O céu estrelado na véspera da largada da Chauás Jacupiranga, enganou os inscritos na competição realizada este fim de semana. Na manhã cinzenta de sábado e após a entrega simbólica do projeto social aos representantes do município, soou a buzina para a largada das três modalidades da Chauás. Correndo, atletas da Light e Expedição saíram para a prova de 45 km, enquanto os competidores da Fast e solo, de 75 km, partiram de mountain biking.
Na prova curta, de um lado experientes atletas na Expedição corriam pelo ranking e do outro muitos estreantes tentavam colocar em prática as instruções de navegação recebida na véspera. Entre as duplas novatas, destaque para Pé na Lama, do atleta mirim Pedro Boscarioli Garcia. Filho da escaladora Ana Paula Teixeira Boscarioli - da equipe NoSe -, Pedro, de apenas 12 anos, deixou muito marmanjo para trás, quando saiu num sprint puxado pelo organizador Lucas Gerônimo. “Eles não querem correr comigo!”, lamentou o garoto ao acompanhar o organizador. Juventude também na categoria Fast, que contou com a participação de Isadora dos Reis, de 16 anos, integrante de uma das inúmeras equipes Lebreiros na prova. Pronta para embarcar para o exterior, a atleta subiu no segundo lugar do pódio na categoria ao lado do orgulhoso pai Frederido dos Reis. A chuva de Lebreiros na competição, teve ainda o primeiro lugar na Fast e o terceiro na Light.
A variação das modalidades na prova de 45km passou do trekking para uma curta canoagem - sofrida para os inexperientes -, um gostoso trekking com direito à placa em folha A4 indicando a entrada da trilha e uma montain biking final até a praça matriz, onde as duplas recebiam suas medalhas e a expedição seguia para a prova de 100km. Na Light, vitória da dupla estreante Montanheiros na masculina e Carranca Full Stop na mista.
Entre os quartetos, uma acirrada busca pela liderança na bike de aproximadamente 70km até o PC10, entre as equipes Selva Kailash, LifeGuard e a paranaense All Nature. Esta última, a propósito, se perdeu na bicicleta, rodando dezenas de quilômetros desnecessários e não realizando o duro trekking previsto e a canoagem em corredeiras classe II.
As constantes trocas de modalidades e o percurso com pouco desnível tornaram a prova disputadíssima até o último trekking, este sim no estilo Chauás, em subida tipo paredão e descida em vara-mato. A trilha, aliás, foi feita com extrema agilidade pelo atleta da solo Erasmo Cardoso (Xiquito), vencedor da categoria. Já a atleta da Selva Kailash, Úrsula Pereira, que tinha torcido um pé no início da prova, passou por um tremendo susto no trecho. Úrsula caiu numa ravina ensopada pela garoa constante e só parou muitos metros depois. Por sorte e experiência, a atleta estava de capacete e colete salva-vidas, que a ajudaram reduzir o impacto da queda e a continuar na prova.
Assustada e dolorida, Úrsula foi resgatada pelos parceiros de equipe Alã, Duda Bley e Marcelinho e seguiu no trekking pensando em desistir da competição. No fim da trilha, a Selva disputava a liderança com a LifeGuard, que também estreava a atleta Daiane da Silva nas equipes de ponta. Ao avistá-los, Úrsula voltou para a briga e, junto com seus companheiros, venceu a prova de 120km. Em segundo chegou a LifeGuard, cuja prova havia começado na ida para Jacupiranga, quando uma das bicicletas voou do carro e foi esmagada por um caminhão. Completou o pódio da Expedição a NoSe, equipe recém-formada pelo experiente navegador Fernando Jesus.
Classificação parcial
Expedição Chauás - Quarteto Misto – 120km
1-Selva Kailash - São Paulo - SP
2-Life Guard - Itanhaém - SP
3-NoSe - Campinas - SP
Chauás Fast - Dupla Mista – 75km
1° - Lebreiros - Ribeirão Preto - SP
2° - Lebreiros II - Ribeirão Preto - SP
3° - Ogros - São Paulo - SP
Chauás Fast - Dupla Masculina – 75km
1° - Tildren - São Paulo - SP
2° - Calango - São Paulo - SP
3° - Hiking / Aventura Santos - Santos - SP
Chauás Fast - Dupla Mista – 45km
1°- Carranca Full Stop - São Paulo - SP
2° - Guepardos - São Paulo - SP
3° - Lebreiros II - Ribeirão Preto - SP
Chauás Fast - Dupla Masculina – 45km
1° - Montanheiros - São Paulo - SP
2° - Hemoglobina na Córnea - Ribeirão Preto - SP
3° - Adonai - Registro - SP
Chauás Solo - 75km
1° - Erasmo Cardoso Xiquito - São Paulo - SP
2° - Alexandre Menezes - São Paulo - SP
3° - Rodrigo Koke - Registro - SP
Mais informações: www.chauas.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website