A Transvulcania 2017, através da campanha solidária "Dorsales que dan vida" (números de peito que dão vida, em tradução livre), têm realizado diversas ações para a regeneração das montanhas de La Palma, afetadas por um incêndio em 2016. Assim, a organização plantará uma árvore e adicionalmente doará 1 euro para cada competidor que cruzar a linha de chegada.
Desta maneira os 3.600 participantes previsto para a edição 2017 terão um motivo a mais para completar a sua distância. Com seu esforço e dedicação, contribuirão para que a região siga sendo uma referência nacional e internacional de seu entorno natural.
A conselheira de Esportes de Cabildo de La Palma, Ascensión Rodriguez, explicou que com esta campanha "ajudamos a preservar o patrimônio que torna a nossa Ilha especial e cuidar dos caminhos e espaços por onde transitam os próprios participantes da Transvulcania".
O devastador incêndio do ano passado consumiu um total de 4.864 hectares de áreas de diferentes municípios e incluindo partes da rota da Transvulcania.