A Picos Pro Race 2025 já tem data para acontecer. Após o final da Picos Pro Race Mundo, Daniel Freitas, organizador da prova, aproveitou para anunciar aos atletas a data da próxima edição do maior sofrimento do mountain bike: 05 a 07 de julho.
Daniel Freitas, fez um balanço positivo da edição Mundo. “A prova superou todas as expectativas. Foi a nossa primeira edição da prova de XCC, uma competição válida no ranking mundial da Union Cycliste Internacionale e os atletas abraçaram a competição. Isso aumenta a nossa responsabilidade em fazer uma prova ainda maior e melhor no próximo ano”, pontuou.
Este ano, a Picos Pro Race contou com mais de 800 atletas inscritos. Foram ciclistas vindos de 16 estados do Brasil e de 4 países. Durante o percurso, os atletas puderam contar com café, animações com sanfoneiros, mel e hidratação, alimentação e até churrasco e cerveja. Jediel Santos, da 181 Carnes, foi o parceiro do PPR na trilha, oferecendo churrasco de forma gratuita aos atletas na trila. Uma parceria antiga e que ele adianta que será continuada. “Tudo começou com uma brincadeira e, de repente, virou um ponto da prova em que todos os atletas aguardam em todas as edições. A Picos Pro Race é uma prova já consolidada e temos muito orgulho e satisfação de fazer parte”, comentou.
A prova também contou com ativações nos munícipios de Santana do Piauí e São José. Nas duas cidades, a população pode contar com shows musicais para animar os ciclistas e também os moradores da cidade. Pessoas como a dona Eloide da Silva, moradora de São José do Piauí. “Isso aqui é muito bom. Anima a gente. Eu estava sentindo dores nas pernas e agora, depois desse forrozinho, a dor até passou”, brinca ela.
A Picos Pro Race foi também uma oportunidade de geração de renda extra para as famílias. O Sr João de Deus comercializa caldo de cana. Ele aproveitou a movimentação na cidade para ampliar as vendas. “Foi muito bom. Vendi bastante. Eu sempre vendo aqui durante a feira, mas dessa vez, como teve muita movimentação de pessoas, as vendas foram melhores. Estou muito satisfeito”, diz.
Opinião reiterada pelo Sr Vicente Rocha, que há mais de 30 anos comercializa lanches na cidade de Santana do Piauí. As famosas coxinhas é ponto de parada obrigatória na região. “Conseguimos vender mais de 100 coxinhas, isso sem falar nos demais salgados. Foram muito boas as vendas. Só não vendemos mais porque não tínhamos a capacidade de produzir mais”, pontuou.
A Picos Pro Race aconteceu entre os dias 05 e 07 de julho, com largada no estacionamento do Piauí Shopping, em Picos. O evento já está em sua décima segunda edição e vale pontos nos ranking estadual, nacional e internacional de cismo.