Intercâmbio com ciclistas da elite e de categorias de base tem crescimento na CiMTB

Além de contar com a presença dos melhores atletas brasileiros, decisão da Copa Internacional em Congonhas (MG) terá representantes da Colômbia, Chile e Bolívia

A cada etapa que passa da Copa Internacional de Mountain Bike, em seus quase 30 anos de história, aumenta consideravelmente o número de novos participantes estrangeiros no evento. E isso não será diferente na decisão da temporada de 2024 da CiMTB em Congonhas (MG), entre 27 e 29 de setembro, no Parque Ecológico da Cachoeira. Além da participação de centenas de ciclistas brasileiros, haverá dezenas de ciclistas vindos do exterior, de países como Colômbia, Chile e Bolívia.

Alguns desses atletas estrangeiros são figurinhas carimbadas do público que acompanha a CiMTB, como Jhonnatan Botero e Jerónimo Bedoya, da Colômbia, e os chilenos Ignacio Gallo, Patrício Farias, Sebastian Miranda, Diego Del Campo e Fernanda Castro. Outros, como os colombianos Daniela Gaviria e Santiago Quintero, voltam ao País para competir pela segunda vez no evento, mesmo ainda estando no início de sua carreira, sendo ambos corredores na infanto-juvenil. Os chilenos Trinidad Jofre (juvenil), Tomás Villaroel e Maithe Espinoza (ambos sub-12) estarão em Congonhas, acompanhados do ciclista profissional Nicolas Delich, que não competirá mas fará a logística para os três jovens atletas.

E há também uma quantidade significativa de atletas que viajarão pela primeira vez ao Brasil, para ter a experiência de competir na Copa Internacional de forma inédita. Esse é o caso de cinco ciclistas chilenos, com idades entre 15 e 20 anos, da equipe Entrenamiento Radical Ciclismo: Agustina Lagos, Guillermos Reyes, Vicente Perez, Maximiliano Cartes e Mathias Rios.

“Para nós, a presença dos nossos cinco ciclistas chilenos na CiMTB significa o cumprimento de um grande projeto, que estamos trabalhando há mais de um ano. Um processo a longo prazo com nossos esportistas, que considera esta competição como fundamental em estar participando, tanto neste ano de 2024, como no próximo ano. Na CiMTB viveremos um grande nível desportivo. Uma organização e infraestrutura de nível mundial, que nos permitem assimilar, experimentar e compreender o MTB em sua máxima expressão”, avalia Rodrigo Cataldo, gerente da equipe da Entrenamiento Radical Ciclismo.

Outros quatro ciclistas estrangeiros, vindos da Bolívia, também das categorias de base do esporte, farão suas estreias na principal competição de mountain bike da América Latina. São eles: Matías Adrián Strong, Bayoleth Barrientos, Fernanda Téllez e Romane Paz.

“Nossa equipe, Squadra Donato, é formada unicamente por atletas das categorias de base, sendo três mulheres – Bayoleth, Fernanda e Romane – e um homem, o Matías. Nosso projeto tem a missão de fazer o nível do ciclismo boliviano crescer, trabalhando pela base. A participação deles na CiMTB, um evento UCI de alto nível, fará eles entenderem como é um evento de grande porte e esperamos motivá-los para evoluírem e seguirem no ciclismo. Um choque de realidade, em busca da evolução”, conta Rosilene Donato, gerente da equipe Squadra Donato.

“A Bolívia é um país jovem no ciclismo. Em 2024 foi a primeira vez que tivemos uma atleta boliviana participando no Mundial de XCO, por exemplo. A Milene Donato, da equipe brasileira Houston Bike Team, com seus 13 anos, está motivando outras garotas a participarem fora do País também. Em suma, nossos atletas poderem largar com os melhores atletas da América do Sul, como os brasileiros, chilenos e colombianos, será um combustível a mais para seguirem crescendo e evoluindo no esporte. Com certeza voltarão para casa com uma bagagem muito grande de experiência”, complementa Donato.


Integrantes da equipe colombiana Squadra Donato (Crédito: Divulgação)

Organizador do evento, Rogério Bernardes enaltece o intercâmbio que acontece há vários anos na Copa Internacional, com atletas de diferentes categorias vindo ao Brasil atrás de evolução e crescimento no esporte. “Cada temporada que passa temos mais atletas das categorias de base vindo competir na CiMTB. Isso também é bom para os atletas brasileiros, porque eles conseguem ver o nível e entender onde há necessidade de melhorar. A Copa Internacional faz todo o esforço, junto a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), para ter esse balizamento e esse intercâmbio desde as categorias de base. Para o ciclismo brasileiro isso é muito bom”, comenta Bernardes.

Inscrições seguem abertas para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.

As modalidades e categorias
Como de costume, no XCO haverá uma vasta disponibilidade de categorias, quase todas para os atletas que são filiados. Apenas uma nova categoria, a Open XCO Masculina, não exigirá filiação. Assim, serão seis baterias, duas no sábado (28) e outras quatro no domingo (29). Já o Short Track acontece no início da tarde sexta-feira (27), com oito categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina, Máster Masculina, Cadete Masculina, Teen Masculina, Júnior Masculina, Super Elite Feminina e Super Elite Masculina.

A Maratona ocorre com opções de categorias para todos os gostos. Além de três opções para correr em duplas – Pró, Masculino e Misto/Feminino – há também Cadete, Expert, Máster, Veterano, Open Feminino, Máster Feminino, Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), Peso Pesado, as categorias PcD/PNE e Hand-bike para pessoas com deficiência, e a Ultra. Para fechar o “cardápio” de opções, as categorias para as E-Bikes, com Young Masculina, Máster Masculina e Feminina.

Categorias para incentivar a prática esportiva
Categoria mais festiva do evento, a Mirim acontece na manhã de domingo, às 11h15, e faz a alegria do público visitante, quando os pequenos atletas competem em uma pista montada especificamente para a criançada. Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km, com com estradas e trilhas para atender todos ciclistas de forma segura.

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br