A edição 2025 do Mountain Do começou na Praia do Rosa no último sábado (12/04) e reuniu 1.200 participantes nas provas de 20, 11 e 5 km, em percursos passando por praias, dunas e trilhas da região de Imbituba (SC). A arena do evento foi montada no espaço de eventos Mar Del Rosa.
Os corredores chegaram logo cedo para retirar o kit atleta, que nesta edição era composto por uma camiseta de tecido tecnológico, boné, squeeze e uma mochila. “Acho muito legal que, em cada etapa, a organização muda a cor e o estilo dos itens”, conta o influenciador Ricieri Rosset, o “Boi Selvagem”, que debutou nas corridas fazendo os 5 km.
Dentro da arena foi montada a Expo Mountain Do, com lojas, food trucks, restaurante e outros serviços para os atletas e acompanhantes.
A primeira largada foi às 15h, para os participantes dos 20 km, que iniciaram a corrida em um trecho de estrada de terra, antes de encararem as Dunas do Ouvidor, trecho com areia fofa e que exigiu muita técnica e preparo físico. Às 15h30 foi a vez dos participantes dos 11 e 5 km.

Na prova principal, a vitória entre os homens foi de Kauã Fermino, com 1h28min34, seguido por Cristiano José Tedeski (1h29min03) e Felipe Costa da Silva (1h32min51). Já entre as mulheres, Leticia Saltori confirmou o favoritismo e venceu com sobra ao marcar 1h53min29, contra 2h05min19 de Denise Graziela de Vargas e 2h06min08 de Débora Cristina de Vargas.
“Foi uma prova muito bem-organizada, muito linda, com trilhas e praias incríveis”, conta Kauã que representou a cidade de Cocal do Sul (SC) no degrau mais alto do pódio. Já para Letícia, o clima foi um fator que ajudou. “Tivemos um misto de calor, sombra, água fresca e muita paisagem linda”. A paranaense participa dos eventos do Circuito Mountain Do desde 2012 e, sempre que possível, prestigia a etapa Praia do Rosa. “São eventos que servem como porta de entrada para as corridas em trilha e oferecem o que há de melhor em nível de organização”.
Correndo por diversão
Enquanto os corredores do pelotão de elite vieram brigar pelas primeiras posições no pódio, a maioria tinha como objetivo correr por diversão e aproveitar as belas paisagens da Praia do Rosa.
Raiane Beatriz participou pela primeira vez de uma prova do Circuito Mountain Do e encarou os 11 quilômetros. “Foi um percurso incrível, gostei bastante e já estou ansiosa para a próxima. Vi que as etapas são bem intervaladas, então quero participar de todas”, conta a paranaense de Ponta Grossa.
Já Thiago Bertolino é um grande fã da prova e esse ano correu pela oitava vez. “É uma corrida incrível e desafiadora, principalmente a parte das dunas. Parece que não acaba nunca e você pensa: ‘meu Deus, o que eu estou fazendo aqui?’. Mas quando passa é uma satisfação que não tem igual”, conta o paulista radicado em Imbituba que fez os 11 quilômetros. Thiago é administrador da Pousada Watu Kerere e, para 2026, já pensa em se arriscar nos 20 quilômetros. “Eu preciso treinar, porque sei que vai ser mais pesado e com a idade vai ficando mais difícil”, brinca.
Para Euclides Neto, o Kiko, organizador do Mountain Do, é motivo de muito orgulho reunir tantos corredores na etapa Praia do Rosa. “Somos o primeiro circuito de corridas em trilha do Brasil. Começamos em 2003 e é muito gratificante ter o reconhecimento das pessoas ao longo de tanto tempo”, conta o organizador. “Já expandimos para vários países e estamos lançando oficialmente esse ano provas nos seis biomas brasileiros”, completa.
O Mountain Do é o maior e mais antigo circuito de provas de trail running (corridas em trilha) do Brasil. A etapa Praia do Rosa faz parte do selo raízes e o próximo evento acontece entre os dias 30 e 31 de agosto na selva amazônica (Amapá). As inscrições abrirão em breve no site oficial, o mountaindo.com.br.