Aventureiros agitam Garopaba no X-Run 60 K

Por Redação - 24 Ago 2010 - 09h49

Cerca de 100 atletas catarinenses, gaúchos e paranaenses participaram do desafio X-Run 60k em Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, no último sábado (21). A corrida de revezamento por montanhas, praias, dunas e trilhas iniciou com uma largada contra-relógio na praia de Garopaba a partir das 8h30, com uma equipe largando a cada 3 minutos. Um lindo dia de sol recepcionou os corredores, que tinham oito trechos de 5 a 11 km pela frente, totalizando um percurso de aproximadamente 60 km.

 

© Andre Larrêa


Deivis Siebel e Andrea Henssler
© arquivo pessoal

A prova foi disputada em duplas, quartetos e octetos. Os trechos da competição tinham níveis de dificuldade variados, com terrenos planos e morros com até 360 metros de altitude, o que exigia estratégia das equipes para aproveitar melhor a habilidade de cada atleta. Para Tatiana Schmidt, da equipe Andarilha, de Florianópolis, a dificuldade da prova estava "na medida certa". "O trajeto é lindo e foi muito bem escolhido. O tempo também ajudou e a temperatura estava boa para correr", afirma a atleta, que corre desde 1995.

Enquanto se revezavam para vencer o percurso no menor tempo possível, os competidores puderam respirar o ar puro de Garopaba e admirar lugares belíssimos como as Lagoas do Siriú e de Garopaba, as praias da Ferrugem, do Ouvidor, da Gamboa, da Barra e da Silveira. "Não conhecia Garopaba e achei o percurso lindíssimo. No ano que vem, estaremos aqui de novo", revela Igor Coelho, da equipe Canela Pro Adventure, de Florianópolis.

Nas duplas, o primeiro lugar ficou com a equipe Lagartixa, de Igrejinha (RS), que concluiu o percurso em 5h54. "A prova foi muito bacana. Tinha bastante desnível, mas como gosto de percursos off-road, achei a competição tranquila e curti bastante", conta Andréia Henssler, atleta de corridas de aventura que revezou o percurso com Deivis Siebel. "Optamos por nos alternar em todos os oito trechos e acho que isso nos beneficiou", destaca a atleta que, na semana anterior, visitou Garopaba para treinar no percurso da prova.

Já o atleta Deivis sentiu pela primeira vez a emoção de subir ao pódio. "No primeiro posto de troca eu estava apreensivo, porém muito determinado. A cada posto aumentava a ansiedade, mas conseguimos manter um excelente ritmo com direito a ultrapassagens. No último trecho a Andréia veio me buscar para passarmos juntos a linha de chegada. Não tenho palavras para descrever a emoção do momento e, mesmo com algumas bolhas nos pés e dores musculares, a felicidade dessa conquista pessoal e também da equipe, é suprema.", comemora Deivis.

No entanto, segundo Andréia, o ponto alto dessa competição foi outro. "Para mim essa prova teve uma fator emocional a mais, uma satisfação pessoal. Como treinadora, pude acompanhar e constatar a evolução do meu aluno e amigo Deivis, tanto física como emocional. Parabéns a ele pela dedicação e aprendizado, e acho que foi somente a primeira de muitas conquistas."

Nos quartetos, atletas da capital catarinense preencheram o pódio. A equipe Se Chegar, Tá Bom fez a prova em 5h46, conquistando o primeiro lugar, a We Can 2 foi a segunda colocada (6h40) e o terceiro lugar da categoria ficou com a Vidativa Floripa (6h45).

Entre as equipes de oito atletas, a Bola Running ficou no lugar mais alto do pódio (6h13), seguida por Vidativa Floripa (6h56) e We Can 1 (8h04), todas também de Florianópolis. O segundo e o terceiro lugar nos octetos ficaram, respectivamente, com as equipes Cabanas do Rio Jordão (6h30) e Rabbit Team/HP (6h57), ambas de Florianópolis (SC).

A X Run 60k foi promovida pela Associação de Esportes na Natureza (Naturesporte) com patrocínio da Prefeitura Municipal de Garopaba, apoio da Banana Power, da X3 Esportes, do hidrotônico i9 e da Mormaii, que premiou com óculos de sol os primeiros colocados em cada categoria. "A prova teve um saldo positivo, atingindo a proposta de incluir Garopaba no cenário nacional de corridas de montanha e revezamento. Alguns detalhes precisam ser melhorados, mas a prova passará a ser disputada anualmente no município", conta Anderson Roos, organizador da prova. A próxima edição da X-Run 60k já está marcada para o dia 28 de novembro em Canela (RS). As inscrições abrem em setembro.

Classificação
Dupla

1º - Lagartixa / Andréia Henssler Academia – Igrejinha (RS) – 5h54
2º - Cabanas do Rio Jordão – Florianópolis (SC) – 6h30
3º - Rabbit team/HP – Florianópolis (SC) – 6h57

Quarteto
1º - Se chegar, tá bom – Florianópolis (SC) – 5h46
2º - We Can 2 – Florianópolis (SC) – 6h40
3º - Vidativa Floripa – Florianópolis (SC) – 6h45

Octeto
1º - Bola Running – Florianópolis (SC) – 6h13
2º - Vidativa Floripa – Florianópolis (SC) – 6h56
3º - We Can 1 – Florianópolis (SC) – 8h04

Mais informações: www.sulbrasilis.com.br

Redação
Por Redação
24 Ago 2010 - 09h49 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais