Aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro na cidade de Registro (SP) o retorno da tradicional organização de corridas de aventura Expedição Chauás. Desta vez a Chauás elaborou dois percursos diferentes para que todos os atletas pudessem participar e colocar em prática seu ritmo e energia durante todo o percurso – Pró 105 km e Sport 45 km.
O percurso para a categoria Sport foi feito para atletas iniciantes, com orientação mais fácil e percurso mais simples e rápido onde todos os atletas correrem, pedalam e remam durante o dia. Este percurso mais fácil foi elaborado a pedido da Confederação Brasileira e da Federação Paulista de Corrida de Aventura para estimular novos atletas a participarem das corridas.
"Fizemos este novo formato para atletas que desejam sentir o gosto de correr uma Chauás sem passar a noite perdido no meio do mato", comentou Lucas Gerônimo, diretor da Chauás.
Ambas categorias largaram e fizeram a primeira parte da prova juntas, realizando corridas em trilhas e estradas, remando em canoas canadense e pedalando por fazendas em áreas rurais da cidade passando pelos postos de controle obrigatórios no meio do percurso.
Já na categoria Pró, após os 45 quilômetros iniciais junto com a categoria Sport e uma longa remada contra a correnteza, a navegação para encontrar os postos de controle se tornou mais difícil e exigente. Vieram trechos técnicos de mountain bike com trilhas em mata fechada até chegar literalmente ao ponto mais alto da competição: o trekking de subida do maior morro da região, Morro do Votupoca. As equipes encararam uma subida íngreme até o PC Virtual – Marco Geológico – para na sequência iniciar uma descida noturna sem trilhas ou caminhos, fazendo um rasga-mato orientadas somente por bússola e mapa, proibido GPS, o que deixou pelo caminho além das pegadas dos atletas algumas novas "marcas" de guerra na pele.
A organização da Chauás Remake prometeu e cumpriu a promessa de que a etapa de Registro seria uma das provas mais bonitas e desafiadoras do ano e também trouxe uma novidade que agradou muito a todos os atletas, o Rogaine Temático. No meio do percurso foi montada uma pista de orientação com vários PCs Virtuais onde foram utilizadas camisetas de provas antigas para identificá-los. Todas as equipes podiam se dividir de acordo com a sua estratégia e ao final deviam escrever o nome das provas antigas na folha de respostas. Muitas lembranças voltaram à mente dos atletas da velha guarda vendo as camisas antigas e relembrando das provas que correram!
Do passado para o futuro e já pensando no ano de 2017 os organizadores divulgaram durante o briefing a previsão de realizar duas etapas longas no ano de 2017, sempre aproveitando os feriados para que equipes de todo o Brasil possam comparecer:
– 01 de Maio com percursos de 180 km PRÓ e 45 km SPORT.
– 15 de Novembro com percursos de 300 km, 150 km e 45 km.
A Expedição Chauás Remake 2016 teve o apoio da Associação dos Moradores do Bairro do Votupoca, Federação Paulista de Corrida de Aventura, Ranking Brasileiro CA, Confederação Brasileira CA e Prefeitura Municipal de Registro.
Classificação Final Expedição Chauás Remake 2016 – Registro SP
Categoria Pró 105 km
Quartetos Mistos
1° Competition Aroeira
2° Saci AKSA
3° Curtlo Lobo Guará GJG
Duplas Mistas
1° Trator Race
2° Curupira Piro
Duplas Masculinas
1° Makaira/Studio220
2° Krass/FPCAv
3° Irmãos Metrilhas
Solo
1° Natureza Power SFL Plus Suplementos – Fernando Ribeiro Vaz
2° Tuareg – Silvio Yoshiaki Okagawa
Categoria Sport 45 km
Duplas Mistas
1° Lost Ztrack
2° Ogros
3° Lebreiros
Duplas Masculinas
1° Eco Aventura
2° Gralha Azul