Alojamento, alimentação, mapa perfeito, ótima organização de prova, grande número de participantes e premiação em dinheiro. Há muito tempo não se via todos esses itens juntos numa corrida de aventura e foi essa a estrutura encontrada na primeira edição do Desafio de Aço, realizada no domingo (27) na cidade de Santa Maria (RS), com organização do 1º RCC - Regimento de Carros de Combate.
» GPS Track |
» Google Maps |
» Galeria de fotos |
» Site oficial |
O evento juntou numa mesma competição atletas civis e militares em um percurso bastante exigente que misturou modalidades tradicionais com novidades como a MTB-O (orientação em mountain biking) e uma pista militar.
Durante o sábado foi realizada a recepção dos participantes, checagem de material obrigatório e a entrega do Sport Ident, chip de controle de passagem eletrônico. O clima durante o dia estava bom, mas a previsão de chuva foi acertada e o briefing, que seria realizado ao ar livre, teve que ser transferido para uma sala fechada, mas isso não tirou o brilho da apresentação que foi aberta pelo comandante do 1º RCC, Tenente Coronel de Cavalaria Marco Antonio Rodrigues.
O video de abertura com os blindados do exército brasileiro impressionou bastante os civis, que dificilmente tem a oportunidade de conhecer o desempenho desses veiculos e vê-los de perto como aconteceu neste final de semana.
O briefing foi bem objetivo e passou apenas uma visão geral do percurso e do funcionamento da prova, como horários de corte e de encerramento e a existência de PC's facultativos que dariam bônus em tempo para quem os encontrasse. Os mapas e coordenadas foram entregues apenas na manhã de domingo, pouco antes da largada. Para finalizar, foi realizado o sorteio de produtos dos patrocinadores como um rádio para carro e até uma bicicleta. A situação mais engraçada foi a do atleta gremista (que estava com a camisa do time por baixo da blusa) que ganhou um agasalho do rival Internacional.
Após o jantar de massas no refeitório do quartel os competidores foram para o alojamento terminar de arrumar os equipamentos e tentar descansar um pouco. O dia começaria cedo no domingo.
Pouco antes das 5h00 a movimentação começou no alojamento e após um rápido café da manhã, os competidores foram transportados em micro-ônibus para o centro da cidade e ao mesmo tempo as bicicletas seguiam de caminhão.
A chuva que começou na noite anterior se intensificou durante a madrugada e não deu trégua, deixando o percurso bastante pesado. Uma galeria comercial, já prevista pela organização, serviu de refúgio para os competidores e organização e no local foram entregues os mapas e parte das coordenadas dos postos de controle. O chão foi tomado pelos competidores, ansiosos em plotar os pontos e ver o caminho que teriam pela frente. As coordenadas seguintes foram entregues no meio do percurso.
A cidade começava a acordar quando cerca de 1 hora depois das entrega dos mapas, os 200 atletas se alinharam com suas bicicletas e partiram para os diferentes percursos das categorias expedição, aventura e militar. Os iniciantes puderam dormir mais um pouco e largaram apenas na tarde de domingo. A dupla Chimarrão foi a primeira a encerrar seção e partir para o trekking, mas logo atrás estava o restante do pelotão, que não os deixava distanciar muito.
O ritmo estava forte e pouco tempo depois os competidores da Expedição já estavam na água para realizar a etapa de canoagem. As grandes e pesadas embarcações militares exigiram muita força no braço e sincronia para encontrar os prismas espalhados pelo lago, utilizando uma foto aérea. As embarcações das duplas e atletas solo eram menores, mas não menos difícil de utilizar. O bote do atleta Marcelo Santos se encheu de água e em determinado momento ele teve que encostar na margem e ser ajudado por outro atleta para poder seguir adiante.
Ao invés de remar, os participantes das categorias Aventura e Militar realizavam a natação.
O trekking seguinte obrigou os competidores a subir a íngreme Estrada do Perau e passar por alguns PC's virtuais até a chegada no MTB-O. A Chimarrão ainda mantinha a liderança na classificação geral e teve o contratempo de um pneu furado ao pegar as bicicletas. Para "ajudar" um pouco mais, a bomba que levaram não estava funcionando e eles conseguiram uma emprestada com a equipe seguinte, o quarteto Papaventuras, que ao sair viu que também tinham um pneu furado.
A todo momento a chuva parava e voltava, às vezes fraca, às vezes muito forte, o que não facilitava a vida dos competidores nem da organização. Muitos achavam que essa situação era bem melhor que o forte calor normal do interior do Estado e apesar da chuva, não estava frio.
Para a realização do MTB-O, o staff da prova prendeu uma planilha em cada uma das bicicletas, obrigando todos os integrantes das equipes a marcar sua passagem pelos postos de controle. As equipes receberam um pequeno mapa na escala 1:10.000 para encontrar os prismas espalhados nesta seção.
No PC6 as equipes receberam as coordenadas até o final da prova e a chuva, ela novamente, dificultou a marcação dos pontos no mapa e os navegadores tiveram que tomar muito cuidado para que eles não se transformasse em borrões e dificultasse a chegada no local correto.
No AT05 aconteceram várias atividades e além do rapel, os participantes realizaram o projeto ambiental - plantio de mudas - e também tinham acesso à caixa de reabastecimento. Uma rápida olhada nas caixas transparentes indicava que os competidores não ficariam muito tempo parado por ali, pois não havia muita coisa além de bebidas para uma rápida hidratação e um pouco de comida.
Mas o que muitos esperavam com ansiedade era a prova surpresa. Ninguém sabia o que teria que enfrentar até a chegada no PC12 e o segredo ficou guardado por apenas alguns integrantes da organização. E depois de correr, pedalar e remar e estar a poucos quilômetros da chegada, os participantes tiveram que enfrentar uma pista militar, onde tiveram que pular um muro de quase 2 metros, atravessar um túnel na escuridão e rastejar na terra. Para aumentar o clima e o cenário militar, soldados com metralhadoras e fuzis se espalhavam pelo local.
Entre os quartetos da categoria Expedição a Papaventuras foi a primeira a cruzar a linha de chegada, mas na contagem final do tempo a vitória ficou com a Lagartixa. Na solo, o atleta Marcelo Santos optou por forçar o ritmo e não passar pelos optativos (e torcer para que os atletas seguintes não chegassem dentro do tempo), garantindo assim a primeira colocação.
A prova foi bastante elogiada pelos competidores, tanto pelo percurso montado quanto pela organização. Toda a estrutura do exército como caminhões, rádios, embarcações e motos foi utilizada na prova e detalhes como os cuidados com o transporte das bicicletas protegidas por colchões e cobertores chamou ainda mais a atenção dos participantes. A diversidade de mapas em diferentes escalas e formatos exigiu muitos mais atenção dos navegadores e as modalidades diferentes ofereceram um desafio a mais para esta primeira edição do Desafio de Aço.
A estratégia ficou por conta dos PC's alternativos que deram bônus no tempo final (Expedição - 60 minutos /PC; Aventura e Militar - 90 minutos). As equipes tinham que conhecer seu ritmo e capacidade fisica para ver se era possível pegar o bônus e garantir a passagem dentro do horário de corte e aínda, marcar sua chegada até as 22h00, horário limite de prova estipulado pela organização.
Os R$ 6.000,00 distribuídos entre os primeiros colocados das diferentes categorias foi muito bem vindo pelos participantes e como foi dito por alguns atletas, que venha o Desafio de Aço 2010!
Resultado
Quarteto Expedição
1 - Lagartixa Big Wall
2 - Papaventuras
3 - Caverá Kona Salomon
Dupla Mista Expedição
1 - Papaterra
Dupla Masculina Expedição
1 - Chimarrão / Poupex / Orientista.com
2 - Arco e Flecha
Solo Expedição
1 - Marcelo Santos da Silva
2 - Eco Bravo II
3 - Ivan Fernandes Faria
Quarteto Aventura
1 - Átria Kailash
2 - 100 Rumo
3 - Adrennon
Dupla Aventura Masculino
1 - QuebecMikeBravo
2 - Multiaventuras / Bota na Trilha
3 - Osbrou
Dupla Aventura Misto
1 - Bandeirantes da Serra II
2 - Olhos D´ Águia
3 - Fênix
Quarteto Militar
1 - Garras de Aço
2 - Treme Carcaça Beloguiano
3 - Tucano
Dupla Militar
1 - Lince
2 - Onça Alada
3 - Onça
Dupla Iniciante
1 - Guerreiros da Trilha
2 - FAM
3 - SDS 2
Mais informações: www.desafiodeaco.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website