A qualificação para a Lusitânea se encerra

Por Alexandre Guedes da Silva - 28 Jul 2009 - 10h30

Os dois últimos meses foram cheios de ação com a realização de quatro provas de qualificação ARWS dos dois lados do Atlântico - Espanha, Franca, Suécia e EUA foram os palcos destas duríssimas qualificações.

A expectativa e o interesse pelo ARWC Portugal 2009 continua crescendo: curiosos dos mais diversos locais do planeta começam a pesquisar e a querer aprofundar o seu conhecimento pela prova que irá tornar Portugal num dos marcos das Corridas de Aventura.

Em pouco mais de um mês o site oficial do Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura já recebeu 4951 visitas de 2194 pessoas que em mais de 369 horas visualizaram cerca 21832 páginas. Os cibernautas são dos mais variados locais. Até o momento, pessoas de mais de 784 cidades de 76 países diferentes já pesquisaram no site ww.arwc2009.com, o que sugere a diversidade cultural que Portugal irá acolher em Novembro deste ano.

Entretanto as provas do ARWS não pararam e as equipes continuaram a competir para garantir um lugar na final do campeonato mundial. A primeira quinzena de Julho foi bastante agitada para os corredores de aventura: no passado dia 9 terminou a prova da Suécia, Explore Sweden Expedition Adventure Race 2009, e começou a prova dos Estados Unidos, Untamed New England 2009 Adventure Race. Entre os participantes de ambas as provas, encontramos muitas equipes que estarão presentes no ARWC 2009 para uma prova
verdadeiramente desafiadora e estratégica, como só Portugal sabe organizar.

Entre os Top Ten da prova sueca encontramos sete equipes que estarão presentes em Novembro em Portugal. Para além da vencedora , a Lundhags Adventure, encontramos no terceiro lugar os polacos da equipe Speleo Salomon Gore-Tex, em quarto a equipe SOLE Herkules - com a Karen Lundgren dos Estados Unidos - , em sextos os suecos do Team Explore, em sétimos os finlandeses do Adventure Team Finland, em oitavos os britânicos da equipe Helly Hensen UK e finalmente, em décimo, a equipe russa DenSurka.Ru.

Estas sete equipes irão sentir uma grande diferença já que na Suécia os atletas apanharam o pico do verão com 20 horas de luz diária enquanto que em Portugal, a prova irá ocorrer já perto do Inverno, com noites longas e particularmente duras se frias e chuvosas. A orientação será mais complicada nestas circunstâncias e os atletas têm de estar preparados para enfrentar ainda outro tipo de adversidade durante a noite: o nevoeiro e os labirintos das serras portuguesas.

Do outro lado do Atlântico, a prova foi mais curta com apenas três dias non-stop de competição. Porém, apesar da curta duração, as equipes não tiveram a vida facilitada. Tiveram de conquistar as florestas de Nova Inglaterra sem qualquer tipo de ajuda. Não existiam equipes de apoio nas áreas de transição ou mesmo períodos de descanso pré-definidos, por isso, no continente americano as equipes tiveram de ser autosuficientes. A expedição no continente do Tio Sam foi protagonizada maioritariamente por equipes americanas e canadenses. Apenas duas equipes europeias participaram, sendo que uma delas foi a portuguesa Estoril Portugal XPD team.

A prova terminou a 12 de Julho de 2009 sagrando campeões os canadenses ATP/ Salomon que ganharam desta forma uma oportunidade para conhecer o velho continente. Os segundos classificados, os Team Kinetic, têm também já garantida a sua presença no ARWC 2009. Neste momento, o Adventure Race World Championship 2009 tem já inscritos representantes dos cinco continentes. No total são 70 equipes inscritas de 28 países diferentes. Esperamos encontrar todos em Novembro na maior Aventura da Lusitanea - a
“Citânia da Luz”!!!

Mais informações: ww.arwc2009.com

Alexandre Guedes da Silva
Por Alexandre Guedes da Silva
28 Jul 2009 - 10h30 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais