Araxá é a capital mundial do mountain bike no final de semana – Adventuremag

A Copa Internacional Levorin de MTB completa 20 anos num patamar até hoje inimaginável para os amantes do esporte. A abertura em Araxá, neste final de semana (6 a 8/3), reúne nas trilhas do Tauá Grande Hotel, no Barreiro, mais de 1.500 atletas, entre ciclistas e corredores de montanha. Com a classificação inédita nas Américas, de SHC (Hors Class por Estágios), os campeões das super elites masculina e feminina darão um grande passo para atingir o sonho de representar seus países nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os vencedores somam 160 pontos.

"Neste ano estamos subindo mais um degrau na União Ciclística Internacional e para nós é uma satisfação montar uma estrutura dessas, a maior até hoje em 20 anos de história da Copa. Já estamos visando o ano de 2016 para manutenção da classe SHC e, se neste ano contamos com 11 países, espero receber na próxima edição mais de 30 nações em Araxá. É o nosso objetivo e sei que a responsabilidade continuará grande. Desejo que os comissários da UCI gostem da prova e que os atletas de fora fiquem apaixonados por Araxá, assim como nós brasileiros já somos", destaca Rogerio Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

Do Brasil, estão confirmados os melhores ciclistas nacionais. No masculino, nomes como Henrique Avancini, Rubens Valeriano, Ricardo Pscheidt e Frederico Mariano, defenderão a hegemonia do País. São 11 vitórias brasileiras em 11 edições. No femimino, Raiza Goulão, Isabella Lacerda, Erika Gramiscelli e Roberta Stopa, são as atletas que farão frente às estrangeiras.

Entre os ciclistas de fora do País, três se destacam pelo bom posicionamento no ranking da UCI (União Ciclística Internacional): Daniela Campuzano (MEX), 13ª; Michal Lami (SVK), 20º, uma posição atrás de Avancini; e David Rosa (POR), 26º. Além deles, estarão em Araxá, Dario Gasco (ARG), Rotem Ishay (ISR), Luciano Caraccioli (ARG), Cristobal Silva (CHI), Sebastian Maldonado (CHI), Frantisek Lami (SVK), Lukas Kaufmann (SUI) e Alberto González (ECU) e as atletas Agustina Apaza (ARG), Alexandra Serrano (ECU), Noelia Rodriguez (ARG), Eszter Dosa (HUN) e Anayantzi Fuerte (MEX).

Programação do MTB – Em Araxá, os ciclistas das duas super elites (elite e sub-23) masculina e feminina, competem no formato SHC, ou seja, prova dividida em três estágios, em dias distintos: Contrarrelógio na sexta (6), Short Track (pista curta) no dia seguinte e Cross Country Olímpico, no encerramento da competição, domingo (8), às 14h. Os atletas das outras categorias disputarão o tradicional XCO, com largada no sábado às 15h30 para a Copa LM Bike de Amadores (exceção à categoria segurança pública). Domingo, as provas começam às 8h00.

Demais atividades – Entre as demais atrações da etapa estão, o Passeio Ciclístico Sense Bike, na tarde de sábado (14h); o show de manobras radicais com o bicampeão brasileiro de Bike Trial, Diego Vaz, acompanhado pelo Projeto EVOX Live House, às 19h e 20h, e a corrida de montanha CIMTB Night Run XC, com largada às 19h30. Três lançamentos de equipes estão programados para o Grande Hotel: a equipe Audax na sexta-feira, às 20h, a Oggi/Isapa/Shimano, no sábado às 14h, e a LM/Shimano, às 18h30 do mesmo dia. Também no sábado, às 14 horas, os atletas das equipes AOO Specialized e Hoffmann XCO darão autógrafos no estande da Specialized, montado em frente ao hotel, na área destinada aos 50 expositores.