Os organizadores da corrida de mountain bike Titán Desert, realizada anualmente no Marrocos, decidiram cruzar o oceano Atlântico e oferecer mais uma experiência incrivel para os ciclistas do mundo todo.
Em um momento de abertura política da ilha de Fidel Castro, a Titán Tropic Cuba cruzará a ilha em um percurso de 450 quilômetros durante 6 dias de competição (incluindo o prólogo), mantendo a mesma filosofia da corrida no deserto.
A inscrição estará limitada a 150 participantes nesta primeira edição, onde organização e ciclistas descobrirão um mundo novo e desconhecido para muita gente.
Em formato maratona, a Titan Tropic Cuba será realizada entre os dias 06 e 10 de dezembro partindo da capital Havana e chegando na paradisíaca praia de Cayo Jutias, passando pelas províncias de Habana, Artemisa e Pinar del Rio em uma grande variedade de paisagens tropicais.
A parte ocidental da ilha de Cuba possui espaços naturais de grande beleza. A flora e a fauna são exuberantes e as formações rochosas, singulares e surpreendentes. Apesar das cotas mais altas sejam pouco mais de 700 metros de altitude, existe um contraste de amplos prados e campos de cultivo sempre verdes.
O prólogo percorrerá as ruas mais emblemáticas da cidade de Havana, passando por locais emblemáticos como a Praça da Revolução, o passeio do Prado, o Capitólio, o Parque Central, o Gran Teatro de Havana, o Malecón e chegada na Praça da Catedral, coração da Havana Velha.
A corrida pode ser feita de maneira individual ou por equipes, sendo esta em Trio, Dupla Mista, Corporate (3 funcionários de mesma empresa) e Ambassador (2 moradores de um mesmo povoado).