A disputa pelo título de campeão paranaense de Corridas de Aventura 2009 ficou embolada após a realização da etapa Prudentópolis. Em todas as categorias a disputa está bem acirrada, com diversas equipes brigando pela ponta.
A Pró é a categoria que possui menos times com possibilidade de ascender como campeões. Nesta categoria apenas duas equipes polarizam o topo da tabela, Guartelá com 177 pontos e All Nature Adventure com 174. Na categoria Expedição, brigam pelo título as equipes Biketéria (164), Tramontrip (161), Na Sombra do vento (126), Brazukas Adventure (100), Superação (89) e Santa Rita Adventure (77) pontos.
Impedida de participar da primeira etapa, devido a um assalto sofrido a loja de um dos integrantes da equipe, a Santa Rita Adventure precisará ganhar a próxima etapa e ainda torcer contra as equipes Biketéria, Tramontrip e Na Sombra do Vento. A Brazukas Adventure, vencedora da etapa Prudentópolis é outra forte candidata que promete buscar o título da temporada. Já a equipe Superação revelou que irá surpreender e garante que vai com tudo na 3ª etapa.
Na Categoria Aventura, já batizada como a mais popular do circuito, possui um equilíbrio ainda maior. Brigam pelo título dez equipes com potencial de erguer o troféu de campeão. Com 103 pontos conquistados a Sonâmbulos quer levar para o centro sul do estado a taça. Outras equipes que aparecem com muitas chances são a Roda Livre (101), GR Aventura/Trans Torino (100) que venceu em Prudentópolis, Bike Aventura (100) vencedora em Tijucas, Pangea (93), 3X Trail Run / Snake (87), Beto Bikes (77), Helgo (77), Licancabur (75) e Papaléguas (69) que não participou de Prudentópolis e perdeu oportunidade de subir no ranking.
Vida mansa apenas para o experiente atleta Willian “Gargamel” Ienke. Com 187 pontos e com duas vitórias garantidas na Aventura Solo, o atleta que já integrou um dos melhores quartetos do estado, a equipe Moicanos de Foz do Iguaçu, tem tudo para embolsar o título da temporada 2009.