Foi realizada com sucesso a primeira edição da Copahue Extremo Termas del Neuquén, um evento com características inéditas na América do Sul que combina as corridas de montanha com o uso de raquetes de neve em um cenário de extraordinária beleza e singularidade. Um dos destaques desse cenário é o Copahue, único vulcão ativo da Argentina e fonte das termas da região.
Em um dia ensolarado, foi dada a largada para corrida com percurso de 20 quilômetros e desnível de 700 metros, dos quais 5 quilômetros tiveram que ser percorridos com as raquetes. A largada aconteceu em frente ao SUM de Termas de Neuquén, e logo continuou a subir para cincundar a cratera do Vulcão Viejo, a 2.350 metros acima do nivel do mar, e a partir dali descer até as Lagunas las Mellizas.
Depois de correr com o fumegante vulcão Copahue de fundo, os participantes foram até o Hito Internacional divisório entre Argentina e Chile, para depois regressar novamente até o Vulcao Viejo e retornar para Copahue passando pelos banhos termais.
Com uma participação de 55 corredores, a prova contou com participantes argentinos e chilenos, dentre os quais viajaram 2 dias de carro.
O vencedor entre os homens foi o chileno Luis Valle Barrientos, com o tempo de 2h11m17s. Em segundo lugar ficou o também chileno, Héctor Montesinos de Santiago e o neuquino David Parraga completou o pódio.
Entre as mulheres, vitória de Maira Mardones de Catriel, membro da seleção argentina de trail. Em segundo lugar, ficou a recém ganhadora do Tetra Chapelco, Yanina Ferroni. Completou o pódio feminino a atleta Paola Valle, de Pucón, Chile.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website