Obviamente esses são motivos listados por um trail runner, porque sabemos que nem todo mundo gosta de não-correr numa corrida (o que pode parecer óbvio, mas num corrida em trilha isso pode acontece).
Polêmicas à parte, segue a lista abaixo:
1 – O visual no Trail Running é melhor: as paisagens são mais bonitas nas trilhas, florestas e montanhas. Melhor ainda se for no topo das montanhas.
2 – Os postos de reabastecimento são melhores: verdade que a grande maioria tem “apenas” água, mas em provas com percursos mais longos é possível encontrar refrigerante, isotônico, frutas, doces, chocolate, salgadinhos, bolachas e tudo mais que sua nutricionista não deixa você comer no dia-a-dia.
3 – Os voluntários trabalham duro: dependendo da prova, eles andam horas até locais remotos (começam antes mesmo de você acordar) para garantir que os postos estejam abastecidos, fazer, conferir e retirar marcação, fiscalizar pontos do percurso, etc.
4 – Os participantes estão sempre bronzeados: pode ser que algumas pessoas não corram em trilha para ficar bonito, mas de qualquer maneira a pele sempre está bronzeada de sol. Ou parece estar, com a cobertura de poeira ou lama.
5 – A visão do alto: reconhecemos que nem todos tem a oportunidade de ver o mundo do alto. Normalmente somente aqueles que se aventuram nos percursos mais longo tem esse privilégio. Mas é um privilégio que aqueles que correm no asfalto, não tem.
6 – Os petiscos são melhores: os trail runners não se limitam a géis e barras de proteínas. O céu é o limite para os alimentos levados na mochila, que acabam parecidas com as gôndolas de supermercado, com bolachas, sanduíches, doces, sal, azeitonas, castanhas e o que você mais gosta de comer (escondido em casa).
7 – A recuperação é mais divertida: pergunte a um trail runner como ele se recuperar de uma prova e muitos vão dizer, “cerveja”. Os trail runners são fãs das cervejas artesanais e não é coincidência que tem crescido a parceria com cervejarias.
8 – Não há preocupação com o ritmo… igual aos corredores de rua: em muitas trilhas técnicas, o ritmo é irrelevante. Os Trail Runners aprenderam a correr e mover seu corpo de acordo com a trilha e a montanha onde estão. O esforço é muito mais importante que o ritmo – e alguns usam essa desculpa para ir ou pouco mais devagar de vez em quando.
9 – Melhor vestuário: vá para qualquer corrida em trilha e quase certeza que você encontrará alguém combinando diferentes cores de roupas, com chapéus diferentes ou correndo de chinelo.
10 – Apoio incondicional e inclusivo: apesar do esforço para reduzir a diferença de idade nas distâncias maiores, os trail runners formam um grupo de idades muito variadas.