por: Roberto Bastos
A corrida não começou para nós na sexta às 00h00min, horário da largada, e sim na quinta-feira, quando a equipe foi formada pelo capitão Levi Junior. Tudo muito de repente, uma equipe que contava com atleta de várias equipes de PE. Essa junção acabou dando muito certo.
Desde quando saímos daqui de Pernambuco sabíamos que não encontrariamos prova fácil, até mesmo porque em Alagoas as provas são muito duras e para completá-las esse tempo de chuva iria dificultar ainda mais o desempenho da nossa equipe na prova.
A prova começou com um remo muito duro subindo o rio em Barra de Santo Antonio, com aproximadamente 22 km, seguido de um bike'n run de 11 km e por um mountain bike de 17 km até o PC 03. Neste momento já era 7 horas da manhã e estávamos em 4º lugar, mas muito próximo dos lideres da prova que fizeram uma bike run mais forte que nós.
Chegamos ao PC 03 com um erro dos lideres em 2º lugar, junto com a equipe Direction de nossos amigos daqui de Pernambuco. Também fizemos uma transição rápida, mas mesmo assim a Direction saiu cerca de 5 minutos na nossa frente. Tudo bem, ainda teria muita prova pela frente.
Foram mais o menos uns 13 km de outro bike run muito duro para 3 ou 4 equipes, inclusive a nossa, pois quem conhecia a região seguiu por um local que não se encontrava no mapa e as equipes que seguiram pelo mapa encontraram um charco com muito lama.
Chegamos no PC 04 em 5º lugar e perdemos muito tempo nesse charco, mas bola para frente, entramos para mais uma canoagem só que dessa vez com um bote amarado em um dos caiaques com a bike dentro, voltando até o PC 03. Foram uns 11km de canoagem, mas dessa vez a favor da correnteza. Fizemos muita força nesse trecho e encostamos no 4º lugar, que era os nosso amigos da Ospato (AL). Chegamos bem dizer juntos ao PC 05 que tinha sido o PC 03 e lá deixamos a bike que vínhamos trazendo dentro do bote e continuamos de canoagem. A mais ou menos 1km deixamos o bote na outra margem do rio e continuamos com os caiaques até chegar em Barra de Camaragibe, onde partimos para um trekking ainda em 5º lugar.
No caminho nos alimentamos e nesse momento da prova já caia a noite e entramos em uma trilha, novamente com muita lama, até chegar no bote (aquele que deixamos a 1 km do PC 5) e nesse momento já estávamos vendo as equipes, menos a primeira.
Entramos nos bote e remamos forte para buscar as equipes. Chegamos no PC e encontramos nossa bikes. Ao chegar, vimos que o primeiro colocado tinha saído há 2 minutos e do segundo colocado até a nossa equipe, todos ainda estavam no PC.
Então nos arrumamos rápido e saímos do PC já em 3º e agora era só bike até a chegada. O percurso teve cerca de 110 km e pela frente só havia PC's virtuais. Saímos em direção ao primeiro com 30 minutos e já tínhamos a primeira colocada e então decidimos usar uma estratégia que nos fez ganhar tempo e usar menos força: atacamos o PC virtual 02 pela BR. Faltando uns 6km para chegar nesse PC decidimos dormir 30 minutos em uma casa em construção, ainda na BR, e logo após o sono montamos nas bike e partimos. Ainda com muito sono chegamos ao PC 02 por volta da 1 da manhã do domingo e saímos logo de lá, um local que fazia muito frio.
Agora só faltava um PC e a chegada, mas pense em um PC que se tornou muito distante. Nós pedalamos muito e nada desse PC. O terreno era muito difícil de progredir mas mesmo assim continuamos e faltado cerca de uns 5 km, paramos em uma casa, que já tinha uma equipe, Os Guerreiros (AL). Quando chegamos eles já iam saindo e isso era cerca de 4:30 da manhã do domingo.
Aproveitamos para lavar as bikes e nos reabastecer de água e tomar um cafezinho bem quentinho, pois estava frio. Perguntamos algumas coisas aos moradores e cerca de 5:00 horas saímos em busca desse PC tão trabalhoso. Batemos o PC logo atrás dos nosso amigos de Alagoas e na volta encontramos com a equipe Direction. Para nós eles já tinham passado ali há muito tempo, até porque no ultimo PC que os vimos, eles estavam 50 minutos na nossa frente e então pensamos que estávamos em 2º lugar. Sabíamos que a equipe que vinha atrás era muito forte, então pedalamos muito e com isso acabamos passado Os Guerreiros e assumindo a liderança da prova.
Há cerca de 10 km para o final o navegador da equipe Direction uso uma estratégia muito arriscada, mas que acabou dando certo: seguir o rasto dos pneus da nossa equipe e com isso eles encostaram na gente.
Ficamos juntos cerca de 10 minutos, pedalando lado a lado, e quando ele se localizou ao perguntar para um morador como fazia para ir para a BR, eles partiram e nós não tivemos como acompanhá-los. Então começamos a nos preocupar com quem vinha atrás e fizemos força até a chegada, onde encontramos nosso amigos pernambucanos da Direction, que tinham chegado cerca de 30 minutos na nossa frente.
Valeu a Levi Junior por não deixa o ânimo da equipe cair; Jovaldo Bastos, pela excelente navegação e Juliana Bezerra por ter topado entrar nessa corrida de ultima hora.
Após 34 horas de prova chegamos em 2º Lugar
Roberto Bastos
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website