Historicamente o Multisport é cerca de 6 a 8 anos mais velho que a corrida de aventura (considerando que os dois primeiros eventos multiesportivos do mundo foram o Ironman do Havaí, criado por John Collins em 1978, e o Alpine Ironman – precursor do Coast to Coast, criado em 1980 por Robin Judkins). Em outras palavras, a corrida de aventura é fruto da evolução do Multisport.
O crescimento do Multisport, mesmo que retardado, deve ser visto com bons olhos, pois oferece a possibilidade de suprir, a médio e longo prazo, a formação de uma base sólida de atletas e corredores de aventura.
O circuito Multisport Spirit é um evento alternativo e inovador, conceitualmente criado com o intuito de unir atletas e comunidades, foco no desenvolvimento do esporte e da preservação ambiental.
Com sede na cidade de Paraty e região da Costa Verde, o circuito será composto por etapas de Multisport, Corrida, Canoagem e Mountain Bike. As provas preparatórias serão curtas, com características diferentes, e unirão duas ou mais modalidades por evento.
Disputadas nas categorias Solo, Duplas Mistas e Trios (Revezamento), e divididas em faixas etárias e outras categorias como Assessorias e Academias, Empresas, Pousadas e Hostels e Famílias, as provas visam estimular a prática do esporte ao ar livre na promoção do lazer e da saúde, bem como na identificação de talentos.
Outro diferencial do circuito será a necessidade dos atletas / equipes assumirem a logística de transporte do caiaques, que poderão ser alugados com fornecedores locais cadastrados no site. Está liberado o uso de caiaques de performance em algumas categorias.
Também como parte da filosofia do evento, que abre as portas para a participação de todos mas visa o rendimento e a performance esportiva, haverá premiação em dinheiro para coroar o esforço de indivíduos e equipes de revezamento nas categorias Elite, Sub 21 e Sub 18, estimulando a participação e envolvimento dos jovens no esporte. Os vencedores das categorias ganharão vagas na final.
O vencedor geral por pontos da categoria Solo Elite (2 etapas) ganhará ainda uma vaga na prova Multisport Brasil, de 95km, realizada em Florianópolis pela SulBrasilis.
1ª etapa – Domingo 12/ Set / 2010
Paraty Multisport 35 km
A primeira etapa será bem dinâmica, com 5 trechos e um Special Test.
Os trechos de largada e chegada (T1 e T5, respectivamente) serão de canoagem e terão 4 km de distância cada, subindo e descendo o leito do rio Perequê-Açu até o Parque de Arvorismo Paraty Sport Aventura (Nível de dificuldade dos trechos: Fácil).
Os trechos intermediários (T2 e T4) serão de mountain bike, e possibilitarão o acesso para a realização do trecho de corrida (T3) em trilhas que passam pelo Caminho do Ouro e outros vales no alto da Serra de Cunha (Nível de dificuldade da corrida: Moderado Forte).
No trecho 2, o ciclista subirá pela estrada Paraty-Cunha até o Km 9, próximo a entrada do Caminho do Ouro (Nível de dificuldade: Moderado Forte) e no trecho 4 o ciclista fará um misto de subidas e descidas em estradas e trilhas (single track), até chegar de volta ao Parque Paraty Sport Aventura, local onde estarão os caiaques e onde será realizado o Special Test – um circuito com 7 tirolesas.
Será uma prova muito dinâmica, com trechos rápidos, técnicos e com passagem por belos cenários que conectam os atrativos turísticos da cidade de Paraty.
2ª etapa – Segunda 1/ Nov / 2010
Kayak 'n' Run – Travessia Laranjeiras Paraty 30 km
Informações em breve.
Final
Multisport Spirit 100 km
O Multisport brasileiro conta atualmente com duas provas - uma em Florianópolis - Multisport Brasil, organizada pelo Anderson Roos - e o Brasília Multisport (BMS), organizada pelo Alexandre Carrijo.
O objetivo é completar a tríade de provas multiesportivas pioneiras no Brasil e organizar, em Abril de 2011, o Desafio Multisport Spirit 100 km.
Mais informações: www.multisportspirit.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website