Team Brazil Multisport conquista o título da ARWS América do Sul pela 4ª vez

A Equipe Brasil Multisport provou mais uma vez que é a equipe de corrida de aventura mais forte e rápida da América do Sul, mas desta vez a equipe número 3 do mundo enfrentou uma disputa muito acirrada até a linha de chegada.

A Charruá Extremo, no Uruguai, foi a anfitriã da final sulamericana, prova que acabou sendo um desafio até mesmo para as equipes mais fortes do continente. O percurso incluiu aproximadamente 270 quilômetros e um ganho de altitude de quase 6000mts!

Nas primeiras horas, a liderança mudou 7 vezes entre a San Juan Aventura (Argentina), Brazil Multisport, Brasil Outdoor Adventure e Novopan Andes Racing Equador. Junto com esse grupo estavam as equipes locais Uruguay Ultra Sports e Sirius.

Conforme previsto pelo Diretor de Corrida, Alen Pujol, a 7ª seção acabou sendo o ponto de definição, uma longa seção de packraft na Laguna del Sauce, onde as equipes brasileira e equatoriana ganharam vantagem, enquanto a Brasil Outdoor Adventure e a Novopan Andes Racing Equador fizeram uma opção de portage que não valeu a pena.

A Brazil Multisport continuou a pressionar o ritmo e chegou à última caminhada (etapa 9) com vantagem de uma hora. Eles mantiveram a liderança e cruzaram a linha de chegada após 31hs 30 minutos de aventura pelas regiões montanhosas de Lavalleja e Maldonado. “Ficamos surpresos com o ganho de altitude”, admitiu a capitã da equipe, Camila Nicolau, “e achamos que foi um percurso fantástico”.

Com a vitória, a equipe brasileira conquistou seu lugar no AR World Championship 2025, que será realizada no Canadá, em setembro, onde continuará sua busca para ser a primeira equipe brasileira a conquistar o título mundial.

A maioria das equipes estava competindo em um evento de mais de 40 horas pela primeira vez e estavam gratas por poderem participar ao lado dessas equipes de nível mundial.

Em uma cerimônia de premiação muito emocionante, foram entregues 3 prêmios especiais de esportividade, tradição em todas as provas do Charruá Extremo, em homenagem aos ex-atletas.

O prêmio “Tati y Nati” foi dado à equipe Tierra Indomita Vulcania do Chile. Nelson Yañez é o capitão e é bem conhecido como Diretor de Corrida e competidor por muitos anos, enquanto David Britos detém um recorde único de participação em 9 corridas regionais na América do Sul desde 2019.

O prêmio “Alejandro Fynn” foi entregue à equipe A220, que foi a maior equipe do Uruguai e teve 4 quartetos competindo na corrida.

O prêmio “Nando Arbelo” foi para os voluntários Leo Borba e Benito Brocca da Malacara Race. Eles levaram os pack rafts para o Uruguai, programaram os rastreadores e também montaram 5 áreas de transições.

“Fazer parte da família ARWS foi um ingrediente essencial para que realizássemos uma corrida bem-sucedida”, disse Pujol. “Equipes e staffs vieram de países vizinhos para ajudar e tivemos o apoio total do árbitro Thiago Bonini. Um atleta experiente de alto nível que verificou todos os aspectos do mapa e do racebook antes da corrida, ajudou com os cálculos de tempo, testou parte do percurso e deu penalidades e tempos de bônus após conversar com todas as equipes envolvidas.”

As cinco primeiras posições foram:

  1. Team Brazil Multisport
  2. Brasil Outdoor Adventure
  3. Novopan Andes Racing Equador
  4. Uruguai Ultra Sport
  5. Black Mamba (Brasil)

O calendário da ARWS América do Sul para 2025 será anunciado na próxima semana e as equipes se encontrarão novamente para o próximo South America Championship na corrida Non Stop Imptek, no Equador, no início de dezembro.

Para mais detalhes da corrida visite https://charruaextremo.com/

Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email