Apesar da média de idade do Marathon des Sables ser 44 anos, a diferença entre o mais novo e mais velho é muito grande, variando de 16 a 80 anos.
Uma gama enorme de pessoas são atraídas todo ano para o Marathon des Sables e este ano serão 1.216 competidores de todo o mundo que estarão na largada no dia 09 de abril para percorrer 250 quilômetros pelo deserto.
52 nacionalidades estarão representadas, sendo as maiores quantidades de participantes vindos da Grã-Bretanha e França.
Os participantes devem ser auto-suficientes durante todo o evento. A única coisa que a organização oferece é uma quantidade limitada de água nos acampamentos.
De acordo com a organização, é possivel completar a prova apenas caminhando. Os mais lentos tem uma média de 3km/h (83 horas) enquanto os mais rápido vão a 14 km/h (18 horas).
Os mais novos (Homem/Mulher)
- Oscar Daglish (Reino Unido), 16 anos.
O atleta mais jovem da edição 2017 estará correndo ao lado do pai, que já participou do MDS. - Emily Rolfe (Reino Unido), 16 anos.
Emily vive em Mônaco e estará com seu pai em sua segunda MDS. "Estarei participando com meu pai e aprendendo sobre auto-suficiência. É um grande desafio mental e físico."
Os mais velhos (Homem/Mulher)
- Claude Leonardi (França), 80 anos
O aposentado Claude vive em Córsega e esta será sua quinta participação no MDS. "Quatro das minhas participações aconteceram com meu neto Loic e meus dois filhos, Thierry e Pascal." - Edda Hanna Bauer (Alemanha), 72 anos
Edda começou tarde no esporte: completou sua primeira maratona aos 60 anos e sua primeira ultra, aos 67. Desde então, ela tem recuperado o tempo perdido, completando 26 maratonas e 63 ultramaratonas.
Vale destacar a presença do francês Romain Chevillard, de 11 anos, que sofre de uma doença genética chamada Ataxia-telangiectasia, que afeta o sistema imunológico e coordenação. Durante o MDS ele será levado em uma cadeira de rodas especial, com uma roda todo-terreno, pelos integrantes da Air France Team.