Este ano a Western States Endurance Run não fornecerá água em copos nas estações de abastecimento. Os competidores terão que carregar seus próprios copos, garrafas ou mochilas de hidratação.
A iniciativa é um passo para adotar práticas mais sustentáveis no evento. A organização estima que deixará de jogar 21.000 copos no lixo e terá uma economia de aproximadamente US$ 900 a cada ano.
Além disso a WSER continuará com a parceria com a prefeitura da cidade de Placer e os membros da Placer High School Music Boosters para reciclar o máximo possível. Containeres especiais serão colocados nas estações de abastecimento e na região da área de chegada para coletar garrafas de bebidas de alumínio e plástico, que com o projeto convertirão em fundos para diversos programas musicais da Universidade de Placer.
O restante do lixo da corrida será procesado pela prefeitura de Placer, que é um dos cinco condados da Califórnia que opera uma centro de recuperação de materiais mistos, que separa os materias recicláveis do restante.