Um das grandes novidades de 2015 é a Copa Brasil de Corrida em Montanha, evento idealizado por Naval Freitas e Tiago Lima que contará com provas em 4 regiões do Brasil e chancelado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
"Pensamos juntos em como fazer a Corrida em Montanha ganhar maior notoriedade no cenário brasileiro e se firmar como a modalidade de corrida que mais cresce na América do Sul. E então tivemos a ideia de realizar uma Copa Brasil, um evento que siga as normas nacionais e internacionais das organizações do atletismo e que acolhesse todos os corredores brasileiros", comentou Tiago Lima, Diretor Comercial e técnico de atletismo, especialista em Corridas em Montanhas desde 2007.
Os seguintes estados brasileiros receberão as etapas da Copa Brasil de Corrida em Montanha 2015: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Goiás. Todas serão em cidades com forte apelo turístico, além de proporcionar uma boa corrida.
E falando em boa corrida, a organização promete percursos técnicos nas distâncias de 8Km, 12 Km e 21 Km e inéditos. "As provas terão quase as mesmas dificuldades, pois utilizaremos a mesma altimetria acumulada para todas as etapas. A paisagem, belezas naturais irá recompensar cada gota de suor derramada,” afirma Naval Freitas, diretor técnico e que como atleta tem na bagagem três títulos de Campeão Brasileiro de Corrida em Montanha (2007/2009/2010) e participação na Seleção Brasileira em quatro Campeonatos Sul-Americanos (2007/2009/2010/2011).
Os participantes não-federados poderão participar das corridas, mas concorrerão em uma categoria diferente (Popular), além disso apenas os federados (categoria Elite) pontuarão no Ranking Brasileiro e para isso deverão estar filiados a algum Clube, Associação ou afins junto a Confederação Brasileira de Atletismo.
A copa contará com 3 rankings diferentes:
Ranking Brasileiro Caixa de Corredores de Corrida em Montanha 2015
- Os atletas devem ser registrados na CBAt (federados)
- Somatória de pontos ao longo das oito etapas.
- Não há descarte de resultados.
- Será o líder/a líder quem somar a maior quantidade de pontos ao final das oito etapas.
- Haverá bonificações que podem chegar a 70 pontos.
- Premiação ao final da Copa para os três melhores no geral masculino e geral feminino.
- O Ranking Brasileiro Caixa de Corrida em Montanha 2015 servirá para qualificação dos atletas brasileiros que representarão o Brasil nas Competições Internacionais de Corrida em Montanha.
Ranking Geral da Copa Brasil de Corrida em Montanha 2015
- Atletas federados e não-federados, independentemente da idade
- Somatória de pontos ao longo das oito etapas.
- Descarte de dois piores resultados.
- Bonificações que podem chegar a 70 pontos.
- Premiação ao final para os três melhores no geral masculino e geral feminino.
Ranking Faixas Etárias da Copa Brasil de Corrida em Montanha 2015
- Atletas federados e não-federados
- Classificados por faixas etárias (de cinco em cinco anos)
- Somatória de pontos ao longo das oito etapas.
- Descarte de dois piores resultados.
- Bonificações que podem chegar a 70 pontos.
- Premiação ao final para os três melhores de cada categoria.
Em breve o site oficial estará disponível no endereço www.brasilcorremontanha.com.br com todas as informações detalhadas e regulamentos de cada etapa.