Depois de quatro provas em 2009, a maratona de corridas de aventura do Circuito Potiguar chega ao fim no início de novembro com a realização de mais uma competição. E a disputa que vai selecionar os campeões da temporada será o Desafio CPCA. Para essa árdua tarefa, uma planilha cheia de desafios e com uma duração estimada em dois dias, começando no dia 31 deste mês de outubro. As inscrições seguem abertas até o dia 28 pelo site www.cpca.com.br e são limitadas a 20 equipes em cada uma das duas categorias.
A região escolhida ainda é mantida em segredo pela organização, mas os indícios nos primeiros informativos liberados são de uma prova dura, com muita subida e orientação. A única informação sobre o ponto de partida é de um local distante entre 110 e 140 quilômetros da capital potiguar, mas ainda há chances de que o lugar seja apenas de apresentação, e os atletas tenham que se deslocar até outro ponto: "O motivo de tanto segredo é para igualar as chances de atletas potiguares e de outros estados, que com toda certeza estarão juntos descobrindo tudo na hora", explica o organizador Antônio Souto, o "Toinho".
Para a categoria principal, a Aventura, o percurso total será de aproximadamente 130 quilômetros, incluindo modalidades como trekking (caminhada), Mountain Bike, travessia a nado, orientação em pista e até técnicas verticais. O mesmo vale para os participantes da categoria Aventura, só que com a metade do trajeto. Eles percorrerão 75 quilômetros. O detalhe é que as distâncias são medidas usando a navegação correta. Como dificilmente as equipes caminham exatamente o que o mapa determina, chegam até mesmo a dobrar a quilometragem.
Além de ficar com o título do Desafio, a equipe vencedora soma pontos para o Ranking Brasileiro (RBCA) e desta vez também para o CNA (Circuito Nordestino). O motivo é que o Desafio substituiu a etapa da Paraíba. Dessa forma, das cinco provas do circuito em 2009, duas foram no Rio Grande do Norte, incluindo a Expedição Carcará, uma das provas mais tradicionais do Brasil na modalidade.
Bike Sport Tapuia lidera o circuito - Com uma boa soma de pontos nas quatro etapas já realizadas em 2009, a equipe Bike Sport Tapuia lidera o CPCA com 167,3 pontos, mas ainda depende do Desafio para garantir a vitória. Colada logo atrás vem a Rapanui Curtlo Lobo Guará, com 163,2. Em terceiro, a Carbono Zero Unicred, com 138,3 pontos, mesmo sem ter somado na segunda prova do ano, a Iguana Ecoaventura. As outras etapas foram A Mini Expedição Carcará, a Expedição Carcará e a Trilhas Pé de Poeira. O Desafio CPCA 2009 conta com o patrocínio da Bike Aventura, Terral, AcessPlus e apoio da Probiótica, Corpo de Bombeiros e Açaí Petrópolis.
Mais informações: www.cpca.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website