A organização da Chauás divulgou detalhes da Caminhos Extremos de Pilões, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de setembro na região da serra do mar. O percurso terá aproximadamente 300 quilômetros passará por trilhas que sobem e descem as serras que até pouco tempo atrás eram proibidas ao público e agora estão sendo abertas para o ecoturismo sustentado. A largada será em Cubatão e a chegada em Bertioga
Hotel Base
Toda a recepção das equipes será em Bertioga a partir de sexta feira.
Às 7h30 do sábado os atletas serão transportados de ônibus para a largada em Cubatão.
Além do Hotel Base utilizado pela organização há opção de hospedagem em pousadas e camping na cidade de Bertioga, além de alojamento municipal gratuito. Importante fazer rápido as reservas, pois os hotéis costumam lotar no feriado.
Mapas e Check In
O Check-In e a entrega dos mapas acontecerão em Bertioga, na sexta feira, 04, das 18 às 23 horas.
Caixa
Cada equipe poderá entregar para a organização uma caixa de 60 litros, bem fechada, contendo equipamentos e mantimentos. Ela deverá ser entregue em Bertioga, sábado às 7 horas, antes da entrada no ônibus.
Trilhas - 68 km
Durante o percurso, principalmente nos trekkings, a prova passará por trilhas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em uma área de grande importancia no projeto de preservação da Mata Atlântica.
Uma das grandes preocupações do projeto é quanto a sustentabilidade das ações planejadas, para que elas possam se desenvolver e crescer. Quase todas as trilhas já são usadas com turismo irregular e estão sendo estudadas para se transformar em trilhas de ecoturismo formalizado, dentro das regras do projeto do Parque Estadual. "Então teremos o orgulho de dizer que os atletas foram os primeiros a passar oficialmente por estas trilhas, colaborando com a sustentabilidade dos projetos do Parque"
Orientação - média
A orientação será de nível médio, mais fácil e diferente das tradicionais provas de 80 km. A maior parte do percurso será por trilhas demarcadas. Os atletas irão subir e descer a serra por três vezes, o que exigirá força nas pernas. A maioria das trilhas acompanha rios e cruzam grandes estradas. Não haverá grandes rasga-matos, nem roubadas em mangues, será um percurso duro, rápido e dinâmico nas mudanças de modalidades. Haverá um corte no final do percurso que fará com que as equipes mais atrasadas cruzem o pórtico de chegada dentro do tempo limite e classificadas.
Mountain Bike - 165 km
A modalidade passará por estradões de terra e fazendas de eucaliptos, com orientação média e totalmente pedalável, com uma trilha incrível no final. Serão duas pernas de bike sendo uma curta, de dia, e outra longa, provavelmente noturna, onde as equipes irão precisar de muita iluminação nas decidas para desenvolver boa velocidade. Durante o mountain bike pode ocorrer o fenômeno da neblina, muito comum na região.
Atenção: na sexta feira, durante a viagem para Bertioga, as equipes deverão deixar as bikes no PC em Cubatão.
Este AT fica na estrada onde as equipes passarão de carro em direção a Bertioga
Saia de casa com a sua bike pronta para deixar no PC.
Canoagem
A novidade na canoagem é que será utilizado três tipos de embarcações, sendo que todos os barcos e remos são fornecidos pela organização.
Ducks - 14 km - em represa - provavelmente a maioria das equipes remará no período do anoitecer e a noite, o que exigirá atenção na navegação.
Aqua Rider - 6 km - descida de rio remando em bóias, com pequenas corredeiras num percurso de aproximadamente uma hora e meia.
Canoas Canadenses - 42 km - serão utilizadas as canoas canadenses da EMA que serão remadas num grande rio do litoral. Os quartetos irão remar em duas canoas, com dois atletas em cada canoa.
As duplas remarão numa canoa só.
Equipamentos
Em função das mudanças de modalidades entre trekking, canoagem e mountain bike durante o percurso, o colete salva vidas e capacete deverão estar obrigatoriamente com os atletas durante todo o percurso, além dos equipamentos obrigatórios individuais, 1° socorros e de segurança.
Haverá inspeção de equipamentos no meio do percurso.
Familiares e amigos
Em carros próprios, os amigos e familiares poderão acompanhar o ônibus para assistir a largada.
O local é um parque onde existem guias de ecoturismo para levar os familiares a interagirem totalmente com o ambiente andando por trilhas, atravessando rios, visitando o museu com animais embalsamados, fotos, vídeos e conhecer a história e a culinária local. Tudo isso pode ser aproveitado logo após a largada.
O Hotel em Bertioga fica de frente para a praia, perto da chegada e os familiares poderão aproveitar o feriado com toda a infraestrutura e segurança.
Projeto Ambiental
Plantio de 2000 sementes de Palmito Juçara pelos atletas nas trilhas do Parque Estadual, Núcleo Pilões. Também serão plantadas 300 mudas de Palmito Juçara no Parque das Neblinas em Bertioga.
As sementes e mudas serão fornecidas pela organização. O projeto ambiental tem o apoio da Red Apple Cosméticos que acredita no uso sustentado dos atrativos naturais.
Projeto Social
Cada atleta deverá entregar 5 kg de alimentos para doar à prefeitura, que os encaminhará para as entidades carentes da região.
Premiação
Todos os quartetos mistos estarão disputando, além dos troféus de 1°, 2° e 3° lugares, uma vaga para a próxima edição do Ecomotion Pro, que será disputado em Novembro em Minas Gerais.
Todas as equipes, quartetos e duplas receberão medalhas de participação e kits contendo brindes da prefeitura de Cubatão, além de saches com protetor solar, repelente e óleo hidratante de Açaí da Red Apple Cosméticos, produtos de primeiros socorros da Nexcare 3M e suplementos alimentares em "gel" da Hammer Nutrition e em "barra" da Neo Nutri.
Toda a equipe médica e de resgate da prova também estarão trabalhando com produtos fornecidos pela Nexcare 3M.
Ranking
A prova contará pontos para o RBCA - Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.
Também contará pontos dobrados para o Ranking Chauás 2009.
A prova segue as Diretrizes Básicas de Segurança da Associação Paulista de Corridas de Aventura.
Apoios
A Expedição Chauás Caminhos Extremos do Pilões 300 km tem o apoio da Red Apple Cosméticos, Vit Shop, Hammer Nutrition, Solo Barra Energética, ONG Sabia Vivo, APCA, RBCA, Ecovias, Emae Caminho do Mar, Codesp, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões, Policia Militar Bombeiros, Prefeituras de Cubatão, Paranapiacaba, Santos, Praia Grande, São Bernardo do Campo, Riacho Grande, Ribeirão Pires, Biritiba Mirim e Bertioga.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website