Principal objetivo é garantir que, na volta da Copa do Mundo de Mountain Bike ao município, prevista inicialmente para 2025 e 2026, o atendimento aos visitantes seja ainda melhor do que foi em abril de 2024
O sucesso da edição inédita em Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series, a Copa do Mundo da modalidade, aumentou a responsabilidade dos organizadores locais, tais quais os membros da Copa Internacional de MTB, da Prefeitura Municipal de Araxá, Câmara de Vereadores, através dos vereadores Bosco Júnior e Raphael Rios, presidente e vice-presidente da Câmara, Governo de Minas Gerais, através do Deputado Bosco, e demais entidades envolvidas com sua realização. Tudo isso para que nas próximas edições do evento, a qualidade de entrega dos produtos e serviços seja ainda melhor.
Pensando nisso, diversas entidades se reuniram nesta semana na Prefeitura Municipal e definiram que, para as próximas temporadas, seis comissões de trabalho independentes, porém também interligadas, estão sendo criadas para garantir que os eventos serão ainda mais bem sucedidos nos próximos anos. Os seis grupos de trabalho são: Hospedagem; Bares e Restaurantes; Comércio em Geral; Infraestrutura; Atrativos Turísticos e Mobilidade.
O grupo de trabalho que tratará do tema Meios de Hospedagem, que vai desde os hotéis e pousadas da cidade, até os mais diversos imóveis (casas, chácaras, apartamentos etc), terá o Araxá Convention & Visitors Bureau (AC&VB), representada pelo seu presidente, Eduardo Tannus liderando a comissão.
Em se tratando dos imóveis de aluguel, uma divisão específica da comissão de Meios de Hospedagem, terá a AXA Consultoria Imobiliária, de Edsoney Max Alves, que já realizou um excelente trabalho em 2024, visitando mais de 200 imóveis e dando mais tranquilidade e segurança aos hóspedes e proprietários. “Além de orientar os proprietários em relação à locação do seu imóvel, colocamos uma equipe de plantão com eletricistas, encanadores, recepcionistas etc, atuando diretamente no atendimento aos hóspedes para resolver qualquer problema que venham a ter durante o período da sua hospedagem”, diz Edsoney.
A comissão de trabalho relativa a Bares e Restaurantes também terá à sua frente Eduardo Tannus, da AC&VB, e membros de sua equipe, e serão convidados entidades e empresários que possam contribuir na qualificação da mão de obra, diversificação na oferta de produtos, apresentação de cardápio em outras línguas etc.
“Em 2024, conseguimos receber muito bem as equipes internacionais e seus atletas, expositores e demais pessoas que participaram diretamente do evento. O foco para 2025 e 2026 passa ser em ofertar o maior número possível de hospedagens na cidade, fazendo um cadastro de imóveis com maior antecedência, pensando em termos um público ainda maior nas competições que estão por vir e ter uma rede de bares e restaurantes ainda mais preparados para atender o turista internacional”, comenta Rogério Bernardes, organizador local da Copa do Mundo e da CiMTB.
No que tange o Comércio em Geral, como supermercados, farmácias, postos de gasolina, comércios de bens e serviços, será a ACIA Araxá (Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá), que estará liderando o tema, tendo à frente da comissão nomes como seu presidente Leonardo Drummond e o diretor Tom Rios. Na visão da organização da CiMTB, qualificar bem os trabalhadores desta área, inclusive incentivando os mesmos a aprenderem outras línguas, é algo fundamental.
A Comissão de Infraestrutura será encabeçada pela Prefeitura Municipal de Araxá através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá, que tem como secretário Ítalo Borges, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores e, também, pelo Deputado Bosco, figura pública das mais decisivas para a vinda da Copa do Mundo ao município mineiro no último mês de abril e pela confirmação das rodadas duplas em 2025 e 2026 no Brasil.
A Comissão de Atrativos Turísticos também será imprescindível, uma vez que serão realizadas três competições em um período de três semanas na cidade. Ou seja, a criação de roteiros para os atletas poderem treinar, com pistas e trilhas da região, passando por lugares especiais como cachoeiras e mirantes de Araxá, servirão de apoio para os atletas do Brasil e do Mundo. Neste grupo de trabalho, estarão cuidado do tema a ACEAA – Associação de Ciclismo e Esporte de Aventura de Araxá – junto com os representantes da área de Turismo dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e também da Secretaria de Esportes e Lazer.
Por fim, o tema que encerra as comissões é a Mobilidade, extremamente importante uma vez que o acesso ao Complexo do Barreiro, local de realização das provas, requer total atenção com fluxo de veículos e pessoas. Quem estará à frente deste grupo de trabalho é a Secretaria de Segurança Pública.
Para Rogério Bernardes, “Essa comissão já teve um excelente resultado em 2024 e agora chegou a hora de melhorar e refinar os pontos para garantir mais qualidade e fluidez para as equipes, atletas e público presente. Não consigo enxergar os eventos de médio e grande porte no Barreiro, seja ele qual for, sem um projeto específico de mobilidade”, finaliza.