A tradicional corrida de praia do Brasil vai contar com 4 mil atletas. O número de corredores é um recorde nas 19 edições do evento esportivo. A TTT (Travessia Tramandaí Torres) será realizada no dia 25 de janeiro, com a ultramaratona, de 84 km individual ou revezamento por equipes, a maratona, de 42,195 km, a meia maratona e a corrida de 8,3 km.
As inscrições foram todas esgotadas 50 dias antes da realização do evento. Nesta edição sob a direção do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA) a TTT atraiu um grande número de atletas e alcançou a marca histórica por conta das novidades. Além de renovar o evento que já é tradição do verão gaúcho, a programação ganhou duas novas corridas: os 21,097 km da meia maratona e também a prova de 8,3 km, que corresponde ao último dos oito trechos da prova de revezamento de 84 km.
“Assim que assumimos a organização do evento, o primeiro passo era revitalizar o evento. Mais que uma nova marca e identidade, buscamos trazer novos corredores. A TTT é reconhecida em todo o país por ser uma prova dura, para os mais experientes, por conta das distâncias e a dificuldade. A partir deste ano, vai contar também com atletas iniciantes, que têm feito a modalidade crescer muito no Brasil nos últimos anos. Será um grande festival de praia, em que a corrida tem papel de união”, afirma Paulo Silva, diretor do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), que a partir desse ano assina a organização do evento.
A TTT é conhecida por atletas de todo o país pela prova de maior distância, a ultramaratona, com pouco mais de 84 km. Além da modalidade individual, o desafio será feito também em revezamento, com equipes de dois, quatro ou oito atletas. A prova principal do evento começa em Torres, cidade praiana do extremo norte gaúcho, e termina no limite entre os municípios de Imbé e Tramandaí. Todo o percurso é feito pela praia.
Ao longo do trajeto da TTT são distribuídos postos de controle, em que há a troca de atletas nas modalidades de revezamento. As largadas das provas de 42 km, 21 km e 8,3 km, individuais, estarão localizadas pelo percurso de 84 km. Todos os corredores, independente de modalidade ou distância, concluem seus desafios na mesma linha de chegada.
Na edição deste ano, pela grande quantidade de atletas de Porto Alegre, haverá retirada de kits na capital gaúcha. No dia 21 de janeiro, quatro dias antes do evento, os inscritos encontraram seus kits no Jockey Club do Rio Grande do Sul (Av. Diário de Notícias, nº 570). Já na véspera, no dia 24, os kits estarão disponíveis no Macromix Atacado Xangri-Lá (Rodovia RS 407, nº 2575 – Xangri-Lá).