Serra do Mulato testou os participantes do Desafio dos Sertões

Por Wladimir Togumi - 17 Ago 2010 - 17h58

Muito sol, céu azul e o imponente Rio São Francisco dominando o horizonte. Esse foi o cenário da primeira edição do Desafio dos Sertões, prova válida pelos Campeonatos Baiano e Pernambucano de Corrida de Aventura.

A maior parte do percurso foi realizada em Juazeiro, na Bahia, mas os participantes tiveram a oportunidade de passar para Petrolina, em Pernambuco, logo após a largada, quando saíram correndo pela ponte Presidente Dutra para os primeiros quilômetros de prova.

Depois de voltar nadando/flutuando para o ponto de largada, metade da equipe fez o rapel e a outra, pegou os caiaques para resgatar seus companheiros de equipe e seguir remando rio acima.

Com os atletas reunidos novamente as equipes seguiram direto para a margem direita do Velho Chico, onde conseguiam se desvencilhar um pouco da forte correnteza e progredir no percurso, mas mesmo assim foi preciso muita força nos braços e ritmo constante para não voltar para trás.

Mas a organização não facilitou e montou um PC na paradisíaca Ilha do Maroto, forçando as equipes a cruzar o rio novamente. A dupla Oskaba (AL) já mostrava que não estava para brincadeira e foi a primeira a passar por ali, mas as outras equipes estavam bem próximas. Entre os quartetos a Insanos Millennium chegou na frente e cerca de 10 minutos depois passou a Millennium Daventura Makaíra.

Quem não está acostumado com as características da região, ao ver o mapa poderia dizer que essa não seria uma prova muito difícil. A maior parte do percurso era praticamente plana e as poucas curvas de nível no mapa passava a falsa sensação de velocidade. Até o clima, normalmente bastante quente, estava mais ameno.

A primeira seção de trekking mostrou que as equipes teriam muito trabalho pela frente. Os inúmeros caminhos de animais tornavam a vida dos navegadores mais difícil e muitas vezes a única opção era enfrentar os espinhos e a vegetação seca da caatinga.

A princípio o objetivo das equipes era alcançar o ponto crítico da corrida – o trekking na Serra do Mulato – com alguma luz do dia, mas o atraso na largada não permitiu isso. Os primeiros atletas saíram pedalando da comunidade Campos dos Cavalos no início da noite.

A partir deste ponto as equipes tinham duas opções de caminho até Junco: pelo asfalto, fazendo um caminho um pouco mais longo, ou pela estrada de terra. A equipe Gantuá Millennium foi provavelmente a única que se arriscou pela estrada e trilhas de terra, o restante optou pela segurança de navegação e maior velocidade do asfalto.

O trekking pela Serra do Mulato mostrou ser realmente bastante difícil, tanto em navegação quanto em exigência física. Sem caminhos demarcados, o melhor a fazer era traçar o azimute e seguir sempre em frente ao invés de procurar por trilhas que levassem direto ao destino.

Com uma grande vantagem sobre o restante do grupo, Oskaba e  Millennium Daventura Makaíra seguiram juntas para a chegada, com direito a uma natação gelada na madrugada de domingo.

A segunda equipe a pegar as bicicletas de volta foi a Gantuá Millennium mas a Extreme/Datageo/EcoFitness foi se aproximando aos poucos e as duas equipes se encontraram no PC15/AT8, de volta às margens do rio São Francisco.

Na disputa de última hora, quem se deu melhor foi a Extreme, ganhando uma posição no final da corrida.

Vale destacar ainda a participação de atletas locais em suas primeiras corrida de aventura. Apesar de terem desistido, os integrantes do quarteto Nativos, de Petrolina, estavam bastante empolgados e estavam dispostos a treinar e participar de outras provas. Já a dupla Carranca, de Juazeiro, garantiu a segunda colocação em sua primeira prova. Os atletas estavam temerosos em relação a navegação (tiveram apenas uma instrução rápida e básica) na Serra do Mulato e sabendo de sua deficiência, queriam desistir na noite de sábado, mas foram incentivados a seguir em frente acompanhando outra equipe mais experiênte.

Classificação final
Quartetos
1 - Millennium Daventura Makaira
2 - Extreme
3 - Gantuá Millennium
4 - Aventureiros do Agreste
5 - Atlas Brasil H20
6 - R2/Companheiros
7 - Ospato - AL
8 - Giramundo
9 - Insanos Millennium Adventure
10 - Raso da Cata
11 - Nativos - PE

Duplas
1 - Oskaba - AL
2 - Carranca
3 - Atlas Brasil Mad Dog
4 - Insanos Cavalo do Sertão
5 - Calangos
6 - Agreissor Extreme

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
17 Ago 2010 - 17h58 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais