Equipe AKSA Brasil Kailash confirmada como a única equipe brasileira a competir no ARWC 2009 - Portugal XPD Race

Por Redação - 12 Out 2009 - 21h54

A bandeira brasileira está garantida na largada do ARWC 2009 – o Portugal XPD Race, prova que acontece em Portugal entre 5 e 15 de novembro e que definirá o novo campeão mundial de corrida de aventura. Formada pelos brasileiros Rafael Rocha, Luli Cox e Felipe Fuentes, a AKSA Brasil Kailash ganhou um importante reforço nas últimas semanas com a confirmação do espanhol Antonio de La Rosa.

De la Rosa, como é conhecido, é um experiente corredor de aventura espanhol e já correu em terras brasileiras e portuguesas, vencendo inclusive o XPD Race em 2007, além de ser o organizador da Bimbache Extreme, prova que definirá o campeão mundial da modalidade em 2010.

Entre os brasileiros, Rafael morou em Portugal por um ano e participou participado da liga espanhola de corrida de aventura em 2006/2007, e também do XPD 2006. Luli participou recentemente da Transrockies Running, prova de 200 quilômetros de corrida na região das Montanhas Rochosas americanas, obtendo o excelente terceiro lugar na sua categoria. Famosa pelos adereços cor-de-rosa, ela é ativa nas provas desde 2004, tendo completado o Ecomotion PRO 2007 - na região de Búzios - e participado de muitas outras provas de aventura. Felipe Fuentes, é preparador físico da assessoria esportiva AKSA e também completou o Ecomotion/Pro 2007, além do Desafio das Montanhas de 2007 e no final de 2008 realizou uma travessia de canoa havaiana de cerca de 300 quilômetros, entre Santos e Parati, com o mar bastante agitado, durante a entrada de uma frente fria.

Nos últimos dois meses de preparação antes da prova o trio brasileiro vem treinando com frequência situações que simulem de alguma maneira as condições climáticas que irão enfrentar. Em pleno início do inverno no hemisfério norte, já são esperadas temperaturas muito baixas em alguns trechos da prova. A equipe optou por treinar canoagem na represa Guarapiranga durante a madrugada, fez trekkings noturnos na serra do Japi e pedalou na região de Campos do Jordão. Luli e Felipe também investiram tempo treinando na patinação online, que já foi confirmada como uma das modalidades do mundial de corrida de aventura.

Entre os 910 quilômetros de prova na região de Algarve, Estoril e Serra da Estrela, os atletas encontrarão uma diversidade enorme de paisagem como lagos, terrenos de areia, lama, ou trilhas de pedra; construções históricas, parques nacionais e locais agrícolas. As maiores distâncias serão feitas de mountain bike (57% da prova), sendo a maior perna de 270 quilômetros.

Com um esquema de PC´s obrigatórios, PC´s bônus e até atalhos, a intenção da organização é manter o máximo de equipes na prova até o seu término. Além disso, já estão divulgadas as sequências e distâncias de todas modalidades, os locais das áreas de transição, permitindo que as equipes se planejem e montem suas estratégias com antecedência.

O ARWC 2009 – XPD RACE contará com 56 equipes inscritas, inclusive as melhores do mundo como a atual campeã, a neozelandesa Orionhealth.com, a norte-americana Nike e a espanhola Buff-Coolmax.

Mais informações: www.portugalxpdrace.com


Redação
Por Redação
12 Out 2009 - 21h54 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais