Comunicado da direção da Qualidade de Vida Aventura 2009 - Sergipe/Bahia

Por Redação - 16 Abr 2009 - 15h37

Nos dias 10 e 11 de abril foi realizada a prova Qualidade de Vida Aventura (SE/BA) e os participantes fizeram várias críticas em relação à organização do evento. Atrasos e falta de organização nos preparativos pré-prova foram alguns do itens criticados pelos participantes. Em alguns momentos a culpa recaiu sobre a Paletada, empresa baiana que ofereceu suporte técnico e know-how para a viabilização da prova, e para tanto os organizadores da Qualidade de Vida decidiram divulgar uma carta de esclarecimento sobre tudo o que aconteceu.

Segue abaixo a carta na íntegra:

Caros colegas atletas,

Permitam-nos um breve histórico antes de nos posicionarmos com relação ao Evento QUALIDADE de VIDA AVENTURA 2009 – Sergipe-Bahia, que aconteceu nos últimos dias 10 e 11/04/2009.

As Corridas de Aventura que organizamos, NÃO SÃO ORGANIZADAS EM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA POIS COMPARTILHAMOS COM NOSSAS ATIVIDADES PROFISISONAIS, essa foi a terceira no Estado de Sergipe em apenas 8 meses, são preparadas com planejamento, dedicação e muito esforço sem quaisquer fins lucrativos, com patrocínios institucionais ou permutas, muitas vezes empregando recursos monetários próprios nossos. Enfim, fazemos por amor ao esporte e nossa maior remuneração é a satisfação do colega atleta.. Os valores monetários utilizados são, praticamente, os das inscrições dos atletas embora estejamos envidando esforços para, depois de sedimentar o ESPORTE de AVENTURA no Estado, termos possibilidade de atrair investimentos e reduzir as taxas de inscrição.

Somos também atletas e temos nos empenhado para reviver os antigos tempos de Corridas de Aventura em Sergipe (até organizarmos o Sergipe Adventure 2008 em 31/08/2008 havia 7 anos passados SEM QUALQUER PROVA no Estado) além de tentar germinar a cultura do esporte de aventura no Estado o que poderá proporcionar um leque maior de organizadores de Corridas de Aventura (essa é a nossa intenção).

Os nossos projetos são abertos. Muitas equipes já receberam o projeto da prova e utilizaram os aspectos de marketing/parceria para negociação de patrocínio com seus fornecedores (quem desejar receber cópia do projeto padrão favor enviar-nos e-mail).

Na segunda prova de aventura que organizamos, saindo dos 70 km no Sergipe Adventure para agora 120 km no Sergipe Adventure Challenge 2009, já conseguimos evoluir. Inserimos um DARK ZONE para o pernoite dos atletas entre o sábado 31/01 e domingo 01/02, regado de um spagethi a bolonhesa com refrigerante, e, as restrições que haviam sobre o DARK ZONE foram transformadas em elogios pois a etapa do dia anterior tinha sido muito estafante. Naquela ocasião, distribuímos, entre os atletas, um formulário de avaliação com 3 (três) folhas, incentivando o preenchimento com sorteios de brindes, sabíamos que era meio chato responder pesquisa de satisfação, mas necessitávamos conhecer m pouco mais sobre o sentimento dos atletas, e o ambiente no salão de convenções do Resort aliado ao buffet de frutas e sucos, contribuía para o cenário.

O questionário nos deu uma série de informações: a maior parte elogios mas comentários sobre a qualidade do mapa (não estávamos utilizando mapa do Google mas um mapa resultado de levantamento aerofotogramétrico realizado pela Secretaria de Planejamento do Estado de Sergipe). Ao incluir uma prova de responsabilidade social, associando-se a associação dos pescadores de um dos municípios, os 20 (vinte) barcos contratados, passaram, na véspera, para 13 (e tínhamos 12 quartetos competindo por desistência de um) e às 8 h do dia 01/02, apenas 7, o que nos fez decidir e acertar com 5 Equipes a realização de um TREKKING alternativo.

Aprendemos muito e temos experiência acumulada na realização de eventos esportivos como corridas de rua e provas de orientação, inclusive em nossa Diretoria consta profissional especializado em ALPINISMO e RAPPEL, profissional com experiência em paraquedismo (único credenciado no Estado de Sergipe a promover cursos na área), profissional especialista e instrutor para Companhias aéreas de sobrevivência em selva mas em Corridas de Aventura estamos começando, sendo o QUALIDADE de VIDA AVENTURA 2009 – Sergipe/Bahia, o nosso terceiro evento.

Focando no Qualidade de Vida Aventura 2009, nos últimos dias 10 e 11/04, nos foi gentilmente encaminhados e-mails de Listas de Distribuição na Internet com vários comentários e, dentro do espíritos ÉTICO, PROFISISONAL, de ASSUMIR RESPONSABILIDADES e RISCOS, de TER FORÇA e DETERMINAÇÃO para ASSUMIR FALHAS, temos a dizer a todos os organizadores, atletas participantes ou não do QUALIDADE de VIDA AVENTURA 2009:

De forma objetiva :

1- ISENTAMOS a PALETADA, seus Diretores, seus membros da Equipe, de qualquer responsabilidade no projeto (design) da prova, na organização, na condução técnica, na recepção dos atletas, no apoio logístico, nas orientações durante e depois da prova. A responsabilidade TOTAL é da Equipe QUALIDADE de VIDA, fundada em 1992, quando da nossa primeira corrida de rua de 10 km, Barão de Itapiru em Natal-RN;

2- Assumimos, a Equipe QUALIDADE de VIDA, toda a responsabilidade pelo não cumprimento de compromissos assumidos nos boletins publicados no website tais como: Na noite de quinta-feira: jantar (spaghetti a bolonhesa com refrigerante), recepção adequada e calorosa (que todo atleta merece) conferência dos equipamentos obrigatórios, briefing às 19:30 h e às 22:00 h para novas equipes, presença oficial da Direção da prova esclarecendo dúvidas das Equipes, melhor organização no recebimento da tarefa de Preservação Ambiental (entrega de pilhas e baterias descartáveis), melhor recepção das CAIXAS 01 e 02 (de apoio) que ocorreram por causas alheias a nossa vontade;

3- Assumimos também a responsabilidade em NÂO TER SIDO POSSÌVEL COMPARECER na reunião convocada pela Diretoria da PALETADA, na semana anterior ao evento, ocasião que todo o projeto seria apresentado e a EXPERIÊNCIA de mais de 10 anos da PALETADA faria a avaliação e possíveis correções, não por omissão mas por que compromissos profissionais não permitirem;

4- ISENTAMOS mais uma vez a Diretoria da PALETADA no seguinte aspecto: nos momentos que sua Diretoria ou membros de sua Equipe tiveram que atuar na interface com os colegas atletas ou nos apoiando, o fizeram por nossa solicitação e orientação, no sentido de colaborar.  Em nenhum momento a Diretoria da PALETADA tomou decisões por si só.  Todas foram orientadas por nós no intuito de fazer a prova andar e andar bem, com total segurança para os atletas;

5- Somos de Sergipe, não somos Federados na FBCA mas estamos à disposição para recebermos avaliação, o julgamento, possíveis restrições, dos colegas atletas, quanto da FBCA, quanto do CNA, quanto do RBCA, mas afirmamos, sem quaisquer dúvidas, que utilizaremos toda essa experiência vivenciada como LIÇÕES APRENDIDAS para realizar nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2009, no Estado de Sergipe, a última prova do Circuito Sergipano de Aventura 2009. Nunca passou por nossas cabeças desistir e perguntamos: QUAL FOI O ORGANIZADOR QUE NÃO TEVE PROBLEMAS COM SUAS PRIMEIRAS PROVAS ? ORGANIZARDORES EXPERIENTES TAMBÉM TÊM PROBLEMAS !!! Deveremos ser punidos por experiência pioneira com um Circuito com Regulamento definido, desde 2008, disponível no website ? Com vocês, atletas e organizadores, a resposta.

Já tendo assumido toda a responsabilidade, solicitamos ao FBCA e a todos os atletas que, no nosso ver, não cabe qualquer sanção contra a PALETADA. A Diretoria da PALETADA sempre esteve disponível, inclusive com a realização de uma reunião há 3 meses em Aracaju e outra há um mês em Salvador. A PALETADA sempre contribuiu conosco, a PALETADA, inclusive, informou a todos os atletas e a FBCA que a responsabilidade da prova era da Equipe QUALIDADE de VIDA e não sua. Daí, o nome PALETADA foi retirado do nome da prova (embora tenhamos solicitado ao pessoal do RBCA tal correção não pode ser feita). Estamos à disposição para participar, oficialmente de uma reunião com a FBCA, esclarecendo, quantas vezes forem necessárias, o acontecimento no pré-prova do último evento, E O QUE É MAIS IMPORTANTE, informando como bloquearemos as causas dos problemas no nosso próximo evento, daqui há 6 meses.

Se vocês atletas ainda não estiverem cansados de ler esse texto, em sua terceira página, então solicitamos a gentileza de ler mais um pouco:

Tivemos uma série de dificuldades. Um dos nossos ativos diretores foi transferido, a menos de um mês para o Rio Grande do Sul, pela Instituição em que trabalha. Outros dois dedicados diretores participaram, na semana do evento, das Olimpíadas militares em Salvador-BA, encerradas dia 09/04. Ficamos, então, com dois diretores (de 5) e sobrecarregados.

Na semana do evento, fomos surpreendidos por veto na autorização de acesso aos atletas a algumas áreas particulares (que já haviam sido autorizadas previamente, através de ofício que expedimos e reuniões realizadas). No próprio dia 09/04, data do briefing, estávamos intercedendo junto às Prefeituras no sentido de que as áreas, anteriormente autorizadas pelos seus proprietários, fossem liberadas. 

Foi uma luta árdua, bastidores que não aparecem para os atletas, mas conseguimos liberar quase todas, menos uma, área anterior ao RAPPEL e, então, tivemos que contatar a Polícia Rodoviária Federal, em cima da hora, pois havia uma passagem perigosa em uma ponte na BR101. 

Entregamos o ofício a PRF, que foi muito solícita no recebimento, mas que não nos deu garantia de supervisão no local pois estavam em uma operação especial de páscoa. Partimos para o plano B: lembrar a todos os atletas, na medida do possível, no PC FISCAIS, SE318, proximidades do PC16 e PC18, dos perigos da ponte da BR101, indicando um trajeto para livrar, ao máximo o entroncamento SE318-BR101 e a própria BR, inclusive colocando um fiscal na área da ponte.

Houve uma alteração no trajeto da prova, não visível aos atletas, pois foi realizada antes da entrega oficial do race book, e um trecho maior da SE318 teve que ser utilizada. A CPRV foi comunicada da alteração mas informou, após muitas negociações, que só poderia atender até às 23 h da sexta-feira, 10/04, pois tinha outros compromissos (compreensível até por ser semana de um grande feriado). 

Assim, colocamos um diretor no PC FISCAIS que com triângulo na estrada, carro ora parado fora do acostamento com alerta ligado, ora trafegando em busca de equipes chegando (o diretor era informado sobre as Equipes que saíram do PC anterior) orientava as equipes sobre tráfego pelo acostamento, sobre o perigo da ponte na BR101 (orientando que deveriam empurrar as bicicletas pelo passeio de pedestres da ponte, atletas vocês lembram ?) na busca do PC17 (Rappel). Daí um dos atletas, nas listas de distribuição pela internet, ter qualificado o PC FISCAIS de itinerante (mal sabia ele que era para a própria segurança dele e dos outros atletas em virtude do plano contingencial e que o carro estava sinalizado com alerta ligado e sinalização pelo farol, cortes de luz, sempre se identificando aos atletas que chegavam).

Não abrimos e NUNCA abriremos mão da SEGURANÇA. Temos 6 (seis) rígidas Diretrizes de SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde, que muito prezamos, executamos e auditamos.

A Escola Municipal disponibilizada, em Pontal, Município de Indiaroba, para os pernoites de 09 e 11/04, estava dentro das condições apresentadas no website: salas com espaço para colchões, banheiros limpos e higienizados, adicionalmente freezer e geladeira à disposição. Uma funcionária limpando sempre os banheiros que tinham banho disponível. Não houve proposta nossa de pousada. No entanto, algumas equipes desejaram se locomover para Mangue Seco e, embora não previsto arcamos com o custo de travessia utilizando duas lanchas extras, NÃO PREVISTAS.

A concentração não foi realizada em Mangue Seco por questões simples: algumas equipes poderiam atrasar a chegada ao local de concentração, e várias atrasaram (4 km de travessia para Mangue Seco povoado). A Direção da prova não poderia deixar lanchas a disposição por questões de custo e por essa não ser a programação. Além do mais o acesso a Mangue Seco só é possível por lancha, helicóptero, bugre ou veículo 4 x 4 (além de moto). Imagine após a chegada dos atletas em Pontal, como seria para contemplar a logística de final de prova.

A prova foi de grande complexidade logística e muito bonita (“nunca vi um visual tão belo em um trekking” nos relataram vários atletas):  foram 6 (seis) pernas de canoagem e 3 de natação. Colocamos três velozes lanchas acompanhando os atletas, com guardas-vidas experientes. Em uma das lanchas sempre existia um dos Diretores, atento e orientando as equipes quanto a segurança pessoal e trato adequado na ancoragem dos caiaques (temos atenção com nossos fornecedores). Não houve qualquer incidente, muito menos acidente, com nenhum dos atletas.

As bicicletas, embora com a falha da recepção das mesmas, foram todas entregues aos atletas sem aranhões, de responsabilidade da Organização, o que aconteceu até após às 17 h de 11/04, sábado, uma equipe atrasou um pouco a retirada das mesmas, mas não deixamos de ter presença do nosso apoio no local, para garantir que as Equipes às receberiam.

Como sabíamos que algumas equipes não teriam condição de ter carro de apoio ao dispor, idealizamos as CAIXAS 01 e CAIXAS 02. Foi esclarecido, antes da largada, que a caixa 01 ficaria na ESCOLA de PONTAL, local da concentração inicial e dos pernoites 09 e 11/04 e que a CAIXA 02 ficaria em uma escola, bem próxima ao RAPPEL (A nossa equipe do RAPPEL indicaria o local) na cidade de Estância. Face ao briefing que não existiu na quinta-feira, como já assumimos a responsabilidade, algumas equipes, de repente, não receberam a comunicação. No entanto, muitas nos perguntaram e nós esclarecemos. 

Acreditamos que, qualquer motorista ou atleta, não teria dificuldade de guiar seu carro, para apoiar sua equipe no local do RAPPEL, por se tratar de uma cidade bastante conhecida, constante do mapa, às margens da BR101, e no RACEBOOK estava identificado o local do apoio, de forma clara.

Como todas as Equipes chegaram ou desistiram antes do meio dia do sábado, transformamos o jantar, indicado no web site, em almoço, seguindo a mesma especificação.

Algumas reclamações sobre o retorno da CAIXA 02 a PONTAL: mais uma vez tivemos problemas com logística: o caminhão cedido pela Prefeitura, e que levou a CAIXA 02 para a cidade de Estância, foi destinado a atividades da Prefeitura. Um dos Diretores, após resgatar dois atletas de uma Equipe no RAPPEL, e levá-los com as suas bikes, para Pontal, retornou ao local, e resgatou todas as caixas retornando para Pontal, após passar no PC19 (última perna da canoagem) para se certificar da guarda das bikes. Assim, só foi possível chegar em Pontal às 15:30 h com as CAIXAS 02. Muitas Equipes ainda estavam se preparando para a partida.

O único caso de mal estar, pelo menos mais grave, de atleta, foi registrado com um atleta que foi levado pela Direção da prova para o Hospital de Estância e liberado, segundo informação do médico de plantão, às 09:00 h de sábado (estávamos acompanhando o atleta na ingestão de soro).

Como dissemos, a prova foi de difícil logística: para realizá-la, rodamos mais de 3.300 km (entre planejamento e supervisão no dia da prova), sem computar as lanchas, utilizando veículos (4 no dia da
prova) e motos (2 no dia da prova). Utilizamos 24 (vinte e quatro) componentes na organização, sem contar com a Equipe da PALETADA (4 pessoas), nem os apoios indiretos na Escola de Pontal.

Existiam duas ambulâncias municipais (Santa Luzia do Itanhi e Estância) de sobreaviso. O SAMU Estadual, com ambulância em Indiaroba, também estava de sobreaviso (checamos isso antes da prova ao ligar para o 192 e constatar que o QUALIDADE de VIDA AVENTURA 2009 estava na programação).

Concluindo, a prova procurou apresentar aos atletas visuais belíssimos (constatados por muitos), mas que exigiu muita preparação, planejamento e senso de Equipe entre os atletas, principalmente na alternância entre TREKKING e CANOAGEM (PC01 até PC06). Foi uma prova muito DURA.

Não abriremos mão, nas provas do CSA – Circuito Sergipano de Aventura 2009, de utilizar tarefas de RESPONSABILIDADE SOCIAL, PRESERVAÇÃO do MEIO AMBIENTE e agora, TURISMO sem comprometer a performance dos atletas e mantendo a competitividade entre as Equipes, o que nos gerará um salutar grande desafio.

Muitos atletas confirmaram, diretamente a nós ou através de outros atletas, que depois que a prova começou ela se desenvolveu muito bem, “a nível de prova de CNA”. Os problemas cessaram quando a prova começou e não mais ocorreram. PC’s presentes nos locais, caiaques à disposição na hora certa (apenas uma dupla esperou mas foi avisada pelo PC FISCAL, pois o caminhão necessitou abastecer em Estância, imaginem só, antes de se dirigir ao PC19). As CAIXAS 02 estavam no local determinado. Lanchas com guardas-vidas atentos. NENHUM INCIDENTE.

Faremos uma nova prova no final de novembro/2009 e esperamos contar com vocês, prova essa que incorporaremos todas as LIÇÕES APRENDIDAS nesse evento para torná-lo muito melhor e sem falhas, como VOCÊS ATLETAS MERECEM.

Sem intencionar retirar nossa responsabilidade, solicitamos aos colegas atletas que façam a seguinte reflexão: A prova de aventura na realidade está em um contexto global, desde a recepção aos atletas até a premiação e assistência aos mesmos ao deixar o local da premiação. A reflexão que os convidamos a fazer é a seguinte: Tecnicamente a prova foi boa ? A segurança dos atletas foi garantida ? Os caiaques e bikes estavam disponíveis nos locais indicados no RACE BOOK ? Havia segurança para os atletas durante a prova principalmente nos trechos das rodovias e nas pernas de canoagem e natação ? Os PC’s estavam atentos e nos locais ? Se for possível, gostaríamos que vocês respondessem e sugerissem para o e-mail: 
querosaber@equipequalidadedevida.com.br para ser possível melhorarmos.

Temos certeza que as listas na internet expressam opinião sincera de cada um dos atletas (com humildade e vontade de melhorar estamos coletando todas que nos chegam mas NÃO PERTENCEMOS a NENHUMA LISTA (incluindo RN e BA) – quem poderia cadastrar querosaber@equipequalidadedevida.com.br nessas listas ?) e que as equipes que não tiveram a performance que almejavam, NÃO ESTÃO usando as falhas ocorridas antes da largada como forma de justificar os seus desempenhos.

Corridas de Aventura só acontecem com um dueto em sintonia: ORGANIZADORES e ATLETAS. Melhoramos em alguns aspectos desde o CHALLENGE, falhamos em outros. Anotamos tudo. Vamos nos reunir várias vezes e temos 6 (seis) meses para preparar o SERGIPE QUALIDADE de VIDA – Desafio 2009 nos dias 27, 28 e 29/11, válida pelo CSA 2009, circuito que possui 4 (quatro) RANKINGS.

Até lá muita coisa será corrigida até porque inseriremos os conceitos de gerenciamento de projetos do PMI no projeto da corrida (Disponibilizaremos o projeto, gratuitamente, para todos os organizadores interessados, após a realização da prova).

O futuro das Corridas de Aventura no Estado de Sergipe está nas mãos de nós Organizadores, com planejamento e compromissos cumpridos e com a participação dos atletas, sem os quais as corridas, por melhor que sejam organizadas, não podem ser viabilizadas.

Resultado da prova: estamos no final de conferência detalhada de cada planilha de PC. O resultado oficial estará disponível, nesta quinta-feira, 16/04, no website, até meia-noite.

Agradecemos a paciência dos que leram até aqui.

Abraços, muita saúde a todos e até o SERGIPE QUALIDADE de VIDA – Desafio 2009 em novembro, com muitas novidades.

DIREÇÃO QUALIDADE de VIDA AVENTURA 2009 - Sergipe/Bahia
Circuito Sergipano de Aventura - CSA 2009

Redação
Por Redação
16 Abr 2009 - 15h37 | nordeste |
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