Subidas intermináveis e navegação foram os responsáveis por umas das provas mais longas do Haka Race. Os primeiros colocados da categoria Pro levaram quase 6 horas para percorrer os 50 quilômetros de percurso pela Serra da Bocaina, cruzando a todo o momento a divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Apesar do frio no começo da manhã, o dia foi de sol e calor e o tempo seco dificultou ainda mais a vida dos atletas.
O trecho crítico da prova foi entre os PC's 2 e 3, onde o melhor a fazer era confiar no azimute e tentar se manter na altitude correta. Mas na busca pela trilha demarcada no mapa, as equipes se espalharam pelo terreno e chegaram por todos os lados no PC3V.
O primeiro pelotão levou cerca de duas horas para vencer esta seção e garantiu uma boa vantagem no terreno, mas algumas opções estratégicas pela frente poderia mudar a classificação final. Divisão de equipes, trocar a descida do rapel por 4 quilômetros a mais de MTB e escolher entre ir e voltar correndo ou levar sozinho duas bicicletas para voltar mais rápido pedalando foram as escolhas que os participantes tiveram que fazer no meio da corrida. E além da possibilidade de ganhar posições, tudo deveria ser pensado para conseguir passar pelo horário de corte das 16h00 no PC9 e se manter no percurso principal.
Na categoria Solo o atleta Rafael Serejo liderou a prova a todo o momento, mas ao cruzar o pórtico de chegada ficou na dúvida se tinha realmente vencido pois tinha feito um caminho por estrada de terra - mais longo e mais rápido - e achava que alguém poderia ter passado à sua frente. Muitas equipes tinham marcado sua passagem no PC anterior, mas o fiscal não soube informar qual a categorias delas e se entre os números anotados havia algum atleta solo.
Já a disputa entre as duplas mistas foi bastante acirrada, com as equipes andando praticamente juntas. Ouça abaixo a entrevista com Leonardo Guerra, integrante da equipe vencedora ARS São Francisco Saúde / Acquaflora Cosméticos.
Na dupla masculina, vitória da Kawabanga/Selva Aventura:
À espera de um telefonema - a esposa do atleta Andrey Luciano, da equipe Paraitinga, está grávida e a previsão é de iniciar o trabalho de parto a qualquer momento. Mas ele estava disposto a fazer a prova e montou uma estratégia com a organização para ser avisado caso sua nova herdeira estivesse para nascer. Caso isso acontecesse, ele abandonaria a prova e seguiria direto para o hospital. Ouça o áudio abaixo:
Classificação Final (parcial)
Pro Mista
1 - ARS São Francisco Saúde / Acquaflora Cosméticos
2 - Spaventura
3 - Lebreiros
Pro Masculina
1 - Kawabanga / Selva
2 - Paraitinga
Pro Solo
1 - Rafael Serejo
2 - Freddy Guerra
3 - Vinicius Dias
Pro Master Mista
1 - Bain Adventure
2 - Lebreiros Galgo
3 - Carranca
Pro Master Masculina
1 - E.C. Pinheiros / Neptunia Seguros
Sport Mista
1 - Adventeam
2 - Fama
3 - Ogro Fiona / Ktadus
Sport Masculina
1 - São Bento do Sapucaí
2 - K2 Race
3 - Pacatos Tipo A
Sport Master Mista
1 - Squalos
2 - Eu vou Fodas
Sport Master Masculina
1 - Advogado Aventureiro Minas
2 - Lagartos Largados
3 - Cocão Papaléguas
Mais informações: www.hakarace.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website