Raio X da CIMTB: Como estão as disputas femininas no Cross Country Olímpico

Ao todo, dez categorias femininas terão as campeãs definidas durante a etapa de Congonhas (MG), entre os dias 27 e 29 do mês de setembro. Confira todos os detalhes

O Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG), recebe entre os dias 27 e 29 a decisão da Copa Internacional de Mountain Bike em 2024. Dentre as mais de 50 categorias que terão seus campeões definidos na quarta e última etapa da temporada, dez delas fazem parte das disputas femininas do Cross Country Olímpico (XCO): Super Elite, Sub-23, Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-12, Sub-40, Sub-50, Over-50 e E-MTB Pró.

Na principal categoria feminina, a Super Elite, duas atletas lideram isoladas, com grandes chances de conquistarem o título da temporada: Karen Olimpio (198 pontos) e Isabella Lacerda (192 pontos). Em Congonhas, serão 120 pontos em jogo na etapa final, ofertados para as campeãs, uma vez que soma-se os 50 pontos disponíveis no Short Track (XCC) com os 70 pontos do XCO. Por isso, atletas como Raiza Goulão (125), Luiza Cocuzzi (121), Hercília Najara (120), Iara Caetano (109) e Liege da Silva (90), aparecem com chances, embora bem menores do que a líder e a vice-líder.

Se confirmar a liderança e assegurar o bicampeonato, Karen sobe um degrau no “Hall da Fama” da CiMTB, superando atletas como Raiza Goulão, Roberta Stopa, Adriana Nascimento e Noelia Rodriguez (ARG), todas com 1 título conquistado. Já a pentacampeã Isabella, que está empatada com Jaqueline Mourão, se destacaria caso leve o título geral de 2024 para casa, e subiria para seis títulos, apenas 1 abaixo da maior campeã de todos os tempos, Erika Gramiscelli (7).

Sub-23 e Júnior
Na Sub-23, Luiza Cocuzzi é a principal candidata ao título. Com 121 pontos contra 85 de Iara Caetano e 83 de Jacksiane Polidorio, as chances de Luiza são muito grandes, uma vez que a sétima colocação (37 pontos) lhe é suficiente para ser campeã independente dos resultados das duas adversárias. Carolina Ferreira (68), Ana Laura Oliveira (68) e Luiza Euzebio (58) correm por fora.


Luiza Cocuzzi (6) é a líder da Sub-23 (Crédito: Ultrafotos/CiMTB

Já na Júnior, a luta pelo título está mais equilibrada. Apenas 12 pontos separam Anna Vitória Vieira, com 112, e Samara Rodrigues, com 100. Com 70 pontos em jogo na última etapa, até a 9ª colocada, Popi Monsalvez, teria chances matemáticas de título (embora quase zero), com seus 45 pontos. Assim, também estão na disputa: Nina Carvalho (85), Juliana Ziel (84), Ana Beatriz Duwe (84), Lauriany Neves (79), Ana Laura Santos (63) e Livia Poltronieri (48).

Sub-17, Sub-15 e Sub-12
Na Sub-17, sete ciclistas têm chance de título, com um empate na primeira colocação: Ana Laura Bueno e Angelina da Silva, ambas têm 85 pontos, ou seja, se uma das duas vencer, automaticamente será campeã. No entanto, a corrida por fora é grande, com as seguintes adversárias em condições de título: Trinidad Alvarez (76), Ramiza Carneiro (65), Daniela Ramirez (45), Izabella Macedo (36) e Miria de Freitas (32).

Millene Kopp lidera a Sub-15, com grandes chances de título, uma vez que ela tem 125 pontos na liderança, contra 93 da segunda colocada, Alicia Gomes, e 90 de Hani Rodrigues, suas principais concorrentes. Letícia de Oliveira, com 72, e Maria Lucia da Silva, com 69, são as outras duas ciclistas que também entram na última prova com chances, porém bem reduzidas de serem campeãs.

Encerrando as categorias de base, a Sub-12, que teve três vitórias de Lívia Pellizzari na temporada, ou seja, 135 pontos somados em primeiro lugar. Apenas a vice-líder, Vitoria Gabriela dos Santos, tem chances de desbancá-la, com 85 pontos conquistados. 

Sub-40, Sub-50 e Over-50
Na Sub-40, a ciclista Raphaella Pelaquim é a grande favorita, após ter vencido as três etapas do ano, ou seja, somando 135 pontos. Sua principal concorrente é Valéria Carvalho, com 101 pontos conquistados. Correm por fora outras duas ciclistas: Meire Lilian da SIlva (80) e Isabelle Araújo (72).

Já na Sub-50, o equilíbrio é grande entre primeira e segunda colocadas. Apenas 3 pontos separam Francielle Regina Silva, 117, e Marcia Helena de Paula, 114. Soraya Soares (80), Gabriela Assunção (68) e Amanda Vieira (45) correm por fora. Enquanto isso, na Over-50, Renata Couto lidera com três vitórias (135), sendo a única ciclista que entra na decisão já garantida com o título da temporada.

E-MTB Pró
Na E-MTB, três ciclistas estão na briga pelo título da temporada: Junia Roberta, com 45 pontos, Victoria Moreira, também com a mesma pontuação, e Francine Espírito Santo, com 40. Assim, qualquer uma das três que vencer em Congonhas, automaticamente leva o título da competição.

Inscrições seguem abertas para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.