Depois de um fim de semana de abertura inesquecível em Mairiporã, a segunda etapa do 2024 WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2024 começou em Araxá-MG, na tarde desta sexta-feira (19/04). A segunda e última das duas etapas brasileiras começou com as provas da Copa do Mundo Sub-23 UCI Mountain Bike Cross-country Short Track (XCC).
A aventura brasileira perfeita de Kira Böhm continuou com uma vitória na prova feminina. A alemã da Cube Factory Racing garantiu a segunda vitória consecutiva em corridas de pista curta e a terceira vitória em 2024 até o momento – já que ela também venceu no cross-country olímpico (XCO) em Mairiporã. Böhm lançou um ataque a duas voltas do final, e apenas a canadense Emily Johnston (Trek Factory Racing) e sua compatriota Carla Hahn (Lexware Mountainbike Team) puderam acompanhá-la. No final, ela conseguiu cruzar a linha de chegada apenas quatro segundos à frente de Johnston, com Hahn terminando em terceiro.
Largada da sub-23 feminina nesta sexta-feira (Crédito: Alemão Silva/CIMTB)
Com a segunda vitória, Böhm amplia a liderança na classificação geral, com Johnston passando para o segundo lugar depois de superar o quinto lugar que havia conquistado em Mairiporã. A norte-americana Madigan Munro (Trek Factory Racing-Pirelli) sobe para o terceiro lugar.
“Hoje foi difícil. Estávamos todos juntos até eu atacar na subida, porque sei que estou bem para os uphills. Mas Johnston e Carla poderiam me seguir a uma volta para o fim. Eu estava me sentindo sem energia lá em cima, os últimos 30 segundos foram muito difíceis para mim. Estou super feliz por poder vencer novamente. É muito divertido correr com as meninas. É super difícil, mas também divertido”, disse Böhm após a corrida.
A competição do Sub-23 masculino
Böhm não foi a única a continuar a sequência de vitórias em Araxá. Riley Amos (Trek Factory Racing-Pirelli) também conquistou a segunda vitória consecutiva na Copa do Mundo, no Sub-23 masculino. Ele chegou à frente de seu compatriota e companheiro de equipe da Trek Bjorn Riley (Trek Future Racing).
Amos assumiu a liderança desde o início, atacando na primeira volta para testar os seus concorrentes, antes de estabelecer um ritmo mais controlado. No entanto, o norte-americano acelerou forte no restante da prova, conseguindo garantir a sua segunda vitória em duas corridas na temporada e ampliar a liderança no topo da classificação geral. O suíço Luke Wiedmann (Thömus maxon) ficou em terceiro lugar. Enquanto Amos mantém a liderança, Riley passa para o segundo lugar na classificação geral e o suíço Dario Lillo (Giant Factory Off-Road Team-XC) consolida a terceira posição.
“Tive uma ótima largada e depois me concentrei em controlar o ritmo. Mas todos esses caras estavam realmente bem e mantiveram a velocidade alta. Eu sabia que, se fosse paciente, eles iriam sentir demais no final, então só tinha que esperar minha vez. Tenho a confiança pela vitória na semana passada e sei que estou em forma, então vou continuar tentando fazer tudo certo e seguir em frente”, explicou Amos.“Quando você sabe que pode vencer e está sofrendo muito, isso também te faz duvidar. É uma bênção e uma maldição com certeza”, completou.
Sobre se ele era capaz de vencer todas as corridas, Amos disse: “Espero que sim. Vou continuar trabalhando para isso e tentando fazer meu trabalho direitinho. Adoro correr com esses caras e adoro estar no Brasil.”
Neste sábado (20/04), mais três provas serão realizadas: a Elite Feminina e Elite Masculina no XCC, competindo às 12h e 12h35, respectivamente, e a Sub-23 Masculina encerra o dia com o primeiro Cross Country Olímpico (XCO) do evento, às 15h. A Sub-23 Feminina acontece no domingo (21/04), às 10h30. Também no domingo, o XCO da Elite Feminina acontece às 13h15, o XCO da Elite Masculina encerra o evento a partir de 15h30.