receber, além dos cearenses, atletas vindos de seis estados da nação.
Com percurso de 5 km e, aproximadamente, 150 metros de altimetria acumulada por volta, é uma pista bem divertida de andar, com aclives e declives em single track (trilhas estreitas), curvas, rock garden e trechos com raízes escorregadias. “Nossa equipe vem trabalhando diariamente no local desde o início de janeiro, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc” comenda Neudiano, idealizador da prova.
A competição terá abertura da arena no sábado (11/02), com a pista liberada para treinos das 8h às 18h, e a realização do congresso técnico logo em seguida, às 20h. A retirada de kit atleta será neste mesmo dia, entre 8h e 19h na Iron Bike, ou então, no domingo (12/02), a partir das 5h30 no Urubu Ecoparque. A prova contará com três baterias: 8h00, 9h30 e 11h00.
O ponto mais interativo do circuito é a curva inclinada de madeira na encosta da pista de voo livre, onde o público assiste, com visão privilegiada e atenta, a passagem de cada atleta.
A Urubu Racing XCO conta pontos para o ranking estadual (FCC – Campeonato Cearense de XC), Campeonato Serra Sertão e Praia (SSP) e Copa da Ibiapaba de MTB.
Para garantir uma vaga na disputa, basta acessar o link oficial da prova e se inscrever: https://linkride.cc/uruburacing
Trail Run – Outro atrativo da Urubu Racing é a bateria exclusiva para corredores a pé, que larga no nascer do sol.
O Evento – A organização da Urubu Racing XCO realizou sua primeira prova em 2018. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Estado do Ceará.