No dia 13 de novembro acontecerá a largada da 4ª edição do Everest Trail Race. A organização e os times de marcação e montagem de acampamentos já estão no Nepal para completar os preparativos de recepção dos atletas.
A corrida é totalmente organizada por uma empresa Espanhola e terá a participação de corredores de montanha de diversos países como EUA, Portugal, México, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Assim como nas outras edições, o percurso é montado no Khumbu Valley, com a presença do gigantes Everest, Lothse, Ama Dablam e outras montanhas ícones dos Himalaias, que de 13 a 18 de novembro serão testemunhas da passagem de atletas amantes de aventuras. Serão mais de 160 quilômetros e aproximadamente 30.000 metros de desnível acumulado.
A organização planejou algumas mudanças neste edição para tornar o evento mais aventureiro – se é que isso é possível – introduzindo algumas variações do percurso original para levar os participantes para regiões mais inabitadas e menos conhecidas, além de outras surpresas que serão reveladas apenas quando eles chegarem ao local.
Para participar, os atletas devem passar por controles médicos e técnicos estabelecidos pela organização. Esses controles são feitos por médicos e equipes de gerenciamento da corrida e são particularmente exigentes para garantir o máximo de segurança.