Desafio dos Bravos, com 300 Km, será realizado neste final de semana

Por Redação - 27 Out 2009 - 23h12

A Expedição Xokleng, conhecida com “Bravos 2009” e a maior aventura do sul do Brasil, será realizada neste final de semana, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, no Caminho dos Cânions, extremo sul de Santa Catarina.

Os competidores utilizarão técnicas de orientação, trekking, mountain bike, canoagem e verticais utilizando apenas meios não motorizados para ultrapassar as barreiras naturais, e atingir os objetivos de explorar a natureza, terrenos e locais de uma forma saudável tanto para o corpo quanto para o próprio meio. Além do esforço físico e psicológico as equipes deverão utilizar estratégias e trabalho em equipe para poderem se locomover de um ponto a outro e cumprir as tarefas determinadas no menor tempo possível. Quem se arrisca neste tipo de modalidade esportiva está ciente de que irá enfrentar muitas dificuldades e imprevistos.

Além dos cuidados para evitar impacto ao meio ambiente, as equipes deverão manter-se unidas do inicio até o fim, integrando-se e interagindo com a população local, utilizando como base os princípios do Fair Play, uma Carta sobre o espírito esportivo (La Régie de la Securité dans les Sports du Québec – 1984).

Todo o evento da Expedição Xokleng é envolvido de suspense, surpresas e muitos desafios. Um dos pontos altos do evento é o DarkZone, a chamada Zona de Parada Noturna Obrigatória, que deverá acontecer mais ou menos na matade do percurso. Neste local os participantes poderão rever seus familiares, reabastecer, rever as estratégias e descansar por algumas horas. Na madrugada os bravos aventureiros são despertados com algum som ou efeito que representa o reinício da batalha dos grandes guerreiros. O efeito é impressionante, encorajador e emocionante. É feita então a relargada para a segunda parte da prova.

Na categoria expedição, onde participarão 120 competidores vindos de várias regiões do país, as inscrições foram encerradas a mais de três semanas. O desafio destes bravos será percorrer pelo menos 300 km em meio a vales, rios, lagos e cânios. Para quem pensa que será só na base do sobe e desce, muitos quilômetros de estradas de chão em meio a propriedades rurais e terenos arenososo farão parte do percurso.

Na categoria aventura, base de preparação para futuros competidores de alto nível, e também uma oportunidade para quem quer conhecer como funciona uma corrida de aventura e em especial a Expedição Xokleng, o percurso será bem menor e não deve ultrapassar os 50km, porém todas as técnicas utilizadas não categoria expedicionária deverão ser utilizadas nesta.

A criançada também tem seu espaço reservado e poderão participar de uma mini corrida de aventura dentro do Caverá Country Parque em Araranguá. É a Xokleng Kids. Uma espécie de caça ao tesouro, com a utilização de técnicas de corrida de aventura. As inscrições são gratuitas e são apenas 30 vagas.

Além dos competidores, familiares e amigos acompanham o percurso utilizando a estrutura de hospedagem e alimentação da região. Em Araranguá quase toda rede hoteleira esta lotada para este final de semana. No local do DarkZone a alimentação será servida pelos próprios moradores e o recurso será revertido para a localidade.

A segurança do evento é uma das maiores preocupações dos organizadores. Além do SGS (Sistema de Gestão de Segurança), o mapa da prova, elaborado com documentos cartográficos do IBGE, com imagens de satélite em alta resolução e trabalho de campo com GPS, para finalizar o processo com precisão também incorpora os itens de segurança. Aeronave, carros de apoio, ambulâncias, corpo de bombeiros, policias ambiental e militar, marinha, guias e condutores locais compõe alguns dos principais itens deste aparato de segurança. Além destas equipes, moradores locais já foram contactados e estão a postos para em caso de necessidade realizar resgate em menor tempo possível, por vias que somente estas pessoas conhecem.

A integração com os moradores da região também é um dos pontos altos e um dos grandes diferenciais da Expedição Xokleng. Desde outubro do ano passado organizadores estão mantendo contato com estas pessoas que são fundamentais para o sucesso do evento. “Nosso objetivo é integrar estas pessoas para que elas façam parte, sintan-se valorizadas e motivadas” comentou Paulo Cadallora organizador da Bravos 2009.

Além de premiação e medalhas para os primeiros colocados, o quarteto vencedor da categoria Expedição ganhará a inscrição para a Brasil Wild Extreme 2010. A Expedição Xokleng faz parte do RBCA - Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura, e a pontuação das equipes constará no site oficial do ranking.

A abertura oficial do evento será na sexta (30), às 20h, no CineCaverá, em Araranguá/SC.

Mais informações: www.expedicaoxokleng.com.br

Redação
Por Redação
27 Out 2009 - 23h12 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais