» GPS Track |
» Google Maps |
» Galeria de fotos 1 |
» Site oficial |
A equipe Sundown Oskalunga foi a grande vencedora da Extremaventura Prudentópolis 2009, segunda etapa do Circuito Sul Brasileiro, e que contou com a presença de equipes nacionais e internacionais. Por pouco a prova não foi obrigada a ser cancelada devido à gripe suína, fato que ocorreu com outro evento de mountain biking que aconteceria no mesmo dia no Paraná.
A previsão era de chuva durante todo o dia, mas São Pedro resolveu dar uma folga e o dia ficou apenas nublado. Porém, após uma semana de muita chuva e frio, as trilhas e estradas já estavam cheios de lama e as dificuldades já eram previstas pela organização e pelos participantes, que tiveram muitos problemas com suas bicicletas, como correntes e câmbios quebrados.
Miguel Rampazzo, da Papaventuras, teve a corrente de sua bicicleta quebrada logo nos primeiros quilômetros e isso se repetiria mais algumas vezes até o final da prova.
Outra equipe que teve muitas dificuldades com a lama foram os uruguaios da Olimpikus Pacman Team, que também sofreram pelo formato de prova mais curta e rápida. "Para nós a prova foi dura porque o terreno é bastante variado, havia muito barro e não estamos acostumados com tanta intensidade em pouco tempo, somos acostumados com corridas mais longas. Tivemos uma corrente quebrada e também um remo e uma sapatilha quebradas, tive que pedalar descalço", disse Juan Berta
A prova foi montada em forma de alças e a maioria das transições aconteceu na Secretaria de Esportes da cidade, onde as equipes deixaram suas bicicletas e caixa de reabastecimento. Um trecho que provavelmente seria o diferencial da prova, com técnicas verticais e trekking, foi cancelado e isso também deixou a prova um pouco mais rápida.
Apesar de correr em categorias separadas, a Sundown Oskalunga (quarteto) e a Brazukas Adventure (dupla) travaram uma disputa particular pela primeira colocação na classificação geral. A dupla paranaense liderou quase toda a prova e aos poucos foram sendo alcançados pelos brasilienses, que a cada transição diminuia a diferença de tempo e deu o golpe final na última seção de mountain biking.
Algumas equipes tiveram dificuldades em encontrar o PC3, localizado em uma igreja - da várias - da região. Para comprovar que o posto de controle estava no local correto, a organização publicou em seu site o tracklog do caminho percorrido durante o levantamento da prova.
A cidade de Prudentópolis é colonizada por ucranianos e os atletas foram presenteados por uma bela apresentação de dança típica do país, com participações de crianças, jovens e adultos fazendo as coreograficas que deixariam muitos atletas com mais dores nas pernas do que percorrer vários quilômetros correndo e pedalando.
Veja abaixo como ficou o pódium:
Pró
1º Sundown Oskalunga
2º All Nature Adventure
3º Guartelá
Expedição
1º Brazukas Adventure
2º Biketeria
3º Santa Rita Adventure
Aventura Duplas
1º GR Aventura
2º 3X Trail Run
3º Beto Bikes
Aventura Solo
1º Willina "Gargamel" Ienke
2º Reginaldo - Patrulha Londrina
3º RGS Adventure
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website