Acontece no próximo dia 3, na Ilha de Itaparica, o RUNNING DAVENTURA, evento que reune esporte, turismo e responsabilidade socioambiental. A edição, este ano, tem como slogan "O desafio de todos nós" e unirá os corredores de atletismo e de aventura numa mesma largada, num mesmo percurso. Ou seja, são duas competições em um único evento – corrida de rua (RUNNING) e corrida de aventura (DAVENTURA).
Os atletas de corrida de rua acostumados ao entorno sempre urbano, passam por uma experiência diferente no Running Daventura 2009. O circuito preparado para eles é um autêntico cross-country, de percurso balizado e oferece um cenário diversificado composto por ambientes de asfalto, trilhas, estradas de chão e praias. Já, os atletas de corrida de aventura percorrem a Ilha e praticam o trekking, costeira, natação, mountain biking, canoagem e orientação.
A largada está prevista para as 9h15, do Forte São Lourenço, em Itaparica, local de natureza selvagem, preservada e ideal para a prática de esportes. As paisagens paradisíacas não economizam em verde, sol e lindas praias.
Cerca de 500 atletas são esperados a desfrutar da ilha. 400 deles, destinados a corrida de rua para percorrer 6 km na categoria Light ou 14 km na Pro. Os outros 100 atletas participam do segmento de aventura e percorrem 100 km de prova, nas categorias Dupla ou Quarteto.
O evento é válido pela 4ª Etapa do CBCA 2009 (Circuito Baiano de Corrida de Aventura), regulamentado pela FBCA (Federação Baiana de Corrida de Aventura, www.fbca.com.br) e pelo RBCA (Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura, www.rbca.com.br). Além disso, faz parte do calendário de corridas de rua e conta com o permit, oficialização de percurso e apuração feitas pela FBA (Federação Baiana de Atletismo, www.fba.org.br).
O RUNNING DAVENTURA é uma proposta de esporte diferenciada que alia o prazer da atividade física a um estilo de vida que integra o homem à natureza e à conscientização ambiental. A Petrobrás, patrocinador máster do evento, e o Governo Federal junto aos demais apoiadores acreditam na relevância do RUNNING DAVENTURA 2009 no cenário baiano esportivo.
Segurança e Infra-estrutura - Uma prova de âmbito nacional e com um perfil diversificado de atletas exige organização complexa e diferencial técnico. Para garantir a segurança, conforto e êxito dos competidores, o evento conta com uma equipe multidisciplinar com mais de 100 colaboradores, que atuam distribuídos entre produção, organização e gerenciamento do evento. O evento conta ainda com o apoio da Policia Militar, Capitania dos Portos, ambulâncias, médicos, equipes de resgate e primeiros socorros, motos, barcos para apoio nos trechos de canoagem e natação, todos integrados por meio de radiocomunicadores.
Responsabilidade ambiental e social - O evento também realizará ações sociais e ambientais cuja proposta é gerar uma contrapartida ao desenvolvimento do turismo sustentável em Itaparica. O objetivo é que essas ações, durante o evento, se materializem na neutralização da emissão de carbono, na doação de 1 tonelada de alimentos, realização de palestras e promoção de ações educativas de saúde. O RUNNING DAVENTURA pretende estimular o patrocínio a eventos locais e a criação de postos de trabalho. Para isso, no dia do evento, serão cedidas as inscrições para os atletas locais na categoria RUNNING – incentivando assim o esporte no município.
Abaixo o detalhamento das ações:
- Alinhado com a sua política de responsabilidade com o meio ambiente, a prova terá a sua emissão de carbono totalmente neutralizada. O carbono gerado pelos veículos será calculado e convertido em mudas nativas que serão plantadas e monitoradas até atingirem a sua fase adulta. A Corrida receberá, portanto, o selo Carbono Zero, do Programa Floresta Bahia Global, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado.
- A comunidade carente da Ilha receberá uma tonelada de alimentos doados pelos atletas no ato da retirada do kit. Os povoados beneficiados serão os localizados no percurso da prova.
- Serão realizadas palestras motivacionais nos distritos da Ilha com o tema: “Turismo de base comunitária”. A finalidade é despertar as pessoas para as vantagens da prática do turismo sustentável como fonte de valorização cultural, ocupação, renda e preservação ambiental.
- Ação educativa de higienização bucal, coordenada pela Odontóloga e atleta de corrida de aventura da equipe Aventureiros do Agreste, Dra. Luciana Freitas Leal. Beneficiará 100 crianças.
- Patrocínio ao I Torneio de Canoa Caiçara de Baiacu.
- Criação de 40 postos de trabalho no dia do evento, no qual a comunidade será qualificada e executará trabalhos técnicos operacionais durante a prova.
- 20 inscrições gratuitas para atletas de Itaparica e Vera Cruz visando incentivar o esporte no município.
Programação
Dia 30 de setembro – Entrega de Kits para os Atletas e Congresso Técnico - Nesse dia, os atletas podem retirar seus kits com camisa do evento, senhas, brindes de patrocinadores e parceiros, além de terem acesso ao Congresso Técnico para o segmento RUNNING (cross-country), que acontecerá às 19 h, em Salvador, em local a ser confirmado até o dia 25 de setembro.
Dia 2 de outubro – Cerimônia de Abertura e Congresso Técnico Aventura - Na sexta-feira, 2, à noite, a partir das 21h, em Itaparica, no Solar Del Rey, acontece a Cerimônia de Abertura Oficial do evento, com o Congresso Técnico para o segmento AVENTURA. Os atletas recebem os mapas com o percurso surpresa que terão que vencer no dia seguinte.
Dia 3 de outubro – Largada e Chegada – Itaparica – Forte São Lourenço - Concentração dos atletas na Arena de Largada – 7:30 h às 9:00 h
Largada às 9:10 h - Chegada dos atletas do segmento RUNNING: entre 10 h e 11 h
Premiação dos vencedores do segmento RUNNING: 12 h
Chegada e Premiação dos atletas do segmento AVENTURA: a partir das 20 h
SEGMENTOS / MODALIDADES / DISTÂNCIAS / VALORES DE INSCRIÇÃO:
- Running Light - corrida cross coutry – 6 km – 45 reais por pessoa
- Running Pro - corrida cross coutry – 14 km – 45 reais por pessoa
- Corrida de Aventura - Dupla ou Quarteto – trekking, mountan bike, natação, canoagem e orientação – 105 km – 150 reais por pessoa
OBS: cada atleta deve doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos nas principais comunidades carentes da Ilha de Itaparica.
Ponto de inscrição:
Zogby Sport - R. Minas Gerais, 70, Pituba - www.zogby.com.br - Tel: 3248-1474
OBS: Os habitantes da Ilha de Itaparica terão 50% (cinqüenta por cento) de desconto no valor da inscrição em qualquer categoria.
Mais informações: running.daventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website