Faltam poucos dias para a segunda etapa do campeonato potiguar de corrida solo. Os principais atletas de corrida de aventura do estado traçam suas estratégias e alteram o rítmo de treino para a prova que acontece no próximo dia 8 de agosto no município de Serra de São Bento, distante cerca de 112 quilômetros de Natal. O objetivo é tentar somar pontos para Ranking Nordestino e também para o Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA). Renato Gurgel, campeão da categoria solo masculino na primeira etapa, em março, está de olho nos adversários de casa. E promete não medir esforços para continuar na liderança.
Ele é atualmente um dos atletas mais fortes entre os corredores de aventura no Rio Grande do Norte. Juntamente com a equipe Carbono Zero, também ficou com o segundo lugar na Expedição Carcará, no mês passado. Apesar da experiência, ele não relaxa nos treinos: "Como a prova será em uma região serrana, estou me concentrando nas subidas. Tenho grandes adversários pela frente. Rafael Galhardo, Fernando Fregni, Cledílson, Karin e os Patricks, tanto o Freire quanto o Reinecke, dentre outros", explica. Rafael Galhardo foi o primeiro atleta a completar a primeira etapa, o "Desafio Natal Sports". Ele só não ficou com o título por causa do PC Bonus, que deixou de pegar. Já parceiros de equipe, Rafael e Renato brincam sobre a disputa: "Dessa vez, não vou deixar passar o bonus, treine forte, porque eu estou na disputa, brinca Rafael com o colega.
Os atletas vão enfrentar muitas subidas e descidas na região da chamada Borborema Potiguar, com altitudes que ultrapassam os 700 metros. A competição acontece dentro da programação do quarto festival de inverno da cidade, e terá quatro categorias, incluindo corrida de rua. Serão ao todo 40 quilômetros para as categorias Solo Masculino, Solo Feminino e Duplas. Já para a Cross Country (corrida de rua), serão cinco quilômetros com inscrição grátis e aberta ao público. Estão confirmadas as modalidades trekking (corrida), travessia a nado, mountain bike, rapel e orientação. "Possivelmente ainda teremos uma surpresa para os participantes, mas só iremos divulgar quando estivermos mais próximos do dia de largada", avisa David.
A disputa na prova deve ser forte não só entre os potiguares, já que o campeonato, além de ser realizado a nível de Nordeste, também vale pontos para o Ranking Brasileiro (RBCA). Na primeira etapa, realizada em março, o título da categoria solo feminino ficou com a pernambucana Juliana Alves. Já a solo masculino deu a vitória ao potiguar Renato Gurgel. O Desafio Serra de São Bento de corrida de aventura conta com o patrocínio da Rapa Nui Bike Store e Prefeitura de Serra de São Bento. Além do site oficial (www.solopotiguar.com.br), os atletas interessados também podem se inscrever diretamente na Rapanui, próximo ao Posto Planalto.