QuasarLontra vence em São Paulo prova que exigiu muita estratégia

Por Wladimir Togumi - 24 Ago 2009 - 15h25

A chuva e o frio marcaram presença novamente na etapa São Paulo do circuito Adventure Camp, mas desta vez o desafio aconteceu durante o dia e não houve parada obrigatória. No ano passado os participantes percorreram as ruas da região oeste e do centro velho da cidade e depois foram deslocados de carro para a região sul, onde finalizaram com a seção de canoagem.

» Galeria de fotos
» Site oficial

A base do evento neste ano foi montada no Yatch Club Paulista, localizado às margens da represa Guarapiranga, uma das responsáveis pelo abastecimento de água da cidade. O domingo amanheceu nublado mas sem o vento e o frio que os participantes das clínicas enfrentaram no dia anterior, e de vez em quando o sol ameaçava aparecer entre as nuvens cinzas apesar da previsão de chuva. O comentário geral era que, se o clima se mantivesse assim, já estava bom.

Com a obrigatoriedade das equipes levarem mais uma embarcação, a diferença de rendimento na etapa de canoagem - uma das modalidades mais exigidas  nesta etapa - deixou de ser apenas força ou técnica, mas também da estratégia na escolha e do conhecimento de outras embarcações. O nivelamento aconteceu com a obrigatoriedade de um duck da organização por equipe.

A estratégia acabou não dando certo para a equipe Competition Aroeira, que apostou em um catamarã devido aos fortes ventos da região, mas a falta de vento obrigou os integrantes a remar muito.

Mas outras estratégias ainda estavam por vir. A partir do PC1 as equipes puderam se dividir e deveriam se reunir novamente no PC4 e entre estes postos de controle elas tinham o rogaime – a busca de prismas sem sequência obrigatória – e os postos de controle na Ilha Redonda e Ilha dos Eucaliptos. Na maioria dos casos uma foi buscar os primas e a outra se adiantou para buscar os postos de controle mais “fáceis” e aguardar seus companheiros. Como o trajeto de volta passava pelo mesmo local, as equipes podiam ainda optar entre fazer o rogaime na ida ou na volta.

No trecho de mountain biking os participantes tiveram a oportunidade de pedalar pelo trecho sul do rodoanel, que ainda está em fase final de construção.

Quando as lideres chegaram de volta ao Tênis Clube Paulista para começar a para o Yatch Club, começou a chover e não parou mais.

A primeira a entrar na água foi a Canoar – Núcleo Aventura e logo depois vieram a QuasarLontra e a WRR1, mas a primeira colocada tinha deixado o rogaime para o final. Além disso um erro de comunicação ao determinar o ponto de reencontro das duas duplas acabou tirando  mais algumas posições da Canoar.

A vitória ficou com a equipe QuasarLontra e a segunda colocação, com a WRR1, que foi penalizada em 15 minutos por utilizar remo próprio na seção de canoagem. O tempo não foi suficiente para a Selva NSK Kailash subir um degrau no pódium, que ficou com o terceiro lugar.

Atualmente para conseguir um bom resultado nas provas do Adventure Camp, a equipe deve ser estrategista e também contar com mais de um navegador para que a estratégia funcione bem. Além disso os integrantes das equipes devem conhecer o ritmo de cada um e suas modalidades mais fortes e fracas para conseguir fazer a divisão certa, na hora certa.

Diversidade de embarcações – além dos tradicionais ducks utilizados na maioria das corridas de aventura, os participantes do Adventure Camp puderam ter contato com outros barcos nesta etapa. Na corrida de domingo, os kids largaram nos botes de rafting; os teens, em ducks; os participantes da Light seguiram até o PC1 nos Dragon Boat, com 20 pessoas em cada uma; e os Pro, em ducks, caiaques oceânicos e até skiff (utilizado no remo, onde as pessoas seguem de costas).

Ao final do dia um grupo de alunos que recebia aulas de vela se misturou às equipes que chegavam para cruzar o pórtico. O uso do barco próprio, segundo o organizador Sérgio Zolino, é alimentar a idéia de cada equipe ter sua própria embarcação nos eventos.

Classificação Parcial
Categoria Pro

1 - QuasarLontra
2 - WRR1
3 - Selva NSK Kailash

Categoria Master
1 - Cão do Mato
2 - Ecobravo
3 - PaBuff

Categoria Aventura
1 - Enigma
2 - Ogros
3 - 4x4

Categoria Masculina
1 - Expresso Mirassol
2 - Labarra
3 - Rato Magro

Categoria Grupo de Treinamento
1 - Guepardo Selva
2 - Bora Bora
3 - Eu Vou Sagat

Categoria Light
1 - Tango 2
2 - Pata da Cobra
3 - Tango 1

Categoria Teens
1 - Pé na Lama
2 - PNV
3 - Oskalunguinhas

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
24 Ago 2009 - 15h25 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais