[Relato] Expedição Xokleng 10 Anos: Sensacional, Espetacular, Fantástico, Incrível!

Por Paulo Bruning - 28 Jul 2016 - 12h39

Neste final de semana fomos para Treviso, desta vez em dupla eu e o Gustavo Rampo, já que por motivos particulares dos demais integrantes não conseguimos fechar o quarteto para esta prova.

Esta foi a edição de 10 anos da Expedição Xokleng e a prova foi SENSACIONAL. Dentre os fatores principais vou destacar a noite com uma lua que permitia desligar as lanternas de cabeça, um nascer do sol ESPETACULAR no alto de uma montanha que iluminou toda a serra que estava ao nosso lado, uma tirolesa com canioning em um local FANTASTICO e uma disputa entre os 5 primeiros quartetos e as 3 primeiras duplas que fazia tempo que eu não via nada igual. A prova foi definida nos detalhes.Entre os 5 primeiros quartetos foram 19 minutos de diferença e isso em uma prova de aproximadamente 12/13 horas, INCRIVEL.

© Filipe Ronchi
© Filipe Ronchi

Vamos para a prova. Partimos da Pousada Santo Antonio com uma descida logo na largada que foi de bike. Quando chegou no plano o Gustavo acelerou e eu fui só no vácuo. Alcançamos as duas duplas que estavam na frente mas então veio uma "piramba" violenta e comecei a empurrar. Eu e a metade dos atletas da prova que nos alcançaram neste trecho.

Depois veio outra descida e mais plano onde o Gustavo acelerou novamente e nos reconectamos com o pelotão da prova. Aí veio mais subida em trilha e ficamos novamente... Depois do PC3 a caminho do PC4 tinhamos que encontrar uma trilha e vimos várias equipes rodando ali na região. Acertamos a entrada e chegamos no PC4 em primeiro lugar, junto com algumas equipes que desceram junto conosco.

Depois dali partimos para o PC 5 e 6 ainda de bike antes de chegar no PC7 onde deixamos as deixamos. Nesse PC chegamos em primeiro lugar geral na prova, com uns 20 minutos de vantagem para as outras equipes graças ao ritmo de pedal que o Gustavo colocou. Já no treking começamos em um ritmo mais lento e logo fomos alcançados pelo quarteto Krakatoa que passou em um ritmo muito forte. Em seguida veio a dupla Academia Marcelo Santos, que seguiu um pequeno trecho junto conosco.

Depois disso começamos a ser ultrapassados novamente pela Krakatoa e Koru/AMS, quartetos que estavam andando muito forte e também pela dupla EcoRace, o que nos deixou em 3º lugar nas duplas neste momento da prova. No meio deste treking havia um PC no cume de uma montanha e um pouco antes fomos alcançados pelo quarteto Nossa Vida e seguimos juntos. Chegamos no cume com a 1ª e 2ª duplas, embolando a briga novamente e nisso chegou também o quarteto Chivunk CA, aumentando a briga entre os quartetos.

Tentamos achar a descida da montanha uma vez e não encontramos. Tinha muita gente junta e não consegui me concentrar. Resolvemos dar a volta e andar um pouco a mais. Quando estávamos chegando próximo da entrada do PC seguinte, encontramos a EcoRace que também havia tentado outro caminho. Subimos juntos para o PC12 e quando estávamos chegando no PC apareceram todas as equipes que estavam juntas na montanha e embolou tudo novamente.

Voltamos para as bikes andando enquanto as outras equipes corriam e ali perdemos 20 minutos para esse pelotão da prova que tinha 5 quartetos e 2 duplas. Subimos nas bikes e andamos no limite para não tomar o corte que seria às 10:00 no final da bike. Chegamos no PC às 10:04 e fomos informados que o corte tinha mudado para as 10:30. Ficamos felizes e fomos informados também que fazia 10 minutos que o pelotão havia saido e que éramos a segunda dupla pois a Ecorace não havia passado ainda.

Mas logo no inicio do Canioning fomos ultrapassados pela EcoRace e ficamos conformados, pois nosso ritmo no trekking não permitia competir com eles na força. Seguimos para a chegada bem lentamente por 7km em montanha já sabendo que seriamos os 3º colocados, já que todas as outras equipes seriam cortadas da prova no final da bike.

Foi nossa 7ª prova no ano e nosso 7º pódio. Com certeza foi a prova que mais sofremos. Foram 90km e não teve canoagem para descansar as pernas.

Agradecimentos:
- a todos os atletas que estiveram nessa grande prova com um nivel muito alto das equipes. Obrigado equipe EcoRace, Academia Marcelo Santos, Santa Ritta e todas as outras duplas pela disputa sadia e a parceria durante a prova, assim como todos os quartetos os quais dividimos alguns momentos;
- Parabéns a toda equipe Xokleng pela prova execelente que nos entregaram;
- Gustavo Rampo, parceiro que tem evoluido a cada prova e é um monstro do MTB;
- Os Pamonhas pela parceria da van, que sempre permite viajarmos para as provas que são mais longe;
- Todos os amigos que torcem por nós e à princesa Juju por sempre me apoiar nas minhas aventuras.

Obs: Agradecimento especial ao Valmir Schneider e ao Alexandre Rossi! Kkkk

Foto: Filipe Ronchi

Classificação Categoria Expedicionária
Quartetos

1. Chivunk – Santa Catarina
2. Koru/AMS – Santa Catarina/Rio Grande do Sul
3. Kaapora/Essa é Nossa Vida – Santa Catarina/Rio Grande do Sul

Duplas
1. Academia Marcelo Santos – Rio Grande do Sul
2. Eco Race – Santa Catarina
3. Guartelá – Paraná

Serviço
Expedição Xokleng 2016
23.07.2016
Paulo Bruning
Por Paulo Bruning
28 Jul 2016 - 12h39 | sul | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais