Pernambucanos ficam com o título da Expedição na Carcará 2009

Por Redação - 19 Jun 2009 - 16h29

Promessa cumprida. Após 57 horas de prova a equipe pernambucana Direction venceu a categoria principal na edição 2009 da Expedição Carcará. No ano passado, eles haviam sido obrigados a abandonar o percurso depois que um dos integrantes sofreu hipotermia. Confiantes, deram início a uma rotina pesada de treinos para este ano. Os quatro atletas finalizaram a prova ainda no início da noite de sábado (13/6), com uma disposição que impressionou outros atletas e a própria organização. Já na categoria Aventura, a vitória ficou com a equipe Kalangos, do Rio Grande do Norte.


© Riccardo Carvalho

O plano de prova montado e cumprido à risca pela Direction foi classificada pelo organizador Antônio Souto, o "Toinho", como "brilhante". Para se ter uma idéia do preparo dos atletas, eles dormiram apenas 20 minutos desde a largada, na manhã de quinta-feira, dia 11. Foram paradas breves para alimentação, hidratação. Somente um dos atletas da Direction chegou abatido ao centro de Lagoa Nova. O triatleta Lula participou pela primeira vez de uma prova de corrida de aventura. Ficou com sintomas claros de desidratação e os pés bastante machucados. "Viemos aqui com esse objetivo, e cumprimos. Não há segredos. Nos esforçamos para isso. Durante três meses, corremos, nadamos, pedalamos e remamos muito. Também fizemos preparação psicológica para não dormir. Ainda tínhamos condição de eliminar os 20 minutos de sono, mas sentimos que o Lula precisava disso, então decidimos dar uma pausa", disse o capitão Jairo Marques.

Sem ficar atrás em termos de disposição e preparo, a equipe potiguar Kalangos ficou com o título da categoria Aventura, que largou já no sábado. Eles retornaram ao centro de Lagoa Nova às 22h, após cerca de treze horas de competição. Com uma hora e quarenta minutos de diferença, chegaram os atletas da Kaiapó, seguidos pela Squamata, duas horas e vinte minutos depois. "Fomos verdadeiramente uma equipe. Esse foi o nosso segredo para vencer. Tomamos decisões juntos e estivemos sempre em conjunto", disse a atleta Débora França, da Kalangos.

A equipe que ficou com o segundo lugar na categoria Expedição, a Carbono Zero, foi obrigada a correr os oito quilômetros finais, quando o trecho deveria ser feito pedalando. Com problemas nas bicicletas, os atletas não tiveram escolha. "Não sabíamos qual era a diferença da terceira colocada, então precisavamos garantir a posição", disse o integrante Renato Gurgel. O terceiro lugar, os pernambucanos da equipe Terra de Santa Cruz, só chegaram ao Centro de Lagoa Nova na manhã de domingo. Até o fim da premiação das primeiras colocadas, por volta de 12h de domingo, algumas equipes ainda estavam na trilha.

A prova teve 350 quilômetros para a categoria principal, a Expedição. Os atletas cruzaram 10 municípios, sendo a maior parte dos trechos em Lagoa Nova, Currais Novos, Jucurutu e São Rafael. Nesse último, um rappel com visual privilegiado, feito pela maioria das equipes na madrugada de sexta-feira. Para a aventura, o percurso total foi de 99km, divididos entre trekking, travessia a nado e mountain bike, passando pelos municípios de Lagoa Nova, Currais Novos e Cerro Corá.

Frio foi aliado e inimigo na região Serrana - Lagoa Nova é um dos municípios do Rio Grande do Norte conhecidos pelo clima frio, distante 210 quilômetros da capital. Em alguns pontos, a altitude é de 700 metros do nível do mar, e a temperatura chega a oito graus em determinadas épocas do ano. O mesmo clima agradável pela manhã, cerca de 20 graus e com um vento gelado foi inimigo das equipes durante a noite. O frio extremo obrigou algumas equipes a desistirem nos trechos onde precisariam estar em contato com a água. Somente o remo na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves foi de 22 quilômetros.

"É realmente recompensador ver a satisfação dos atletas em uma prova como essa, depois de meses e meses de trabalho, junto com meu amigo Vescio Barreto. Já começamos a pensar na edição 2010, que terá um percurso de 500 km, sendo a edição comemorativa dos dez anos de Expedição Carcará", disse o organizador Antônio Souto.

Mais informações e os resultados das equipes podem ser encontrados no site www.expedicaocarcara.com.br. A prova em 2009 tem o patrocínio da AcessPlus, Bike Aventura, Rapanui Bike Store e Prefeitura Municipal de Lagoa Nova.

Redação
Por Redação
19 Jun 2009 - 16h29 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais