As subidas, descidas, estradas e trilhas da região de Piranga (MG) colocaram à prova as habilidades técnicas e o preparo fisico dos participantes da Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura, que contou com a presença de atleas de São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Espirito Santo, Rio de Janeiro e, é claro, Minas Gerais, nas categorias Quartetos, Duplas e Solo e em dois percursos separados, com 120 quilômetros e 50 quilômetros cada.
» Galeria de fotos |
» Mapa da prova |
» Site oficial |
Com o forte calor durante o dia o cuidado com a hidratação teve que ser redobrado para evitar um maior desgaste fisico, que já era grande devido ao esforço para subir e descer as montanhas que marcam a paisagem mineira. Alguns atletas brincavam dizendo que o único trecho plano da prova era na praça central da cidade, local de largada, chegada e algumas transições.
A categoria Expedição saiu pedalando da cidade em um comboio balizado pela policia até que os atletas estivessem fora da área urbana e partissem para os primeiros 33 quilômetros de prova. Poucas horas depois as primeiras colocadas já estavam de volta à cidade para deixar as bicicletas e partir andando para o início da canoagem. Corredeiras, remansos e pedras foram os desafios para a maioria das equipes nos 11 quilômetros de descida, mas para o quarteto Sempre Viva os destroços de uma ponte caída se tornou um obstáculo a mais e um dos duck da equipe acabou virando. No decorrer da prova a equipe acabou perdendo a segunda colocação para os capixabas da Sinergia.
A canoagem terminava na seção de técnicas verticais, uma travessia em cabo aéreo sobre o rio, que parecia muito mais fácil mas que exigia muita força. Os atletas desciam com a gravidade até metade do caminho e depois tinham que se puxar com as mãos até o outro lado. Mesmo com a ajuda dos companheiros - no caso das duplas e quartetos - a tarefa não era fácil. Pior para os atletas solo, que tinham que fazer tudo sozinhos.
Começava a anoitecer e a esfriar quando teve início a longa perna de mountain biking que passava pelo município de Manja Léguas. Com diversas opções de caminho, se deu melhor quem conseguiu visualizar o mapa com mais precisão enquanto traçava o percurso e escolher a melhor opção de acordo com sua estratégia.
Na transição montada em Mestre Campo, a dupla masculina Yak's / Itália Kono liderava o pelotão com uma boa diferença de tempo e logo saiu para o trekking de 15 quilômetros. Atrás dela chegou o atleta solo Pedro Pinheiro e logo depois o quarteto Trotamundo. Os vencedores de cada categoria já estavam praticamente definidos mas a navegação no trekking poderia mudar tudo. Felizmente para eles não houve muita dificuldade e a sequência se manteve até a volta para o centro de Piranga.
"Eu já sabia que a região era exigente em relação à altimetria e a prova teve navegação bem exigente, mas o meu maior inimigo foi o calor", disse o catarinense Pedro Gonçalves Pinheiro, vencedor da categoria solo. "Eu venho do sul, tenho treinado em temperaturas mais baixas, conforme foi anoitecendo a temperatura baixou bastante, chegou numa situação muito melhor de clima para mim e comecei a render mais, conseguindo manter a liderança até o final."
Todos que completaram o percurso receberam medalhas de participação, os primeiros colocados (1º ao 5º) medalhões personalizados, além disso foram divididos R$ 6.300,00 entre os três primeiros colocados de cada categoria na categoria Expedição (quarteto, dupla e solo).
Quarteto Expedição (120 Km)
1º - Trotamundo BMG (MG) - 14h 39’ 51’’
2º - Sinergia (ES) - 17h 12’ 03’’
3º - Sempre Viva (MG) - 18h 00’ 59’’
Dupla Masculina Expedição (120 Km)
1º - Yaks – Itália Kono (MG) - 13h 39’ 07’’
2º - Santa Ritta Adventure (PR) - 15h 11’ 20’’
3º - The Hunters (RJ) - 15h 35’ 09’’
Dupla Mista Expedição (120 Km)
1º - Unimed – Rio Ecolabore (RJ) Mista
2º - Advogado Aventureiro (MG) Mista
Solo Expedição (120 Km)
1º - Pedro Pinheiro (SC) - 14h 32’ 22’’
2º - Bruno Taketani (RJ) - 15h 08’ 02’’
3º - Fabio Sant'anna (MG) - 15h 53’ 56’’
Dupla Aventura (50 Km)
- Masculina
1º - Prefeitura De Piranga 2 - 4h 31’ 45
2º - Itália Kono - 4h 46’ 26’’
3º - Rio Piranga - 4h 48’ 24’’
- Feminina
1º - Absoluta Quimera (MG) - 4h 54’ 53’’
2º - Todo Terreno (MG) - 5h 31’ 00’’
- Mista
1º -Natrilha (SP) - 7h 15’ 29’’
2º - Academia Corpo & Forma 1 - 7h 18’ 11’’
3º - Advogado Aventureiro (MG) - 9h 05’ 30’’
Mais informações: www.planetaventuras.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website