Sicoob Mons Ultra Trail 2024 movimenta quase 2 milhões de reais em Nova Trento (SC)

A quarta edição da Sicoob Mons Ultra Trail aconteceu em Nova Trento (SC) entre os últimos dias 14 e 17 de novembro e reuniu cerca de 1.500 pessoas entre corredores e acompanhantes.

O impacto estimado na economia da região foi de aproximadamente 2 milhões de reais, entre hospedagem, alimentação e despesas adicionais

A competição contou com representantes de 19 estados do Brasil, além do Uruguai, Argentina, Itália e Portugal e teve com distâncias de 12, 25, 55 e 104 km por trilhas, montanhas e estradões, passando, inclusive, pelo Monte Barão e seus 1.147m de altitude. A chuva forte que caiu a partir da madrugada de sexta-feira foi um desafio a mais.

“A Sicoob Mons Ultra Trail tem como atrativo ser a corrida de montanha mais desafiadora do Brasil, pois tem uma altimetria acumulada (soma dos metros de cada subida do percurso) de 6.100m na distância maior”, conta Danilo Pinheiro, diretor geral do evento.

“Além disso, a premiação em dinheiro para os primeiros colocados atrai alguns dos principais atletas de elite do Brasil, assim como o troféu transitório em formato de taça com o nome do campeão e da campeã dos 104 km gravados na base”, completa o dirigente

Como acontece desde a primeira edição, a Sicoob Mons Ultra Trail movimenta também a economia das cidades vizinhas, como São João Batista e Canelinha, pois as opções de hospedagem em Nova Trento se esgotam rapidamente assim que a data do evento é divulgada.

Além da parte esportiva, a Sicoob Mons Ultra Trail contou com o Adventure Music Festival, que promoveu diversas apresentações culturais com bandas, companhia de teatro e o DJ Monge, um artista local que tem feito sucesso com públicos de diferentes faixas etárias.

Na prova principal, a disputa masculina ficou entre os paranaenses Cleverson Luis del Secchi, o Fantasma, e Rogério Silvestrin, que passaram boa parte da prova correndo juntos. Ao final, Silvestrin levou a melhor ao vencer com o tempo de 13h25min40, seguido por Cleverson com 13h32min52, Marcos Antônio Boos (14h28min36), Vicente Machado (14h34min31) e Rhayner Bittencourt (15h06min52).

“Foi uma prova muito dura por conta da chuva, corri junto com o Fantasma até o quilômetro 95, quando ele sentiu um pouco e eu consegui abrir”, conta o campeão. “Eu queria muito vencer esses 104 km”, completa o atleta que foi vice-campeão em 2023.

Foto: Everton Luz

Já entre as mulheres, a vitória foi de Juliana Stolarski, que assumiu a liderança a partir do meio da prova. “Como tinha muita lama, o pé afundava e as trilhas pareciam um tobogã. No Monte Barão eu cheguei a sentar em uma raiz de árvore e pensar ‘o que que eu estou fazendo aqui’”, comenta a catarinense que marcou 18h00min41.“ O meu objetivo era fazer um tempo menor, mas por conta da chuva não consegui”, completa.

A segunda colocação foi de Josiane Kalfeltz (19h22min36), seguida por Eva Domingos (20h04min42), Leticia Rodrigues (21h16min32) e Alic Viana (22h31min42).

Resultados completos, assim como as fotos oficiais, estão disponíveis no site oficial do evento, o monsultratrail.com.br.

Comentários estão fechados

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email